Concepções de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/38462 |
Resumo: | O estudo buscou analisar as concepções de acadêmicos de Enfermagem sobre o trabalho do enfermeiro. Através de um questionário com alunos do primeiro, quinto e nono semestres, constatou-se que as respostas dos estudantes do último semestre estão mais próximas da prática concreta, pois esses alunos concebem o enfermeiro como peça chave do trabalho em saúde. Os acadêmicos do primeiro semestre referem-se apenas à dimensão humanitária do trabalho. Os do quinto semestre evidenciam a administração do cuidado e o trabalho em equipe como presentes no cotidiano do enfermeiro. Pode-se afirmar que o ensino desempenha um papel importante na construção das concepções dos alunos, devendo, desde cedo, aproximá-los da realidade da prática profissional. |
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Rosa, Raquel BorbaLima, Maria Alice Dias da Silva2012-03-31T01:20:55Z20050103-2100http://hdl.handle.net/10183/38462000558385O estudo buscou analisar as concepções de acadêmicos de Enfermagem sobre o trabalho do enfermeiro. Através de um questionário com alunos do primeiro, quinto e nono semestres, constatou-se que as respostas dos estudantes do último semestre estão mais próximas da prática concreta, pois esses alunos concebem o enfermeiro como peça chave do trabalho em saúde. Os acadêmicos do primeiro semestre referem-se apenas à dimensão humanitária do trabalho. Os do quinto semestre evidenciam a administração do cuidado e o trabalho em equipe como presentes no cotidiano do enfermeiro. Pode-se afirmar que o ensino desempenha um papel importante na construção das concepções dos alunos, devendo, desde cedo, aproximá-los da realidade da prática profissional.The study intended to analyze the conceptions of academics of Nursing about the nurse’s work. Through a questionnaire with students of the first, fifth and nineth semesters, it was verifyed that the answers of the students of the last semester are closer to the practice of the profission, because these students see the nurse as key of the work in health. The academics of the first semester mention only the humanitarian dimension of the work. And the ones of the fifth semester evidence the administration of the care and the work in group as actual in the daily one of the nurse. It can be affirmed that education plays an important role in the construction of the conceptions of the students, having, since early, to approach them of the reality of the practical professional.El estúdio buscó analizar las concepciones de académicos de enfermería sobre el trabajo del enfermero. Atravéz de un cuestionario de prospección de opinión con alumnos del primero, quinto y noveno semestres; se constató que las respuestas de los estudiantes del último semestre están en las prácticas concretas, pues esos alumnos ven al enfermero como pieza llave del trabajo en la salud. Los académicos del primer semestre se refieren apenas a la dimensión humanitária del trabajo. Los del quinto semestre evidencian la administración del cuidado y el trabajo en equipo como presentes en el cotidiano del enfermero. Se puede afirmar que el enseñar desempeña un papel importante en la construcción de las concepciones de los alumnos, debiendo desde temprano aproximarlo de la realidad de la práctica profesional.application/pdfporActa paulista de enfermagem. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun. 2005), p.125-130Papel do profissional de enfermagemEstudantes de enfermagemEducação em enfermagemNurse’s roleStudents, nursingEducation, nursingRol de la enfermeraEstudiantes de enfermeríaEducación en enfermeríaConcepções de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiroConceptions of academics of nursing about what is being nurse Concepciones de académicos de enfermería sobre como ser enfermero info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000558385.pdf000558385.pdfTexto completoapplication/pdf43029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38462/1/000558385.pdf25f9143a72a2cc907c7c436cd3cd4970MD51TEXT000558385.pdf.txt000558385.pdf.txtExtracted Texttext/plain28486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38462/2/000558385.pdf.txt834b18b88c327d9cc5d39ebde654e452MD52THUMBNAIL000558385.pdf.jpg000558385.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38462/3/000558385.pdf.jpgfbaccbda04953ed136b886ab317822abMD5310183/384622018-10-08 08:15:59.994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/38462Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-08T11:15:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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