O que move o Banrisul? análise da campanha Evoluindo sempre com você
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88700 |
Resumo: | Esta monografia estuda a campanha publicitária “Banrisul – evoluindo sempre com você” com o objetivo de refletir sobre as razões que motivaram a campanha e como a instituição bancária pretendeu comunicar-se com o público-alvo. Investiga o reposicionamento de comunicação da instituição, a qual enfatiza aspectos da contemporaneidade em substituição do tradicionalismo histórico do passado. A campanha teve seu lançamento ao final de 2012 com o comercial “O que move você é o que move a gente”, criado pela agência Competence — uma das três agências licitadas pelo banco. O estudo apresenta os principais elementos pertencentes a uma campanha publicitária, embasado principalmente nos autores Sampaio (2003), Toaldo e Machado (2012). Também percorre as etapas da concepção de uma campanha comparando com as do Banrisul, através de um fluxograma, fundamentado por Lupetti (2000), Corrêa (2004) e Santos (2005). Analisa os signos de um dos anúncios impressos, a fim de inferir os sistemas de significação da campanha, através de método semiótico, sobretudo com base nos autores Eco (1999), Fiorin (2005), Souza e Santarelli (2008). A metodologia também inclui o estudo de caso, utilizando para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, e a entrevista em profundidade, realizada com a gerente de propaganda do Banrisul, Helena Faraon. Conclui que o Banrisul precisava reposicionar sua comunicação para mudar sua imagem diante da população gaúcha e impactar o público-alvo jovem. |
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Mello, Alex PauletoMachado, Maria Berenice da Costa2014-03-20T01:48:55Z2013http://hdl.handle.net/10183/88700000913406Esta monografia estuda a campanha publicitária “Banrisul – evoluindo sempre com você” com o objetivo de refletir sobre as razões que motivaram a campanha e como a instituição bancária pretendeu comunicar-se com o público-alvo. Investiga o reposicionamento de comunicação da instituição, a qual enfatiza aspectos da contemporaneidade em substituição do tradicionalismo histórico do passado. A campanha teve seu lançamento ao final de 2012 com o comercial “O que move você é o que move a gente”, criado pela agência Competence — uma das três agências licitadas pelo banco. O estudo apresenta os principais elementos pertencentes a uma campanha publicitária, embasado principalmente nos autores Sampaio (2003), Toaldo e Machado (2012). Também percorre as etapas da concepção de uma campanha comparando com as do Banrisul, através de um fluxograma, fundamentado por Lupetti (2000), Corrêa (2004) e Santos (2005). Analisa os signos de um dos anúncios impressos, a fim de inferir os sistemas de significação da campanha, através de método semiótico, sobretudo com base nos autores Eco (1999), Fiorin (2005), Souza e Santarelli (2008). A metodologia também inclui o estudo de caso, utilizando para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, e a entrevista em profundidade, realizada com a gerente de propaganda do Banrisul, Helena Faraon. Conclui que o Banrisul precisava reposicionar sua comunicação para mudar sua imagem diante da população gaúcha e impactar o público-alvo jovem.This monograph approaches the advertising campaign “Banrisul – always growing with you” (Banrisul – evoluindo sempre com você) aiming to reflect about the reasons that motivate the campaign and how the bank intends to communicate with their target audience. The paper investigates the bank’s repositioning of communication, which emphasizes contemporary aspects instead of historical traditionalism. The campaign was released in the end of 2012 in a TV commercial that said “What moves you, moves us” (O que move você é o que move a gente) created by the advertising agency Competence – one of the three agencies bidding for the bank. We present the main elements of an advertising campaign according to Sampaio (2003), and Toaldo and Machado (2012). Reasoned by Lupetti (2000), Corrêa (2004) and Santos (2005), we review the stages in the conception of a campaign, comparing them to Banrisul’s through a flowchart. Parting from semiotics, we then analyze the signs of a printed ad to infer the campaign’s system of signification according to authors Eco (1999), Fiorin (2005), and Souza and Santarelli (2008). Methodology also includes a case study, using the bibliographical and documental researches and an interview with advertising manager at Banrisul Helena Faraon for data collection. We concluded that Banrisul repositioned its communication to change its image for gaúchos and impact on a young target audience.application/pdfporCampanha publicitáriaBanco do Estado do Rio Grande do Sul.BanrisulPlanningRepositioningCampaign 2012SemioticsO que move o Banrisul? análise da campanha Evoluindo sempre com vocêinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913406.pdf000913406.pdfTexto completoapplication/pdf3402835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88700/1/000913406.pdf1d7c82b909c3467f5038f945154c4ee2MD51TEXT000913406.pdf.txt000913406.pdf.txtExtracted Texttext/plain166816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88700/2/000913406.pdf.txt4b4634cf01204412d68269b499fd2850MD52THUMBNAIL000913406.pdf.jpg000913406.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88700/3/000913406.pdf.jpgd0af91f673c7cdcb67e71f59fc8a2624MD5310183/887002018-10-18 08:27:48.334oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88700Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:27:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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