Comparação de desempenho motor, cognitivo e de linguagem de prematuros pequenos e adequados para a idade gestacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Aldrielle Konrad
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205943
Resumo: Introdução: Toda criança nascida antes de 37 semanas é denominada pré-termo e à medida em que a idade gestacional diminui, há um aumento no risco de condições biológicas adversas e consequentes anormalidades no neurodesenvolvimento da criança. O recém-nascido cujo peso de nascimento é inferior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional (abaixo do 10º percentil) é considerado pequeno para a idade gestacional (PIG) e seu desempenho em relação ao seu crescimento e desenvolvimento é multifatorial. Objetivos: O presente estudo visou comparar o desenvolvimento motor, cognitivo e de linguagem de nascidos prematuros PIG com os nascidos prematuros adequados para a idade gestacional (AIG) e analisar o desempenho dos bebês PIG acompanhados pelo ambulatório de seguimento do prematuro de um hospital do sul do Brasil. Método: Foi realizado um estudo de caráter transversal, retrospectivo, utilizando dados de follow up de bebês prematuros em um ambulatório de neonatologia em um hospital do sul do Brasil. A forma de avaliação do desempenho motor, cognitivo e da linguagem foi através da Bayley Scales of Infant Development (BSID-III). Participaram do estudo 27 bebês PIG e 27 bebês AIG pareados por sexo e idade gestacional, totalizando 54 bebês no estudo. Os critérios de inclusão foram bebês prematuros, acompanhados pelo ambulatório de seguimento do prematuro do hospital que tiveram avaliações de desempenho motor, cognitivo e da linguagem registrados em prontuário. E como critérios de exclusão, crianças com alterações neurológicas, malformações congênitas, síndromes genéticas ou doenças que pudessem afetar diretamente o desenvolvimento motor e assim prejudicar os resultados das análises. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas nas comparações entre grupos nos resultados finais da escala BSID-III (p<0,05), porém os escores do grupo PIG foram mais baixos em todas as categorias. Quando comparado entre os níveis de prematuridade, prematuros extremos apresentaram atraso motor significativo (p=0,04). Conclusão: Torna-se essencial um programa de intervenção multiprofissional para minimizar atrasos quando identificados e possibilitar dar mais qualidade de vida a esses bebês.
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Método: Foi realizado um estudo de caráter transversal, retrospectivo, utilizando dados de follow up de bebês prematuros em um ambulatório de neonatologia em um hospital do sul do Brasil. A forma de avaliação do desempenho motor, cognitivo e da linguagem foi através da Bayley Scales of Infant Development (BSID-III). Participaram do estudo 27 bebês PIG e 27 bebês AIG pareados por sexo e idade gestacional, totalizando 54 bebês no estudo. Os critérios de inclusão foram bebês prematuros, acompanhados pelo ambulatório de seguimento do prematuro do hospital que tiveram avaliações de desempenho motor, cognitivo e da linguagem registrados em prontuário. E como critérios de exclusão, crianças com alterações neurológicas, malformações congênitas, síndromes genéticas ou doenças que pudessem afetar diretamente o desenvolvimento motor e assim prejudicar os resultados das análises. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas nas comparações entre grupos nos resultados finais da escala BSID-III (p<0,05), porém os escores do grupo PIG foram mais baixos em todas as categorias. Quando comparado entre os níveis de prematuridade, prematuros extremos apresentaram atraso motor significativo (p=0,04). Conclusão: Torna-se essencial um programa de intervenção multiprofissional para minimizar atrasos quando identificados e possibilitar dar mais qualidade de vida a esses bebês.Introduction: Children born before 37 weeks are considered preterm and as gestational age decreases, there is an increased risk of adverse biological conditions and consequent abnormalities in the child neurodevelopment. A newborn whose birth weight is less than 90% of the newborns in the same gestational age (below the 10th percentile) is considered small for gestational age (SGA). Those infant’s performance in relation to growth and development is multifactorial. Objectives: The aim of the present study was to compare the motor, cognitive and language development of SGA preterm infants and appropriate for gestational age (AGA) preterm infants; and to analyze the performance of SGA infants followed by the premature neonatology outpatient clinic of a southern hospital of Brazil. Method: A retrospective cross-sectional study was conducted using follow-up data on premature infants at a neonatology outpatient clinic in a hospital in southern Brazil. Motor, cognitive and language performance was assessed by the Bayley Scales of Infant Development (BSID-III). Twenty-seven SGA infants and 27 AGA infants matched for gender and gestational age participated in the study, in total 54 infants. Inclusion criteria were premature infants,, who had motor, cognitive and language performance assessments registered in the medical record. Children was excluded if they have neurological disorders, congenital malformations, genetic syndromes or diseases that could directly affect neurodevelopment and thus impair the results of the analyzes. Results: No significant differences were found in the comparisons between groups in the BSID-III scale (p <0.05), but the SGA group scores were lower in all categories. When compared between prematurity levels, extremely premature infants presented significant motor delay (p = 0.04). Conclusion: A multiprofessional intervention program is essential to minimize delays when identified and enable these babies to improve their quality of life.application/pdfporAtividade motoraCogniçãoLinguagemRecém-nascido prematuroRecém-nascido pequeno para a idade gestacionalPrematuritySmall for gestational ageChild developmentExtremely premature infantsComparação de desempenho motor, cognitivo e de linguagem de prematuros pequenos e adequados para a idade gestacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoPrograma de Residência Integrada Multiprofissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110630.pdf.txt001110630.pdf.txtExtracted Texttext/plain51655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205943/2/001110630.pdf.txtebe1b8a49d7300d705098f3f487ab59fMD52ORIGINAL001110630.pdfTexto completoapplication/pdf764924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205943/1/001110630.pdfd824f1a4d46466d37a2cc4cd99c2a717MD5110183/2059432022-09-18 04:48:28.946424oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205943Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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