Avaliação na EJA : as concepções dos programas Projovem e Alfabetização Solidária e suas implicações para a qualidade em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dahm, Daniela Diniz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108358
Resumo: O presente trabalho de pós-graduação, pretende promover uma reflexão acerca do tema Avaliação na EJA. Essa pesquisa é de fonte bibliográfica e busca resgatar o histórico da EJA, principalmente no que se refere a produções acadêmicas e, sobretudo sobre as políticas públicas para esta modalidade de ensino. Este trabalho é a continuação dos estudos sobre a avaliação na EJA, iniciado no trabalho de conclusão de curso da graduação em Pedagogia (2009), onde a reflexão implicou na análise de indicadores de qualidade em educação. Nesta pesquisa a análise é retomada a partir da comparação de duas políticas públicas e suas diferentes formas de enfocar a avaliação. Os programas analisados são o PROJOVEM, que atende ao jovem em suas demandas por profissionalização e o ALFASOL, que enfoca a alfabetização. Mesmo sendo programas de governo, ambos visualizam formas diversas de vislumbrar a avaliação para jovens e adultos. Os aportes teóricos desta análise incluem PAIVA, que faz uma análise dos movimentos históricos das políticas para EJA; CAMARGO, que conceitualiza formas diversas da avaliação. Os programas consideram a avaliação como gestão de resultados, desconsiderando que a EJA é um campo específico, impossível de se medir. A avaliação é um ato e seus indicadores devem partir de análises quantitativas e qualitativas, sem deixar de lado os indicadores sociais. A pesquisa não se esgota em uma mera reflexão, ela é um convite para que novos desdobramentos perfaçam a pesquisa acadêmica, contribuindo para fortalecer as necessidades de políticas públicas mais efetivas para EJA.
id UFRGS-2_c32db9f7701da098cf4f1e9a1581e946
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108358
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dahm, Daniela DinizFonseca, Laura Souza2014-12-17T02:13:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/108358000948506O presente trabalho de pós-graduação, pretende promover uma reflexão acerca do tema Avaliação na EJA. Essa pesquisa é de fonte bibliográfica e busca resgatar o histórico da EJA, principalmente no que se refere a produções acadêmicas e, sobretudo sobre as políticas públicas para esta modalidade de ensino. Este trabalho é a continuação dos estudos sobre a avaliação na EJA, iniciado no trabalho de conclusão de curso da graduação em Pedagogia (2009), onde a reflexão implicou na análise de indicadores de qualidade em educação. Nesta pesquisa a análise é retomada a partir da comparação de duas políticas públicas e suas diferentes formas de enfocar a avaliação. Os programas analisados são o PROJOVEM, que atende ao jovem em suas demandas por profissionalização e o ALFASOL, que enfoca a alfabetização. Mesmo sendo programas de governo, ambos visualizam formas diversas de vislumbrar a avaliação para jovens e adultos. Os aportes teóricos desta análise incluem PAIVA, que faz uma análise dos movimentos históricos das políticas para EJA; CAMARGO, que conceitualiza formas diversas da avaliação. Os programas consideram a avaliação como gestão de resultados, desconsiderando que a EJA é um campo específico, impossível de se medir. A avaliação é um ato e seus indicadores devem partir de análises quantitativas e qualitativas, sem deixar de lado os indicadores sociais. A pesquisa não se esgota em uma mera reflexão, ela é um convite para que novos desdobramentos perfaçam a pesquisa acadêmica, contribuindo para fortalecer as necessidades de políticas públicas mais efetivas para EJA.application/pdfporEducação de jovens e adultosPolíticas públicasAvaliação da educaçãoAvaliação na EJA : as concepções dos programas Projovem e Alfabetização Solidária e suas implicações para a qualidade em educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948506.pdf000948506.pdfTexto completoapplication/pdf611210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108358/1/000948506.pdf50cade06adc5f672024171051e68d5b3MD51TEXT000948506.pdf.txt000948506.pdf.txtExtracted Texttext/plain78175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108358/2/000948506.pdf.txta4bd3313271a948ec728d1fd489ddef6MD52THUMBNAIL000948506.pdf.jpg000948506.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108358/3/000948506.pdf.jpgfa58c080ad15201f026e29faaa80cadfMD5310183/1083582018-10-22 09:18:33.649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108358Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:18:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação na EJA : as concepções dos programas Projovem e Alfabetização Solidária e suas implicações para a qualidade em educação
title Avaliação na EJA : as concepções dos programas Projovem e Alfabetização Solidária e suas implicações para a qualidade em educação
spellingShingle Avaliação na EJA : as concepções dos programas Projovem e Alfabetização Solidária e suas implicações para a qualidade em educação
Dahm, Daniela Diniz
Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Avaliação da educação
title_short Avaliação na EJA : as concepções dos programas Projovem e Alfabetização Solidária e suas implicações para a qualidade em educação
title_full Avaliação na EJA : as concepções dos programas Projovem e Alfabetização Solidária e suas implicações para a qualidade em educação
title_fullStr Avaliação na EJA : as concepções dos programas Projovem e Alfabetização Solidária e suas implicações para a qualidade em educação
title_full_unstemmed Avaliação na EJA : as concepções dos programas Projovem e Alfabetização Solidária e suas implicações para a qualidade em educação
title_sort Avaliação na EJA : as concepções dos programas Projovem e Alfabetização Solidária e suas implicações para a qualidade em educação
author Dahm, Daniela Diniz
author_facet Dahm, Daniela Diniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dahm, Daniela Diniz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
contributor_str_mv Fonseca, Laura Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Avaliação da educação
topic Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Avaliação da educação
description O presente trabalho de pós-graduação, pretende promover uma reflexão acerca do tema Avaliação na EJA. Essa pesquisa é de fonte bibliográfica e busca resgatar o histórico da EJA, principalmente no que se refere a produções acadêmicas e, sobretudo sobre as políticas públicas para esta modalidade de ensino. Este trabalho é a continuação dos estudos sobre a avaliação na EJA, iniciado no trabalho de conclusão de curso da graduação em Pedagogia (2009), onde a reflexão implicou na análise de indicadores de qualidade em educação. Nesta pesquisa a análise é retomada a partir da comparação de duas políticas públicas e suas diferentes formas de enfocar a avaliação. Os programas analisados são o PROJOVEM, que atende ao jovem em suas demandas por profissionalização e o ALFASOL, que enfoca a alfabetização. Mesmo sendo programas de governo, ambos visualizam formas diversas de vislumbrar a avaliação para jovens e adultos. Os aportes teóricos desta análise incluem PAIVA, que faz uma análise dos movimentos históricos das políticas para EJA; CAMARGO, que conceitualiza formas diversas da avaliação. Os programas consideram a avaliação como gestão de resultados, desconsiderando que a EJA é um campo específico, impossível de se medir. A avaliação é um ato e seus indicadores devem partir de análises quantitativas e qualitativas, sem deixar de lado os indicadores sociais. A pesquisa não se esgota em uma mera reflexão, ela é um convite para que novos desdobramentos perfaçam a pesquisa acadêmica, contribuindo para fortalecer as necessidades de políticas públicas mais efetivas para EJA.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T02:13:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108358
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948506
url http://hdl.handle.net/10183/108358
identifier_str_mv 000948506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108358/1/000948506.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108358/2/000948506.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108358/3/000948506.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 50cade06adc5f672024171051e68d5b3
a4bd3313271a948ec728d1fd489ddef6
fa58c080ad15201f026e29faaa80cadf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224475900903424