Design de animações educacionais para o ensino de Física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258601 |
Resumo: | O motion design é cada vez mais usado como ferramenta educacional devido ao seu aspecto lúdico e informativo em canais de entretenimento e educação formal ou não-formal. Este projeto tem o objetivo de criar animações educacionais para o ensino de termodinâmica em aulas de física de pré-vestibulares. O produto final deve servir a professores como ferramenta de ensino, e a alunos, para os quais as animações serão dispostas nos materiais de consulta. Na fundamentação teórica apresenta-se uma súmula da história da animação até o surgimento do motion design, aspectos de cada uma de suas fases de produção atreladas à metodologia, um resumo sobre conceitos básicos da Física Termodinâmica e também sobre Concepções Alternativas, sendo essas as ideias dos estudantes sobre fenômenos da natureza que influenciam diretamente o aprendizado formal de física térmica. São trazidos ainda alguns apontamentos sobre a conjuntura de uma educação popular institucionalizada no curso pré-vestibular no qual trabalham os professores que colaboraram neste projeto e ao qual serão entregues as animações, o que outorga o caráter social do projeto de design. A metodologia escolhida foi o modelo para concepção colaborativa de animações educacionais proposto por Alves (2017), formado de quatro etapas de co-criação com diferentes stakeholders. A concepção dessa animação, por tanto, conta com a participação de professores de física do cursinho nas duas etapas iniciais: briefing e roteiro, enquanto os storyboards e animatics são de responsabilidade criativa da projetista. O levantamento de informações foi feito por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta das aulas, bem como da análise de similares de vídeos que utilizem recursos gráficos para explicar física térmica, e também por meio da análise formal de outras animações consumidas pelo público-alvo. Por fim, as decisões gráficas e de animação foram guiadas pelo conceito “simplicidade e energia”, visando a diminuição da carga cognitiva dos estudantes. |
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Alves, Raquel AraujoPerry, Gabriela Trindade2023-05-26T03:30:16Z2023http://hdl.handle.net/10183/258601001169627O motion design é cada vez mais usado como ferramenta educacional devido ao seu aspecto lúdico e informativo em canais de entretenimento e educação formal ou não-formal. Este projeto tem o objetivo de criar animações educacionais para o ensino de termodinâmica em aulas de física de pré-vestibulares. O produto final deve servir a professores como ferramenta de ensino, e a alunos, para os quais as animações serão dispostas nos materiais de consulta. Na fundamentação teórica apresenta-se uma súmula da história da animação até o surgimento do motion design, aspectos de cada uma de suas fases de produção atreladas à metodologia, um resumo sobre conceitos básicos da Física Termodinâmica e também sobre Concepções Alternativas, sendo essas as ideias dos estudantes sobre fenômenos da natureza que influenciam diretamente o aprendizado formal de física térmica. São trazidos ainda alguns apontamentos sobre a conjuntura de uma educação popular institucionalizada no curso pré-vestibular no qual trabalham os professores que colaboraram neste projeto e ao qual serão entregues as animações, o que outorga o caráter social do projeto de design. A metodologia escolhida foi o modelo para concepção colaborativa de animações educacionais proposto por Alves (2017), formado de quatro etapas de co-criação com diferentes stakeholders. A concepção dessa animação, por tanto, conta com a participação de professores de física do cursinho nas duas etapas iniciais: briefing e roteiro, enquanto os storyboards e animatics são de responsabilidade criativa da projetista. O levantamento de informações foi feito por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta das aulas, bem como da análise de similares de vídeos que utilizem recursos gráficos para explicar física térmica, e também por meio da análise formal de outras animações consumidas pelo público-alvo. Por fim, as decisões gráficas e de animação foram guiadas pelo conceito “simplicidade e energia”, visando a diminuição da carga cognitiva dos estudantes.Motion design as an educational tool has increased due to its playful and informative aspect in entertainment channels and formal or non-formal education. This project aims to create educational animations for teaching thermodynamics in physics classes in pre-college courses. The final product should provide a learning tool for both teachers and students for whom the animations will be displayed. The Theoretical Foundation addresses four subjects: the history of animation and the emergence of motion design, aspects of each of its production phases linked to the methodology, a summary of basic concepts of Thermodynamic Physics and also of Alternative Conceptions, these being the ideas of students about phenomena of nature that directly influence the formal learning of thermal physics. Some notes are also brought about the situation of a free and anti-racist education institutionalized in the course in which the collaborators of this project teach, ensuring the social aspect of this project. The methodology chosen was a collaborative design model for educational animations proposed by Alves (2017), consisting of four stages of co-creation with different stakeholders. Therefore, the conception of this animation relies on the participation of physics teachers from the prep course in the two initial stages: briefing and script, while the storyboards and animatics are the author's creative responsibility. Interviews and attendance in classes were methods of gathering data as well as the analysis of similar videos that use graphic resources to explain thermal physics, followed by the formal analysis of other animations consumed by the target audience. Lastly, graphic and animation decisions were guided by “simplicity and energy” as the concept, aiming to reduce the cognitive load on students.application/pdfporMotion designAnimaçãoEducational AnimationPhysicsThermodynamicsDesign de animações educacionais para o ensino de Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2023Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169627.pdf.txt001169627.pdf.txtExtracted Texttext/plain136602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258601/2/001169627.pdf.txt9c7f1fa7b0259e6cf50df5e1047b61eeMD52ORIGINAL001169627.pdfTexto completoapplication/pdf2157916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258601/1/001169627.pdf08f027b6cbb3a10ceff7926917222fcbMD5110183/2586012023-05-27 03:43:31.949016oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258601Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T06:43:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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