O uso das tecnologias em salas de aula ambientadas facilitando a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na área de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Maria Da Conceição Ramos Vieira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102702
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo trazer uma reflexão sobre como a educação tem evoluído, juntamente com os meios tecnológicos, e a sua aplicabilidade nas salas de aula dos anos finais do ensino fundamental. Procurou encontrar maneiras de oportunizar o uso e o acesso dessas tecnologias da informação e da comunicação tanto para professores como para alunos durante o processo de ensino-aprendizado. Partiu-se de tempos passados, quando iniciou a educação, de uma maneira geral, e veio até o tempo presente concluindo que as mudanças mais significativas ocorreram dentro da sociedade cultural e muito pouco nas escolas. Constatou-se que as metodologias pedagógicas, na maioria das escolas, não tiveram evolução satisfatória para acompanhar o progresso tecnológico. Reconheceu-se que os jovens do século XXI têm um comportamento muito adequado à época em que estão vivendo e, dessa forma, demonstram certa insatisfação com relação às regras e metodologias usadas. Verificou-se que a grande maioria das escolas públicas ainda não está preparada para acolher alguns desses jovens. O formato das escolas, com relação ao layout das salas de aula, parece empobrecido pela não utilização dos meios tecnológicos ou ao contrário, muito poluídos visualmente, com cartazes, recados, tabelas, desenhos e outros que pouco ou nada tem relação com os conteúdos que estão sendo trabalhados pela turma. Consultou-se sobre as salas de aula ambientadas e constatando que esse formato pode beneficiar tanto aos professores como alunos, equipe diretiva e funcionários de uma escola em relação ao modelo que oportuniza ter às mãos todo tipo de recurso, que poderá ser utilizado durante uma aula bem planejada. Dessa forma, essa pesquisa se encerra deixando um alerta sobre a importante questão do ambiente escolar no qual o aluno, principal foco dessa pesquisa, se insere.
id UFRGS-2_c5d47c8b3dc6ad2c26b42cc44d63b302
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102702
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Maria Da Conceição Ramos VieiraKonrath, Mary Lúcia Pedroso2014-09-10T02:11:38Z2012http://hdl.handle.net/10183/102702000917702Essa pesquisa teve como objetivo trazer uma reflexão sobre como a educação tem evoluído, juntamente com os meios tecnológicos, e a sua aplicabilidade nas salas de aula dos anos finais do ensino fundamental. Procurou encontrar maneiras de oportunizar o uso e o acesso dessas tecnologias da informação e da comunicação tanto para professores como para alunos durante o processo de ensino-aprendizado. Partiu-se de tempos passados, quando iniciou a educação, de uma maneira geral, e veio até o tempo presente concluindo que as mudanças mais significativas ocorreram dentro da sociedade cultural e muito pouco nas escolas. Constatou-se que as metodologias pedagógicas, na maioria das escolas, não tiveram evolução satisfatória para acompanhar o progresso tecnológico. Reconheceu-se que os jovens do século XXI têm um comportamento muito adequado à época em que estão vivendo e, dessa forma, demonstram certa insatisfação com relação às regras e metodologias usadas. Verificou-se que a grande maioria das escolas públicas ainda não está preparada para acolher alguns desses jovens. O formato das escolas, com relação ao layout das salas de aula, parece empobrecido pela não utilização dos meios tecnológicos ou ao contrário, muito poluídos visualmente, com cartazes, recados, tabelas, desenhos e outros que pouco ou nada tem relação com os conteúdos que estão sendo trabalhados pela turma. Consultou-se sobre as salas de aula ambientadas e constatando que esse formato pode beneficiar tanto aos professores como alunos, equipe diretiva e funcionários de uma escola em relação ao modelo que oportuniza ter às mãos todo tipo de recurso, que poderá ser utilizado durante uma aula bem planejada. Dessa forma, essa pesquisa se encerra deixando um alerta sobre a importante questão do ambiente escolar no qual o aluno, principal foco dessa pesquisa, se insere.This research aimed to reflect on how education has evolved along with the technological means, and their applicability in the classrooms of the final years of primary school. Sought to find ways to create opportunities to use and access of information technologies and communication for both teachers and students during the teaching-learning process. Starting from times past when initiated education, in general, and came up to the present time concluding that the most significant changes occurred within the cultural society and very little in schools. It was found that the teaching methodologies, in most schools did not have a satisfactory outcome to monitor technological progress. It was recognized that the youth of the twenty-first century are behaving very suitable to the age in which they are living and thus demonstrate dissatisfaction with the rules and methodologies used. It was found that the vast majority of public schools is not yet prepared to accept some of these young people. The format of the schools, regarding the layout of classrooms, seems not depleted by the use of technological means, or rather, very visually polluted with signs, messages, tables, drawings and others who have little or no relationship to the content are being worked on by the class. Consulted over the classrooms acclimated and noting that this format can benefit both teachers and students, management team and staff of a school in relation to the