O agir docente e a integração ensino-serviço na formação técnica em enfermagem para o SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Michele da Rosa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fajardo, Ananyr Porto, Warmling, Cristine Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225039
Resumo: O estudo possui o objetivo principal de analisar o agir docente no processo de integração ensino-serviço de um Curso Técnico em Enfermagem do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um estudo de caso do tipo único e holístico, com abordagem qualitativa. Foram realizados três grupos focais (gravados e transcritos) com oito docentes dos onze que atuam na escola analisada. Os resultados sistematizados do grupo anterior foram apresentados e usados em continuidade ao roteiro com base no agir em competência da Ergologia. Os discursos que emergiram durante a realização dos grupos focais contribuíram para planejar a educação permanente dos docentes sobre o princípio educativo do trabalho e a revisão do Projeto Político Pedagógico do Curso, aproximando-se da pesquisa-ação-intervenção. A análise textual do discurso demonstrou que as lógicas das tecnologias educacionais do agir docente em processos de integração ensino-serviço na escola de serviço do SUS subverte a das escolas formais do sistema de ensino – do trabalho como centro do ensino para o ensino que se constitui no trabalho. Se, em uma escola de serviço do SUS, trabalhar é educar-se, do agir dos próprios docentes ao aprendizado dos estudantes/trabalhadores, o papel das renormalizações das normas é princípio da tecnologia pedagógica do agir docente do SUS
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A análise textual do discurso demonstrou que as lógicas das tecnologias educacionais do agir docente em processos de integração ensino-serviço na escola de serviço do SUS subverte a das escolas formais do sistema de ensino – do trabalho como centro do ensino para o ensino que se constitui no trabalho. Se, em uma escola de serviço do SUS, trabalhar é educar-se, do agir dos próprios docentes ao aprendizado dos estudantes/trabalhadores, o papel das renormalizações das normas é princípio da tecnologia pedagógica do agir docente do SUSThe study has the main objective of analyzing the teaching performance in the process of service learning of a Technical Course in Nursing of the Brazilian Health Care System. It is a unique and holistic case study, which uses qualitative methods. This study approximates to the intervention-action research. In order to produce data, three focus groups with eight teachers were analyzed following. The focus group planning work was based on the professional competence ingredients proposed by Ergology. To each new group the systematized results of the previous one were presented and used in continuity to the script based on the acting in Ergology competence. The textual analysis of the discourse showed that the logic of the teacher action in the school of Brazilian Health Care System, analyzed subverts the formal schools of the work brought to the center of the teaching, to that of the teaching that was constituted in the work. If, the Brazilian Health Care System school, work is to educate oneself, from the action of the teachers themselves to the learning of the students/workers, the role of the renormalization of norms is an educational principle to be observed in the professional formation in the Brazilian Health Care SystemEl estudio tiene el objetivo principal de analizar el acto didáctico en el proceso de integración La enseñanza y el servicio de un Curso Técnico en Enfermería del Sistema de Salud. Es un estudio de caso del tipo único e integral con un enfoque cualitativo. Fueron realizados tres grupos de enfoque (grabadas y transcritas) con ocho de los once maestros que trabajan en la escuela analizada. Los resultados del grupo anterior sistemática se presentaron y se utilizan em continuar con el guión basado en el acto en la competencia ergología. Los discursos Ellos surgieron durante el curso de los grupos de enfoque ayudó a planear la educación maestros permanentes en el principio educativo del trabajo y la revisión del proyecto Curso política pedagógica, acercándose a la intervención de la investigación acción. El análisis discurso textual demostró que la lógica del acto educativo de las tecnologías de enseñanza en el proceso de enseñanza y de integración de servicios en el servicio Sistema de Salud subvierte la escuela escuelas formales del sistema educativo funcionar como un centro de educación para la enseñanza de que constituye la obra. Si, en una escuela de servicios del Sistema de Salud, el trabajo es educarse a sí mismo, el acto los educadores para el aprendizaje de los estudiantes/ rabajadores, el papel de renormalizaciones de las normas es el principio pedagógico del acción del profesor en Sistema de Saludapplication/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 3, n. 2 (dez. 2019) p. 36-51Avaliação da tecnologia biomédicaServiços de integração docente-assistencialEducação técnica em enfermagemSaúde públicaTechnology Assessment, BiomedicalTeaching Care Integration ServicesEducation, Nursing, AssociatePublic HealthEvaluación de la Tecnología BiomédicaServicios de Integración Docente AsistencialGraduación en Auxiliar de EnfermeríaSalud PúblicaO agir docente e a integração ensino-serviço na formação técnica em enfermagem para o SUSTeacher action and service learning in nursing technician course of brazilian health care system Acción del profesor en la integración del servicio de enseñanza e innovación en entrenamiento técnico de enfermería para SUS info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113268.pdf.txt001113268.pdf.txtExtracted Texttext/plain52298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225039/2/001113268.pdf.txt63074362850c0d50fcaf1d47c8205224MD52ORIGINAL001113268.pdfTexto completoapplication/pdf794035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225039/1/001113268.pdf7a778448161ec18329debd57eb6b8ba7MD5110183/2250392021-08-18 04:41:09.095611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225039Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:41:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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