Modelagem para dimensionar uma frota de veículos locados : um estudo de caso no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) da Prefeitura de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158580 |
Resumo: | A busca por métodos que otimizem recursos é uma preocupação constante dos gestores contemporâneos. As organizações, em caráter global, diferenciam-se justamente pelos métodos que adotam nas suas mais diversas áreas: recursos humanos, finanças, logística, marketing, etc. Tais métodos proporcionam melhoria na qualidade dos produtos/ serviços, redução de custos e mapeamento de atividades, o que gera satisfação para o mercado consumidor. Este estudo apresenta um método para dimensionar uma frota de veículos, ou seja, calcular qual é o quantitativo ideal de veículos para uma determinada organização. O método utilizado é constituído por uma série de etapas que permitem a criação de uma sequência lógica para atingir os objetivos. As etapas do método foram definidas em: (i) mapeamento do processo, (ii) coleta de dados, (iii) análise dos dados, (iv) propor modelo de dimensionamento e definir indicadores de controle e (v) validação do modelo. O método gerou uma modelagem de cálculo da quantidade necessária de veículos, a partir da análise conjunta de variáveis de importância, quais sejam: o tipo de veículo, a localização do veículo e a sua ociosidade. A combinação dessas variáveis, considerando critérios predefinidos relacionados ao uso de uma frota de referência, possibilitou definir as quantidades necessárias de veículos sob três cenários: matemático, monopolista e compartilhado. Na prática, a modelagem constrói-se por premissas matemáticas associadas a parâmetros de desempenho de uma frota, a partir dos registros históricos coletados. O modelo é definido e tais parâmetros são simulados, a fim de que seja verificado o comportamento dos dados e possibilite-se a proposição de um modelo realista e prático. A aplicação da modelagem de dimensionamento sugerido é ilustrada por meio de um estudo de caso em uma empresa pública do município de Porto Alegre, cuja frota analisada está composta de 200 veículos terceirizados. A empresa contrata essa frota não-própria como suporte para realizar suas atividades. O método proposto busca racionalizar o uso dessa frota, de forma a melhor utilizá-la, sem gerar problemas de continuidade e qualidade à realização dos serviços de que necessita. Os resultados propostos pela modelagem reduzem a frota atual em até 19% dos veículos utilizados atualmente, correspondendo a uma economia aproximada de R$ 170.000,00. |
id |
UFRGS-2_c5819f5616fa35f5ed27996f28c945bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158580 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garbin, Eduardo CzarnobaySantos, Gilberto Tavares dos2017-05-25T02:28:40Z2016http://hdl.handle.net/10183/158580001022027A busca por métodos que otimizem recursos é uma preocupação constante dos gestores contemporâneos. As organizações, em caráter global, diferenciam-se justamente pelos métodos que adotam nas suas mais diversas áreas: recursos humanos, finanças, logística, marketing, etc. Tais métodos proporcionam melhoria na qualidade dos produtos/ serviços, redução de custos e mapeamento de atividades, o que gera satisfação para o mercado consumidor. Este estudo apresenta um método para dimensionar uma frota de veículos, ou seja, calcular qual é o quantitativo ideal de veículos para uma determinada organização. O método utilizado é constituído por uma série de etapas que permitem a criação de uma sequência lógica para atingir os objetivos. As etapas do método foram definidas em: (i) mapeamento do processo, (ii) coleta de dados, (iii) análise dos dados, (iv) propor modelo de dimensionamento e definir indicadores de controle e (v) validação do modelo. O método gerou uma modelagem de cálculo da quantidade necessária de veículos, a partir da análise conjunta de variáveis de importância, quais sejam: o tipo de veículo, a localização do veículo e a sua ociosidade. A combinação dessas variáveis, considerando critérios predefinidos relacionados ao uso de uma frota de referência, possibilitou definir as quantidades necessárias de veículos sob três cenários: matemático, monopolista e compartilhado. Na prática, a modelagem constrói-se por premissas matemáticas associadas a parâmetros de desempenho de uma frota, a partir dos registros históricos coletados. O modelo é definido e tais parâmetros são simulados, a fim de que seja verificado o comportamento dos dados e possibilite-se a proposição de um modelo realista e prático. A aplicação da modelagem de dimensionamento sugerido é ilustrada por meio de um estudo de caso em uma empresa pública do município de Porto Alegre, cuja frota analisada está composta de 200 veículos terceirizados. A empresa contrata essa frota não-própria como suporte para realizar suas atividades. O método proposto busca racionalizar o uso dessa frota, de forma a melhor utilizá-la, sem gerar problemas de continuidade e qualidade à realização dos serviços de que necessita. Os resultados propostos pela modelagem reduzem a frota atual em até 19% dos veículos utilizados atualmente, correspondendo a uma economia aproximada de R$ 170.000,00.The search for methods that optimize resources is a constant concern of contemporary managers. Organizations, on a global basis, differ precisely by the methods they adopt in their most diverse areas: human resources, finance, logistics, marketing, etc. These methods provide improvement in the quality of the products / services, reduction of costs and mapping of activities, which generates satisfaction for the consumer market. This study presents a method for dimensioning a fleet of vehicles, that is, calculating the ideal number of vehicles for a given organization. The method used consists of a series of steps that allow the creation of a logical sequence to achieve the objectives. The steps of the method were defined in: (i) process mapping, (ii) data collection, (iii) data analysis, (iv) propose design model and define control indicators, and (v) validation of the model. The method generated a model for calculating the required number of vehicles, based on the joint analysis of variables of importance, namely: the type of vehicle, the location of the vehicle and its idleness. The combination of these variables, considering predefined criteria related to the use of a reference fleet, made it possible to define the necessary quantities of vehicles under three scenarios: mathematical, monopolistic and shared. In practice, modeling is constructed by mathematical assumptions associated with performance parameters of a fleet, based on historical records collected. The model is defined and such