Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199222 |
Resumo: | O presente trabalho de Conclusão de Curso teve como questão de pesquisa conhecer os saberes populares e as práticas sobre o uso terapêutico de plantas medicinais através dos chás e de como é abordado nas aulas de ciências da natureza do ensino médio, com os educandos da comunidade da Ilha da Pintada do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa, com o recurso da observação participante através da coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado e observação participante. Foram selecionados 18 educandos na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso da turma 211 do turno da manhã por meio de convite. Para análise dos dados foi utilizada a análise temática. Constatou-se que o aprendizado do uso e manipulação dos chás através das plantas medicinais teve sua origem no seio da família, principalmente pelos pais e avós que fizeram a transmissão desse conhecimento. Outro resultado demonstra que as plantas são obtidas geralmente no próprio jardim da casa ou na região próxima e grande parte das plantas utilizadas encontram respaldo no saber popular dos antigos que vem transmitindo através dos tempos. |
id |
UFRGS-2_c5143cd5e56e3cd80a04025abc5025d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199222 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Felipe, Gladimir de OliveiraPiccoli, Luciano2019-09-13T03:49:17Z2019http://hdl.handle.net/10183/199222001101241O presente trabalho de Conclusão de Curso teve como questão de pesquisa conhecer os saberes populares e as práticas sobre o uso terapêutico de plantas medicinais através dos chás e de como é abordado nas aulas de ciências da natureza do ensino médio, com os educandos da comunidade da Ilha da Pintada do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa, com o recurso da observação participante através da coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado e observação participante. Foram selecionados 18 educandos na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso da turma 211 do turno da manhã por meio de convite. Para análise dos dados foi utilizada a análise temática. Constatou-se que o aprendizado do uso e manipulação dos chás através das plantas medicinais teve sua origem no seio da família, principalmente pelos pais e avós que fizeram a transmissão desse conhecimento. Outro resultado demonstra que as plantas são obtidas geralmente no próprio jardim da casa ou na região próxima e grande parte das plantas utilizadas encontram respaldo no saber popular dos antigos que vem transmitindo através dos tempos.The present work of Conclusion of the Course had as a research question to know the popular knowledge and practices on the therapeutic use of medicinal plants through the teas and how it is approached in the classes of nature sciences of high school, with the students of the community of the Ilha da Pintada of the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The methodological approach was qualitative, with the use of participant observation through the collection of data through a semi-structured questionnaire and participant observation. Eighteen students were selected at the Admiral Barroso State High School in class 211 on the morning shift by invitation. The thematic analysis was used to analyze the data. It was found that the learning of the use and manipulation of teas through medicinal plants had its origin in the family, mainly by the parents and grandparents who transmitted this knowledge. Another result shows that the plants are usually obtained in the garden of the house or in the nearby region and most of the plants used find support in the popular knowledge of the ancients that has been transmitting through the ages.application/pdfporEducação do campoEnsino de ciênciasPlantas medicinaisPintada, Ilha da (RS)Science TeachingIlha da PintadaMedicinal plantsPopular knowledgeAlfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101241.pdf.txt001101241.pdf.txtExtracted Texttext/plain69664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199222/2/001101241.pdf.txt16fdf11c6056de19408a9442cc4b6ec4MD52ORIGINAL001101241.pdfTexto completoapplication/pdf1883470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199222/1/001101241.pdf1d3f9f6bf75b5f68d532cdf27f7f9e26MD5110183/1992222019-09-14 03:54:03.441225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199222Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano |
title |
Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano |
spellingShingle |
Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano Felipe, Gladimir de Oliveira Educação do campo Ensino de ciências Plantas medicinais Pintada, Ilha da (RS) Science Teaching Ilha da Pintada Medicinal plants Popular knowledge |
title_short |
Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano |
title_full |
Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano |
title_fullStr |
Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano |
title_full_unstemmed |
Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano |
title_sort |
Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano |
author |
Felipe, Gladimir de Oliveira |
author_facet |
Felipe, Gladimir de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipe, Gladimir de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciano |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Ensino de ciências Plantas medicinais Pintada, Ilha da (RS) |
topic |
Educação do campo Ensino de ciências Plantas medicinais Pintada, Ilha da (RS) Science Teaching Ilha da Pintada Medicinal plants Popular knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science Teaching Ilha da Pintada Medicinal plants Popular knowledge |
description |
O presente trabalho de Conclusão de Curso teve como questão de pesquisa conhecer os saberes populares e as práticas sobre o uso terapêutico de plantas medicinais através dos chás e de como é abordado nas aulas de ciências da natureza do ensino médio, com os educandos da comunidade da Ilha da Pintada do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa, com o recurso da observação participante através da coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado e observação participante. Foram selecionados 18 educandos na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso da turma 211 do turno da manhã por meio de convite. Para análise dos dados foi utilizada a análise temática. Constatou-se que o aprendizado do uso e manipulação dos chás através das plantas medicinais teve sua origem no seio da família, principalmente pelos pais e avós que fizeram a transmissão desse conhecimento. Outro resultado demonstra que as plantas são obtidas geralmente no próprio jardim da casa ou na região próxima e grande parte das plantas utilizadas encontram respaldo no saber popular dos antigos que vem transmitindo através dos tempos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:49:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199222 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001101241 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199222 |
identifier_str_mv |
001101241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199222/2/001101241.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199222/1/001101241.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16fdf11c6056de19408a9442cc4b6ec4 1d3f9f6bf75b5f68d532cdf27f7f9e26 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447249180688384 |