Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253880 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo propor e analisar tarefas de leitura adaptadas em Leitura Fácil para o ensino de português a estudantes com necessidades educacionais específicas, buscando verificar e sistematizar o que caracteriza uma tarefa de leitura adaptada que tenha como objetivo preparar e engajar o estudante nas aulas de literatura. Abordo o trabalho a partir da perspectiva da educação inclusiva, portanto, parto do pressuposto de que trabalhar com leitura e literatura com estudantes de inclusão é possível, pois atualmente tem-se conhecimento de um número maior de técnicas de adaptação textual e metodologias para adaptação do currículo. A partir de uma perspectiva teórica que concebe a linguagem como um propósito social, proponho e analiso um roteiro pedagógico composto de duas tarefas, elaborado para ser aplicado em uma escola técnica federal de Ensino Médio na região metropolitana de uma capital no sul do Brasil. Na elaboração e análise do material, considerei a proposta do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), a técnica de escrita e adaptação textual Leitura Fácil, e as especificidades do ensino de português para estudantes com necessidades educacionais específicas. |
id |
UFRGS-2_c39512334e96f0340d20ed481441638c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253880 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pacheco, Carla Lucie WendlingSchoffen, Juliana RoquelePires, Vanessa de Oliveira Dagostim2023-01-21T05:08:23Z2022http://hdl.handle.net/10183/253880001160380Esta monografia tem como objetivo propor e analisar tarefas de leitura adaptadas em Leitura Fácil para o ensino de português a estudantes com necessidades educacionais específicas, buscando verificar e sistematizar o que caracteriza uma tarefa de leitura adaptada que tenha como objetivo preparar e engajar o estudante nas aulas de literatura. Abordo o trabalho a partir da perspectiva da educação inclusiva, portanto, parto do pressuposto de que trabalhar com leitura e literatura com estudantes de inclusão é possível, pois atualmente tem-se conhecimento de um número maior de técnicas de adaptação textual e metodologias para adaptação do currículo. A partir de uma perspectiva teórica que concebe a linguagem como um propósito social, proponho e analiso um roteiro pedagógico composto de duas tarefas, elaborado para ser aplicado em uma escola técnica federal de Ensino Médio na região metropolitana de uma capital no sul do Brasil. Na elaboração e análise do material, considerei a proposta do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), a técnica de escrita e adaptação textual Leitura Fácil, e as especificidades do ensino de português para estudantes com necessidades educacionais específicas.application/pdfporEnsino de língua portuguesaEducação inclusivaLeitura e literaturaPor um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2022Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160380.pdf.txt001160380.pdf.txtExtracted Texttext/plain81769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253880/2/001160380.pdf.txta275f08941b04a52e9bbd7645836c547MD52ORIGINAL001160380.pdfTexto completoapplication/pdf732083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253880/1/001160380.pdf93916342e9140827d9d08b7dc5cebd26MD5110183/2538802023-01-22 05:58:27.367056oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253880Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-22T07:58:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil |
title |
Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil |
spellingShingle |
Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil Pacheco, Carla Lucie Wendling Ensino de língua portuguesa Educação inclusiva Leitura e literatura |
title_short |
Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil |
title_full |
Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil |
title_fullStr |
Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil |
title_full_unstemmed |
Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil |
title_sort |
Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil |
author |
Pacheco, Carla Lucie Wendling |
author_facet |
Pacheco, Carla Lucie Wendling |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Carla Lucie Wendling |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schoffen, Juliana Roquele |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Pires, Vanessa de Oliveira Dagostim |
contributor_str_mv |
Schoffen, Juliana Roquele Pires, Vanessa de Oliveira Dagostim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa Educação inclusiva Leitura e literatura |
topic |
Ensino de língua portuguesa Educação inclusiva Leitura e literatura |
description |
Esta monografia tem como objetivo propor e analisar tarefas de leitura adaptadas em Leitura Fácil para o ensino de português a estudantes com necessidades educacionais específicas, buscando verificar e sistematizar o que caracteriza uma tarefa de leitura adaptada que tenha como objetivo preparar e engajar o estudante nas aulas de literatura. Abordo o trabalho a partir da perspectiva da educação inclusiva, portanto, parto do pressuposto de que trabalhar com leitura e literatura com estudantes de inclusão é possível, pois atualmente tem-se conhecimento de um número maior de técnicas de adaptação textual e metodologias para adaptação do currículo. A partir de uma perspectiva teórica que concebe a linguagem como um propósito social, proponho e analiso um roteiro pedagógico composto de duas tarefas, elaborado para ser aplicado em uma escola técnica federal de Ensino Médio na região metropolitana de uma capital no sul do Brasil. Na elaboração e análise do material, considerei a proposta do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), a técnica de escrita e adaptação textual Leitura Fácil, e as especificidades do ensino de português para estudantes com necessidades educacionais específicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-21T05:08:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253880 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001160380 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253880 |
identifier_str_mv |
001160380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253880/2/001160380.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253880/1/001160380.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a275f08941b04a52e9bbd7645836c547 93916342e9140827d9d08b7dc5cebd26 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224649985490944 |