A construção de um comum na sala de aula : a defesa do amor, da atenção e da cidade na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazario, Sofia Sanvicente
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206785
Resumo: Este trabalho tem como intuito pensar a prática docente a partir da construção de um comum em sala de aula. O primeiro movimento é tentar compreender como a trajetória biográfica influenciou a docência, principalmente, na constituição de um comum, enquanto pressuposto para um viver-junto. Para isso, mobiliza-se o amor como afeto, além de dois dispositivos: a atenção e a cidade. Relata-se, assim, as ferramentas experimentadas em sala de aula para a tentativa do estabelecimento desse comum. A partir do amor, discute-se a realização do Círculo de construção de paz, através da atenção, a prática do caderno de campo e, a partir da cidade, a realização de um mural sobre direito à cidade. Observa-se que a construção de um comum é fundamental para a ocorrência da troca pedagógica, já que a partir das condições de possibilidade criadas por ele, é possível uma aula desejada e construída por docentes e discentes.
id UFRGS-2_c438846f6b49d57e744669d13f68317b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206785
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nazario, Sofia SanvicenteCosta, Cristiano Bedin da2020-03-14T04:17:28Z2019http://hdl.handle.net/10183/206785001113405Este trabalho tem como intuito pensar a prática docente a partir da construção de um comum em sala de aula. O primeiro movimento é tentar compreender como a trajetória biográfica influenciou a docência, principalmente, na constituição de um comum, enquanto pressuposto para um viver-junto. Para isso, mobiliza-se o amor como afeto, além de dois dispositivos: a atenção e a cidade. Relata-se, assim, as ferramentas experimentadas em sala de aula para a tentativa do estabelecimento desse comum. A partir do amor, discute-se a realização do Círculo de construção de paz, através da atenção, a prática do caderno de campo e, a partir da cidade, a realização de um mural sobre direito à cidade. Observa-se que a construção de um comum é fundamental para a ocorrência da troca pedagógica, já que a partir das condições de possibilidade criadas por ele, é possível uma aula desejada e construída por docentes e discentes.application/pdfporPrática docenteBem comumAmorAtençãoCidadeA construção de um comum na sala de aula : a defesa do amor, da atenção e da cidade na prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113405.pdf.txt001113405.pdf.txtExtracted Texttext/plain67203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206785/2/001113405.pdf.txt896df5560d6266afbaf1016d5d1b9b27MD52ORIGINAL001113405.pdfTexto completoapplication/pdf1807603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206785/1/001113405.pdfbf5a97b23997981cf140d6d3e45dd8b7MD5110183/2067852020-03-15 04:16:16.31474oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206785Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-15T07:16:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de um comum na sala de aula : a defesa do amor, da atenção e da cidade na prática docente
title A construção de um comum na sala de aula : a defesa do amor, da atenção e da cidade na prática docente
spellingShingle A construção de um comum na sala de aula : a defesa do amor, da atenção e da cidade na prática docente
Nazario, Sofia Sanvicente
Prática docente
Bem comum
Amor
Atenção
Cidade
title_short A construção de um comum na sala de aula : a defesa do amor, da atenção e da cidade na prática docente
title_full A construção de um comum na sala de aula : a defesa do amor, da atenção e da cidade na prática docente
title_fullStr A construção de um comum na sala de aula : a defesa do amor, da atenção e da cidade na prática docente
title_full_unstemmed A construção de um comum na sala de aula : a defesa do amor, da atenção e da cidade na prática docente
title_sort A construção de um comum na sala de aula : a defesa do amor, da atenção e da cidade na prática docente
author Nazario, Sofia Sanvicente
author_facet Nazario, Sofia Sanvicente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nazario, Sofia Sanvicente
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Cristiano Bedin da
contributor_str_mv Costa, Cristiano Bedin da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Bem comum
Amor
Atenção
Cidade
topic Prática docente
Bem comum
Amor
Atenção
Cidade
description Este trabalho tem como intuito pensar a prática docente a partir da construção de um comum em sala de aula. O primeiro movimento é tentar compreender como a trajetória biográfica influenciou a docência, principalmente, na constituição de um comum, enquanto pressuposto para um viver-junto. Para isso, mobiliza-se o amor como afeto, além de dois dispositivos: a atenção e a cidade. Relata-se, assim, as ferramentas experimentadas em sala de aula para a tentativa do estabelecimento desse comum. A partir do amor, discute-se a realização do Círculo de construção de paz, através da atenção, a prática do caderno de campo e, a partir da cidade, a realização de um mural sobre direito à cidade. Observa-se que a construção de um comum é fundamental para a ocorrência da troca pedagógica, já que a partir das condições de possibilidade criadas por ele, é possível uma aula desejada e construída por docentes e discentes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-14T04:17:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206785
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113405
url http://hdl.handle.net/10183/206785
identifier_str_mv 001113405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206785/2/001113405.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206785/1/001113405.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 896df5560d6266afbaf1016d5d1b9b27
bf5a97b23997981cf140d6d3e45dd8b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224595024379904