Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe, Gladimir de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199222
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso teve como questão de pesquisa conhecer os saberes populares e as práticas sobre o uso terapêutico de plantas medicinais através dos chás e de como é abordado nas aulas de ciências da natureza do ensino médio, com os educandos da comunidade da Ilha da Pintada do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa, com o recurso da observação participante através da coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado e observação participante. Foram selecionados 18 educandos na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso da turma 211 do turno da manhã por meio de convite. Para análise dos dados foi utilizada a análise temática. Constatou-se que o aprendizado do uso e manipulação dos chás através das plantas medicinais teve sua origem no seio da família, principalmente pelos pais e avós que fizeram a transmissão desse conhecimento. Outro resultado demonstra que as plantas são obtidas geralmente no próprio jardim da casa ou na região próxima e grande parte das plantas utilizadas encontram respaldo no saber popular dos antigos que vem transmitindo através dos tempos.
id UFRGS-2_c5143cd5e56e3cd80a04025abc5025d6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199222
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Felipe, Gladimir de OliveiraPiccoli, Luciano2019-09-13T03:49:17Z2019http://hdl.handle.net/10183/199222001101241O presente trabalho de Conclusão de Curso teve como questão de pesquisa conhecer os saberes populares e as práticas sobre o uso terapêutico de plantas medicinais através dos chás e de como é abordado nas aulas de ciências da natureza do ensino médio, com os educandos da comunidade da Ilha da Pintada do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa, com o recurso da observação participante através da coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado e observação participante. Foram selecionados 18 educandos na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso da turma 211 do turno da manhã por meio de convite. Para análise dos dados foi utilizada a análise temática. Constatou-se que o aprendizado do uso e manipulação dos chás através das plantas medicinais teve sua origem no seio da família, principalmente pelos pais e avós que fizeram a transmissão desse conhecimento. Outro resultado demonstra que as plantas são obtidas geralmente no próprio jardim da casa ou na região próxima e grande parte das plantas utilizadas encontram respaldo no saber popular dos antigos que vem transmitindo através dos tempos.The present work of Conclusion of the Course had as a research question to know the popular knowledge and practices on the therapeutic use of medicinal plants through the teas and how it is approached in the classes of nature sciences of high school, with the students of the community of the Ilha da Pintada of the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The methodological approach was qualitative, with the use of participant observation through the collection of data through a semi-structured questionnaire and participant observation. Eighteen students were selected at the Admiral Barroso State High School in class 211 on the morning shift by invitation. The thematic analysis was used to analyze the data. It was found that the learning of the use and manipulation of teas through medicinal plants had its origin in the family, mainly by the parents and grandparents who transmitted this knowledge. Another result shows that the plants are usually obtained in the garden of the house or in the nearby region and most of the plants used find support in the popular knowledge of the ancients that has been transmitting through the ages.application/pdfporEducação do campoEnsino de ciênciasPlantas medicinaisPintada, Ilha da (RS)Science TeachingIlha da PintadaMedicinal plantsPopular knowledgeAlfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101241.pdf.txt001101241.pdf.txtExtracted Texttext/plain69664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199222/2/001101241.pdf.txt16fdf11c6056de19408a9442cc4b6ec4MD52ORIGINAL001101241.pdfTexto completoapplication/pdf1883470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199222/1/001101241.pdf1d3f9f6bf75b5f68d532cdf27f7f9e26MD5110183/1992222019-09-14 03:54:03.441225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199222Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano
title Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano
spellingShingle Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano
Felipe, Gladimir de Oliveira
Educação do campo
Ensino de ciências
Plantas medicinais
Pintada, Ilha da (RS)
Science Teaching
Ilha da Pintada
Medicinal plants
Popular knowledge
title_short Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano
title_full Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano
title_fullStr Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano
title_full_unstemmed Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano
title_sort Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano
author Felipe, Gladimir de Oliveira
author_facet Felipe, Gladimir de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe, Gladimir de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccoli, Luciano
contributor_str_mv Piccoli, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Ensino de ciências
Plantas medicinais
Pintada, Ilha da (RS)
topic Educação do campo
Ensino de ciências
Plantas medicinais
Pintada, Ilha da (RS)
Science Teaching
Ilha da Pintada
Medicinal plants
Popular knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Science Teaching
Ilha da Pintada
Medicinal plants
Popular knowledge
description O presente trabalho de Conclusão de Curso teve como questão de pesquisa conhecer os saberes populares e as práticas sobre o uso terapêutico de plantas medicinais através dos chás e de como é abordado nas aulas de ciências da natureza do ensino médio, com os educandos da comunidade da Ilha da Pintada do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa, com o recurso da observação participante através da coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado e observação participante. Foram selecionados 18 educandos na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso da turma 211 do turno da manhã por meio de convite. Para análise dos dados foi utilizada a análise temática. Constatou-se que o aprendizado do uso e manipulação dos chás através das plantas medicinais teve sua origem no seio da família, principalmente pelos pais e avós que fizeram a transmissão desse conhecimento. Outro resultado demonstra que as plantas são obtidas geralmente no próprio jardim da casa ou na região próxima e grande parte das plantas utilizadas encontram respaldo no saber popular dos antigos que vem transmitindo através dos tempos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:49:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199222
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101241
url http://hdl.handle.net/10183/199222
identifier_str_mv 001101241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199222/2/001101241.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199222/1/001101241.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 16fdf11c6056de19408a9442cc4b6ec4
1d3f9f6bf75b5f68d532cdf27f7f9e26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447249180688384