model nurture lay their hands every kind of resource that can be used during a lesson well planned. Thus, this research concludes leaving an alert on the important issue of the school environment in which the student, the principal focus of this researchis part.application/pdfporMídiaEnsino fundamentalCiênciasEnsinoMedia in educationFinal years of elementary educationScienceEnvironments classroomsO uso das tecnologias em salas de aula ambientadas facilitando a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na área de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917702.pdf000917702.pdfTexto completoapplication/pdf793149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102702/1/000917702.pdf4c0722eedbb8680c2ec3b878cd00edf5MD51TEXT000917702.pdf.txt000917702.pdf.txtExtracted Texttext/plain70058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102702/2/000917702.pdf.txt496c7268741550dc830981ffa4bfce67MD52THUMBNAIL000917702.pdf.jpg000917702.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102702/3/000917702.pdf.jpg535a5e2a77997d53c7522a2a55e1ada9MD5310183/1027022018-10-23 09:13:51.579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102702Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:13:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das tecnologias em salas de aula ambientadas facilitando a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na área de ciências
title O uso das tecnologias em salas de aula ambientadas facilitando a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na área de ciências
spellingShingle O uso das tecnologias em salas de aula ambientadas facilitando a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na área de ciências
Teixeira, Maria Da Conceição Ramos Vieira
Mídia
Ensino fundamental
Ciências
Ensino
Media in education
Final years of elementary education
Science
Environments classrooms
title_short O uso das tecnologias em salas de aula ambientadas facilitando a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na área de ciências
title_full O uso das tecnologias em salas de aula ambientadas facilitando a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na área de ciências
title_fullStr O uso das tecnologias em salas de aula ambientadas facilitando a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na área de ciências
title_full_unstemmed O uso das tecnologias em salas de aula ambientadas facilitando a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na área de ciências
title_sort O uso das tecnologias em salas de aula ambientadas facilitando a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na área de ciências
author Teixeira, Maria Da Conceição Ramos Vieira
author_facet Teixeira, Maria Da Conceição Ramos Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Maria Da Conceição Ramos Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Konrath, Mary Lúcia Pedroso
contributor_str_mv Konrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Ensino fundamental
Ciências
Ensino
topic Mídia
Ensino fundamental
Ciências
Ensino
Media in education
Final years of elementary education
Science
Environments classrooms
dc.subject.eng.fl_str_mv Media in education
Final years of elementary education
Science
Environments classrooms
description Essa pesquisa teve como objetivo trazer uma reflexão sobre como a educação tem evoluído, juntamente com os meios tecnológicos, e a sua aplicabilidade nas salas de aula dos anos finais do ensino fundamental. Procurou encontrar maneiras de oportunizar o uso e o acesso dessas tecnologias da informação e da comunicação tanto para professores como para alunos durante o processo de ensino-aprendizado. Partiu-se de tempos passados, quando iniciou a educação, de uma maneira geral, e veio até o tempo presente concluindo que as mudanças mais significativas ocorreram dentro da sociedade cultural e muito pouco nas escolas. Constatou-se que as metodologias pedagógicas, na maioria das escolas, não tiveram evolução satisfatória para acompanhar o progresso tecnológico. Reconheceu-se que os jovens do século XXI têm um comportamento muito adequado à época em que estão vivendo e, dessa forma, demonstram certa insatisfação com relação às regras e metodologias usadas. Verificou-se que a grande maioria das escolas públicas ainda não está preparada para acolher alguns desses jovens. O formato das escolas, com relação ao layout das salas de aula, parece empobrecido pela não utilização dos meios tecnológicos ou ao contrário, muito poluídos visualmente, com cartazes, recados, tabelas, desenhos e outros que pouco ou nada tem relação com os conteúdos que estão sendo trabalhados pela turma. Consultou-se sobre as salas de aula ambientadas e constatando que esse formato pode beneficiar tanto aos professores como alunos, equipe diretiva e funcionários de uma escola em relação ao modelo que oportuniza ter às mãos todo tipo de recurso, que poderá ser utilizado durante uma aula bem planejada. Dessa forma, essa pesquisa se encerra deixando um alerta sobre a importante questão do ambiente escolar no qual o aluno, principal foco dessa pesquisa, se insere.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102702
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917702
url http://hdl.handle.net/10183/102702
identifier_str_mv 000917702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102702/1/000917702.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102702/2/000917702.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102702/3/000917702.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c0722eedbb8680c2ec3b878cd00edf5
496c7268741550dc830981ffa4bfce67
535a5e2a77997d53c7522a2a55e1ada9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132749955072