O que move o Banrisul? análise da campanha Evoluindo sempre com você

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Alex Pauleto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88700
Resumo: Esta monografia estuda a campanha publicitária “Banrisul – evoluindo sempre com você” com o objetivo de refletir sobre as razões que motivaram a campanha e como a instituição bancária pretendeu comunicar-se com o público-alvo. Investiga o reposicionamento de comunicação da instituição, a qual enfatiza aspectos da contemporaneidade em substituição do tradicionalismo histórico do passado. A campanha teve seu lançamento ao final de 2012 com o comercial “O que move você é o que move a gente”, criado pela agência Competence — uma das três agências licitadas pelo banco. O estudo apresenta os principais elementos pertencentes a uma campanha publicitária, embasado principalmente nos autores Sampaio (2003), Toaldo e Machado (2012). Também percorre as etapas da concepção de uma campanha comparando com as do Banrisul, através de um fluxograma, fundamentado por Lupetti (2000), Corrêa (2004) e Santos (2005). Analisa os signos de um dos anúncios impressos, a fim de inferir os sistemas de significação da campanha, através de método semiótico, sobretudo com base nos autores Eco (1999), Fiorin (2005), Souza e Santarelli (2008). A metodologia também inclui o estudo de caso, utilizando para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, e a entrevista em profundidade, realizada com a gerente de propaganda do Banrisul, Helena Faraon. Conclui que o Banrisul precisava reposicionar sua comunicação para mudar sua imagem diante da população gaúcha e impactar o público-alvo jovem.
id UFRGS-2_c5366dc8f8a643707a186dd8ffac8c96
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88700
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mello, Alex PauletoMachado, Maria Berenice da Costa2014-03-20T01:48:55Z2013http://hdl.handle.net/10183/88700000913406Esta monografia estuda a campanha publicitária “Banrisul – evoluindo sempre com você” com o objetivo de refletir sobre as razões que motivaram a campanha e como a instituição bancária pretendeu comunicar-se com o público-alvo. Investiga o reposicionamento de comunicação da instituição, a qual enfatiza aspectos da contemporaneidade em substituição do tradicionalismo histórico do passado. A campanha teve seu lançamento ao final de 2012 com o comercial “O que move você é o que move a gente”, criado pela agência Competence — uma das três agências licitadas pelo banco. O estudo apresenta os principais elementos pertencentes a uma campanha publicitária, embasado principalmente nos autores Sampaio (2003), Toaldo e Machado (2012). Também percorre as etapas da concepção de uma campanha comparando com as do Banrisul, através de um fluxograma, fundamentado por Lupetti (2000), Corrêa (2004) e Santos (2005). Analisa os signos de um dos anúncios impressos, a fim de inferir os sistemas de significação da campanha, através de método semiótico, sobretudo com base nos autores Eco (1999), Fiorin (2005), Souza e Santarelli (2008). A metodologia também inclui o estudo de caso, utilizando para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, e a entrevista em profundidade, realizada com a gerente de propaganda do Banrisul, Helena Faraon. Conclui que o Banrisul precisava reposicionar sua comunicação para mudar sua imagem diante da população gaúcha e impactar o público-alvo jovem.This monograph approaches the advertising campaign “Banrisul – always growing with you” (Banrisul – evoluindo sempre com você) aiming to reflect about the reasons that motivate the campaign and how the bank intends to communicate with their target audience. The paper investigates the bank’s repositioning of communication, which emphasizes contemporary aspects instead of historical traditionalism. The campaign was released in the end of 2012 in a TV commercial that said “What moves you, moves us” (O que move você é o que move a gente) created by the advertising agency Competence – one of the three agencies bidding for the bank. We present the main elements of an advertising campaign according to Sampaio (2003), and Toaldo and Machado (2012). Reasoned by Lupetti (2000), Corrêa (2004) and Santos (2005), we review the stages in the conception of a campaign, comparing them to Banrisul’s through a flowchart. Parting from semiotics, we then analyze the signs of a printed ad to infer the campaign’s system of signification according to authors Eco (1999), Fiorin (2005), and Souza and Santarelli (2008). Methodology also includes a case study, using the bibliographical and documental researches and an interview with advertising manager