Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Carla Lucie Wendling
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253880
Resumo: Esta monografia tem como objetivo propor e analisar tarefas de leitura adaptadas em Leitura Fácil para o ensino de português a estudantes com necessidades educacionais específicas, buscando verificar e sistematizar o que caracteriza uma tarefa de leitura adaptada que tenha como objetivo preparar e engajar o estudante nas aulas de literatura. Abordo o trabalho a partir da perspectiva da educação inclusiva, portanto, parto do pressuposto de que trabalhar com leitura e literatura com estudantes de inclusão é possível, pois atualmente tem-se conhecimento de um número maior de técnicas de adaptação textual e metodologias para adaptação do currículo. A partir de uma perspectiva teórica que concebe a linguagem como um propósito social, proponho e analiso um roteiro pedagógico composto de duas tarefas, elaborado para ser aplicado em uma escola técnica federal de Ensino Médio na região metropolitana de uma capital no sul do Brasil. Na elaboração e análise do material, considerei a proposta do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), a técnica de escrita e adaptação textual Leitura Fácil, e as especificidades do ensino de português para estudantes com necessidades educacionais específicas.
id UFRGS-2_c39512334e96f0340d20ed481441638c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253880
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pacheco, Carla Lucie WendlingSchoffen, Juliana RoquelePires, Vanessa de Oliveira Dagostim2023-01-21T05:08:23Z2022http://hdl.handle.net/10183/253880001160380Esta monografia tem como objetivo propor e analisar tarefas de leitura adaptadas em Leitura Fácil para o ensino de português a estudantes com necessidades educacionais específicas, buscando verificar e sistematizar o que caracteriza uma tarefa de leitura adaptada que tenha como objetivo preparar e engajar o estudante nas aulas de literatura. Abordo o trabalho a partir da perspectiva da educação inclusiva, portanto, parto do pressuposto de que trabalhar com leitura e literatura com estudantes de inclusão é possível, pois atualmente tem-se conhecimento de um número maior de técnicas de adaptação textual e metodologias para adaptação do currículo. A partir de uma perspectiva teórica que concebe a linguagem como um propósito social, proponho e analiso um roteiro pedagógico composto de duas tarefas, elaborado para ser aplicado em uma escola técnica federal de Ensino Médio na região metropolitana de uma capital no sul do Brasil. Na elaboração e análise do material, considerei a proposta do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), a técnica de escrita e adaptação textual Leitura Fácil, e as especificidades do ensino de português para estudantes com necessidades educacionais específicas.application/pdfporEnsino de língua portuguesaEducação inclusivaLeitura e literaturaPor um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2022Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160380.pdf.txt001160380.pdf.txtExtracted Texttext/plain81769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253880/2/001160380.pdf.txta275f08941b04a52e9bbd7645836c547MD52ORIGINAL001160380.pdfTexto completoapplication/pdf732083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253880/1/001160380.pdf93916342e9140827d9d08b7dc5cebd26MD5110183/2538802023-01-22 05:58:27.367056oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253880Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-22T07:58:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil
title Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil
spellingShingle Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil
Pacheco, Carla Lucie Wendling
Ensino de língua portuguesa
Educação inclusiva
Leitura e literatura
title_short Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil
title_full Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil
title_fullStr Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil
title_full_unstemmed Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil
title_sort Por um ensino de português acessível : análise de tarefas de leitura adaptadas em leitura fácil
author Pacheco, Carla Lucie Wendling
author_facet Pacheco, Carla Lucie Wendling
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Carla Lucie Wendling
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pires, Vanessa de Oliveira Dagostim
contributor_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
Pires, Vanessa de Oliveira Dagostim
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa
Educação inclusiva
Leitura e literatura
topic Ensino de língua portuguesa
Educação inclusiva
Leitura e literatura
description Esta monografia tem como objetivo propor e analisar tarefas de leitura adaptadas em Leitura Fácil para o ensino de português a estudantes com necessidades educacionais específicas, buscando verificar e sistematizar o que caracteriza uma tarefa de leitura adaptada que tenha como objetivo preparar e engajar o estudante nas aulas de literatura. Abordo o trabalho a partir da perspectiva da educação inclusiva, portanto, parto do pressuposto de que trabalhar com leitura e literatura com estudantes de inclusão é possível, pois atualmente tem-se conhecimento de um número maior de técnicas de adaptação textual e metodologias para adaptação do currículo. A partir de uma perspectiva teórica que concebe a linguagem como um propósito social, proponho e analiso um roteiro pedagógico composto de duas tarefas, elaborado para ser aplicado em uma escola técnica federal de Ensino Médio na região metropolitana de uma capital no sul do Brasil. Na elaboração e análise do material, considerei a proposta do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), a técnica de escrita e adaptação textual Leitura Fácil, e as especificidades do ensino de português para estudantes com necessidades educacionais específicas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-21T05:08:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253880
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001160380
url http://hdl.handle.net/10183/253880
identifier_str_mv 001160380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253880/2/001160380.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253880/1/001160380.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a275f08941b04a52e9bbd7645836c547
93916342e9140827d9d08b7dc5cebd26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224649985490944