parameters are simulated in order to verify the behavior of the data and make it possible to propose a realistic and practical model. The application of the suggested sizing model is illustrated by means of a case study in a public company of the municipality of Porto Alegre, whose fleet is composed of 200 outsourced vehicles. The company hires this non-own fleet as support to carry out its activities. The proposed method seeks to rationalize the use of this fleet in order to better utilize it, without generating problems of continuity and quality to the realization of the services it needs. The results proposed by the modeling reduce the current fleet by up to 19% of the vehicles currently used, corresponding to an approximate saving of R $ 170,000.00.application/pdfporRio Grande do SulAnálise de custosQualidade de serviçosAdministração públicaRecursos financeirosModelagem para dimensionar uma frota de veículos locados : um estudo de caso no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) da Prefeitura de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022027.pdf001022027.pdfTexto completoapplication/pdf2638505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158580/1/001022027.pdf74c4e049a7e2a2508dc7e5b4ab1a6044MD51TEXT001022027.pdf.txt001022027.pdf.txtExtracted Texttext/plain143216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158580/2/001022027.pdf.txte4c95e08f375c6524a3446923ddc9eb0MD5210183/1585802020-03-15 04:16:42.71317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158580Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-15T07:16:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem para dimensionar uma frota de veículos locados : um estudo de caso no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) da Prefeitura de Porto Alegre |
title |
Modelagem para dimensionar uma frota de veículos locados : um estudo de caso no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) da Prefeitura de Porto Alegre |
spellingShingle |
Modelagem para dimensionar uma frota de veículos locados : um estudo de caso no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) da Prefeitura de Porto Alegre Garbin, Eduardo Czarnobay Rio Grande do Sul Análise de custos Qualidade de serviços Administração pública Recursos financeiros |
title_short |
Modelagem para dimensionar uma frota de veículos locados : um estudo de caso no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) da Prefeitura de Porto Alegre |
title_full |
Modelagem para dimensionar uma frota de veículos locados : um estudo de caso no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) da Prefeitura de Porto Alegre |
title_fullStr |
Modelagem para dimensionar uma frota de veículos locados : um estudo de caso no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) da Prefeitura de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Modelagem para dimensionar uma frota de veículos locados : um estudo de caso no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) da Prefeitura de Porto Alegre |
title_sort |
Modelagem para dimensionar uma frota de veículos locados : um estudo de caso no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) da Prefeitura de Porto Alegre |
author |
Garbin, Eduardo Czarnobay |
author_facet |
Garbin, Eduardo Czarnobay |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garbin, Eduardo Czarnobay |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Gilberto Tavares dos |
contributor_str_mv |
Santos, Gilberto Tavares dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rio Grande do Sul Análise de custos Qualidade de serviços Administração pública Recursos financeiros |
topic |
Rio Grande do Sul Análise de custos Qualidade de serviços Administração pública Recursos financeiros |
description |
A busca por métodos que otimizem recursos é uma preocupação constante dos gestores contemporâneos. As organizações, em caráter global, diferenciam-se justamente pelos métodos que adotam nas suas mais diversas áreas: recursos humanos, finanças, logística, marketing, etc. Tais métodos proporcionam melhoria na qualidade dos produtos/ serviços, redução de custos e mapeamento de atividades, o que gera satisfação para o mercado consumidor. Este estudo apresenta um método para dimensionar uma frota de veículos, ou seja, calcular qual é o quantitativo ideal de veículos para uma determinada organização. O método utilizado é constituído por uma série de etapas que permitem a criação de uma sequência lógica para atingir os objetivos. As etapas do método foram definidas em: (i) mapeamento do processo, (ii) coleta de dados, (iii) análise dos dados, (iv) propor modelo de dimensionamento e definir indicadores de controle e (v) validação do modelo. O método gerou uma modelagem de cálculo da quantidade necessária de veículos, a partir da análise conjunta de variáveis de importância, quais sejam: o tipo de veículo, a localização do veículo e a sua ociosidade. A combinação dessas variáveis, considerando critérios predefinidos relacionados ao uso de uma frota de referência, possibilitou definir as quantidades necessárias de veículos sob três cenários: matemático, monopolista e compartilhado. Na prática, a modelagem constrói-se por premissas matemáticas associadas a parâmetros de desempenho de uma frota, a partir dos registros históricos coletados. O modelo é definido e tais parâmetros são simulados, a fim de que seja verificado o comportamento dos dados e possibilite-se a proposição de um modelo realista e prático. A aplicação da modelagem de dimensionamento sugerido é ilustrada por meio de um estudo de caso em uma empresa pública do município de Porto Alegre, cuja frota analisada está composta de 200 veículos terceirizados. A empresa contrata essa frota não-própria como suporte para realizar suas atividades. O método proposto busca racionalizar o uso dessa frota, de forma a melhor utilizá-la, sem gerar problemas de continuidade e qualidade à realização dos serviços de que necessita. Os resultados propostos pela modelagem reduzem a frota atual em até 19% dos veículos utilizados atualmente, correspondendo a uma economia aproximada de R$ 170.000,00. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-25T02:28:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/158580 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001022027 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/158580 |
identifier_str_mv |
001022027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158580/1/001022027.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158580/2/001022027.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74c4e049a7e2a2508dc7e5b4ab1a6044 e4c95e08f375c6524a3446923ddc9eb0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224531989233664 |