Uma perspectiva pós-construtivista do processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36508 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema central a perspectiva pós –construtivista da Alfabetização e as mudanças que ocasionam no currículo para atingir as crianças de seis anos que estão entrando na escola. Para elucidar esta pesquisa buscou-se o referencial teórico em Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro, Paulo Freire e Esther Grossi. Os principais objetivos do trabalho foram conhecer os caminhos em que acontece a alfabetização, conhecer o novo aluno que chega na escola e conhecer a maneira de avaliar os estágios percorridos pelos alunos. O trabalho baseou-se em atividades realizadas em uma turma de segundo ano de uma escola estadual. A partir dos dados analisados observou-se a importância de conhecer esta nova visão do desenvolvimento da lecto-escrita das crianças. |
id |
UFRGS-2_c57926febb9babbc5c4355fe1abfbf13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36508 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Sandra Nara dos ReisSilva, Rosimeri Aquino da2012-01-18T01:20:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/36508000818145Este trabalho tem como tema central a perspectiva pós –construtivista da Alfabetização e as mudanças que ocasionam no currículo para atingir as crianças de seis anos que estão entrando na escola. Para elucidar esta pesquisa buscou-se o referencial teórico em Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro, Paulo Freire e Esther Grossi. Os principais objetivos do trabalho foram conhecer os caminhos em que acontece a alfabetização, conhecer o novo aluno que chega na escola e conhecer a maneira de avaliar os estágios percorridos pelos alunos. O trabalho baseou-se em atividades realizadas em uma turma de segundo ano de uma escola estadual. A partir dos dados analisados observou-se a importância de conhecer esta nova visão do desenvolvimento da lecto-escrita das crianças.application/pdfporAlfabetizaçãoEducação infantilUma perspectiva pós-construtivista do processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000818145.pdf.txt000818145.pdf.txtExtracted Texttext/plain44955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36508/2/000818145.pdf.txt574684db7ded3abbf7c0f37da96be8bcMD52ORIGINAL000818145.pdf000818145.pdfTexto completoapplication/pdf839501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36508/1/000818145.pdf540b6c8ff3b1b7c5943d79fba8660fc8MD51THUMBNAIL000818145.pdf.jpg000818145.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36508/3/000818145.pdf.jpg3b74db15292e01b6c7afeb2a0571a9cbMD5310183/365082018-10-08 08:43:13.853oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36508Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:43:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma perspectiva pós-construtivista do processo de alfabetização |
title |
Uma perspectiva pós-construtivista do processo de alfabetização |
spellingShingle |
Uma perspectiva pós-construtivista do processo de alfabetização Oliveira, Sandra Nara dos Reis Alfabetização Educação infantil |
title_short |
Uma perspectiva pós-construtivista do processo de alfabetização |
title_full |
Uma perspectiva pós-construtivista do processo de alfabetização |
title_fullStr |
Uma perspectiva pós-construtivista do processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Uma perspectiva pós-construtivista do processo de alfabetização |
title_sort |
Uma perspectiva pós-construtivista do processo de alfabetização |
author |
Oliveira, Sandra Nara dos Reis |
author_facet |
Oliveira, Sandra Nara dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Nara dos Reis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
contributor_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Educação infantil |
topic |
Alfabetização Educação infantil |
description |
Este trabalho tem como tema central a perspectiva pós –construtivista da Alfabetização e as mudanças que ocasionam no currículo para atingir as crianças de seis anos que estão entrando na escola. Para elucidar esta pesquisa buscou-se o referencial teórico em Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro, Paulo Freire e Esther Grossi. Os principais objetivos do trabalho foram conhecer os caminhos em que acontece a alfabetização, conhecer o novo aluno que chega na escola e conhecer a maneira de avaliar os estágios percorridos pelos alunos. O trabalho baseou-se em atividades realizadas em uma turma de segundo ano de uma escola estadual. A partir dos dados analisados observou-se a importância de conhecer esta nova visão do desenvolvimento da lecto-escrita das crianças. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-18T01:20:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36508 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000818145 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36508 |
identifier_str_mv |
000818145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36508/2/000818145.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36508/1/000818145.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36508/3/000818145.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
574684db7ded3abbf7c0f37da96be8bc 540b6c8ff3b1b7c5943d79fba8660fc8 3b74db15292e01b6c7afeb2a0571a9cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447070510678016 |