at Banrisul Helena Faraon for data collection. We concluded that Banrisul repositioned its communication to change its image for gaúchos and impact on a young target audience.application/pdfporCampanha publicitáriaBanco do Estado do Rio Grande do Sul.BanrisulPlanningRepositioningCampaign 2012SemioticsO que move o Banrisul? análise da campanha Evoluindo sempre com vocêinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913406.pdf000913406.pdfTexto completoapplication/pdf3402835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88700/1/000913406.pdf1d7c82b909c3467f5038f945154c4ee2MD51TEXT000913406.pdf.txt000913406.pdf.txtExtracted Texttext/plain166816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88700/2/000913406.pdf.txt4b4634cf01204412d68269b499fd2850MD52THUMBNAIL000913406.pdf.jpg000913406.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88700/3/000913406.pdf.jpgd0af91f673c7cdcb67e71f59fc8a2624MD5310183/887002018-10-18 08:27:48.334oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88700Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:27:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que move o Banrisul? análise da campanha Evoluindo sempre com você
title O que move o Banrisul? análise da campanha Evoluindo sempre com você
spellingShingle O que move o Banrisul? análise da campanha Evoluindo sempre com você
Mello, Alex Pauleto
Campanha publicitária
Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
Banrisul
Planning
Repositioning
Campaign 2012
Semiotics
title_short O que move o Banrisul? análise da campanha Evoluindo sempre com você
title_full O que move o Banrisul? análise da campanha Evoluindo sempre com você
title_fullStr O que move o Banrisul? análise da campanha Evoluindo sempre com você
title_full_unstemmed O que move o Banrisul? análise da campanha Evoluindo sempre com você
title_sort O que move o Banrisul? análise da campanha Evoluindo sempre com você
author Mello, Alex Pauleto
author_facet Mello, Alex Pauleto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Alex Pauleto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Maria Berenice da Costa
contributor_str_mv Machado, Maria Berenice da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha publicitária
Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
topic Campanha publicitária
Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
Banrisul
Planning
Repositioning
Campaign 2012
Semiotics
dc.subject.eng.fl_str_mv Banrisul
Planning
Repositioning
Campaign 2012
Semiotics
description Esta monografia estuda a campanha publicitária “Banrisul – evoluindo sempre com você” com o objetivo de refletir sobre as razões que motivaram a campanha e como a instituição bancária pretendeu comunicar-se com o público-alvo. Investiga o reposicionamento de comunicação da instituição, a qual enfatiza aspectos da contemporaneidade em substituição do tradicionalismo histórico do passado. A campanha teve seu lançamento ao final de 2012 com o comercial “O que move você é o que move a gente”, criado pela agência Competence — uma das três agências licitadas pelo banco. O estudo apresenta os principais elementos pertencentes a uma campanha publicitária, embasado principalmente nos autores Sampaio (2003), Toaldo e Machado (2012). Também percorre as etapas da concepção de uma campanha comparando com as do Banrisul, através de um fluxograma, fundamentado por Lupetti (2000), Corrêa (2004) e Santos (2005). Analisa os signos de um dos anúncios impressos, a fim de inferir os sistemas de significação da campanha, através de método semiótico, sobretudo com base nos autores Eco (1999), Fiorin (2005), Souza e Santarelli (2008). A metodologia também inclui o estudo de caso, utilizando para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, e a entrevista em profundidade, realizada com a gerente de propaganda do Banrisul, Helena Faraon. Conclui que o Banrisul precisava reposicionar sua comunicação para mudar sua imagem diante da população gaúcha e impactar o público-alvo jovem.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-20T01:48:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88700
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913406
url http://hdl.handle.net/10183/88700
identifier_str_mv 000913406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88700/1/000913406.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88700/2/000913406.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88700/3/000913406.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d7c82b909c3467f5038f945154c4ee2
4b4634cf01204412d68269b499fd2850
d0af91f673c7cdcb67e71f59fc8a2624
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447122927943680