O jogo como forma complexa do discurso : uma abordagem enunciativa de uma aula de francês
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235270 |
Resumo: | O trabalho propõe uma análise enunciativa, a partir da perspectiva da Linguística da Enunciação de Émile Benveniste, de uma aula de francês como língua adicional na qual o jogo foi utilizado como um recurso didático. Na primeira parte, propomos que o jogo pode ser entendido como uma forma complexa do discurso. Na segunda parte, analisamos trechos transcritos dessa aula. Propomos que nesse contexto o jogo assume uma configuração específica, pois está submetido a uma situação de ensino-aprendizagem na qual os locutores assumem papéis discursivos diversos que se entrecruzam. |
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Silva, SilvanaFreisleben, Larissa Colombo2022-02-18T04:33:46Z20211517-1000http://hdl.handle.net/10183/235270001137147O trabalho propõe uma análise enunciativa, a partir da perspectiva da Linguística da Enunciação de Émile Benveniste, de uma aula de francês como língua adicional na qual o jogo foi utilizado como um recurso didático. Na primeira parte, propomos que o jogo pode ser entendido como uma forma complexa do discurso. Na segunda parte, analisamos trechos transcritos dessa aula. Propomos que nesse contexto o jogo assume uma configuração específica, pois está submetido a uma situação de ensino-aprendizagem na qual os locutores assumem papéis discursivos diversos que se entrecruzam.This paper proposes an enunciative analysis from the perspective of enunciation linguistics from Émile Benveniste of a French as second language class in which the game was used as a didactic resource. In the first part, we propose that the game can be understood as a complex form of discourse. In the second part, we analyze transcribed excerpts from this class. We propose that, in this context, the game assumes a specific configuration because the game is submitted to a situation of teaching-learning in which the speakers assume discursive roles that intertwine.application/pdfporTodas as letras : revista de língua e literatura. São Paulo, SP. Vol. 23, n. 2 (maio/ago. 2021), eLETLL2113324, p. 1-14Benveniste, Emile, 1902-1976EnunciaçãoEnsino de língua estrangeira (Francês)Análise do discursoEnunciationComplex forms of speechGameFrench language teachingO jogo como forma complexa do discurso : uma abordagem enunciativa de uma aula de francêsThe game as a complex form of speech : an enunciative approach of a French classinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137147.pdf.txt001137147.pdf.txtExtracted Texttext/plain46814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235270/2/001137147.pdf.txt2eee6dff5749c3a8501749b0627ef1b0MD52ORIGINAL001137147.pdfTexto completoapplication/pdf714924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235270/1/001137147.pdfce80fece9704fdbeba9d3fc33936f162MD5110183/2352702022-02-22 04:51:05.418183oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235270Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:51:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O trabalho propõe uma análise enunciativa, a partir da perspectiva da Linguística da Enunciação de Émile Benveniste, de uma aula de francês como língua adicional na qual o jogo foi utilizado como um recurso didático. Na primeira parte, propomos que o jogo pode ser entendido como uma forma complexa do discurso. Na segunda parte, analisamos trechos transcritos dessa aula. Propomos que nesse contexto o jogo assume uma configuração específica, pois está submetido a uma situação de ensino-aprendizagem na qual os locutores assumem papéis discursivos diversos que se entrecruzam. |
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