A importância da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como ferramenta estratégica para a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Larissa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rosa, Roger dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222492
Resumo: O presente ensaio situa historicamente o processo de reorganização do modelo assistencial em saúde brasileiro, priorizando o campo da saúde mental. A análise avança até a instituição da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Apresenta uma reflexão acerca da contribuição da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para a consolidação da RAPS no Brasil. São apresentados quatro aspectos da PNEPS que fortaleceram o modelo de atenção psicossocial em rede vigente: (i) construção de espaços de reflexão e de crítica a respeito das práticas assistenciais que caracterizaram o modelo anterior e das que estão em vigência no modelo atual; (ii) contribuição para desmistificar a crença de que os usuários da saúde mental são perigosos, incapazes e desprovidos de direitos de cidadania; (iii) oferta de um financiamento maior para a educação permanente àqueles municípios que priorizam a cobertura de equipes de saúde da família e de equipes de saúde mental; e (iv) valorização das especificidades regionais no processo de efetivação das mudanças propostas pelo modelo do trabalho em rede. As ações de educação permanente em saúde mental, ao apresentar para as próximas gerações de trabalhadores da saúde mental coletiva o histórico das práticas assistenciais ocorridas no período anterior à Reforma Psiquiátrica, influenciarão positivamente na consolidação das melhorias já conquistadas e na busca por novos avanços.
id UFRGS-2_c5f7ea058972a8ced208b78a9e098949
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222492
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weber, LarissaRosa, Roger dos Santos2021-06-21T04:28:21Z20182525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/222492001097267O presente ensaio situa historicamente o processo de reorganização do modelo assistencial em saúde brasileiro, priorizando o campo da saúde mental. A análise avança até a instituição da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Apresenta uma reflexão acerca da contribuição da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para a consolidação da RAPS no Brasil. São apresentados quatro aspectos da PNEPS que fortaleceram o modelo de atenção psicossocial em rede vigente: (i) construção de espaços de reflexão e de crítica a respeito das práticas assistenciais que caracterizaram o modelo anterior e das que estão em vigência no modelo atual; (ii) contribuição para desmistificar a crença de que os usuários da saúde mental são perigosos, incapazes e desprovidos de direitos de cidadania; (iii) oferta de um financiamento maior para a educação permanente àqueles municípios que priorizam a cobertura de equipes de saúde da família e de equipes de saúde mental; e (iv) valorização das especificidades regionais no processo de efetivação das mudanças propostas pelo modelo do trabalho em rede. As ações de educação permanente em saúde mental, ao apresentar para as próximas gerações de trabalhadores da saúde mental coletiva o histórico das práticas assistenciais ocorridas no período anterior à Reforma Psiquiátrica, influenciarão positivamente na consolidação das melhorias já conquistadas e na busca por novos avanços.This essay places the process of reorganization of the Brazilian health care model historically, prioritizing the field of mental health. The analysis advances to the institution of the Psychosocial Care Network (RAPS). It presents a reflection about the contribution of the National Permanent Education Policy in Health (PNEPS) for the consolidation of RAPS in Brazil. Four aspects of the PNEPS that strengthen the current psychosocial care network model are presented: (i) construction of spaces for reflection and criticism regarding the assistance practices that characterized the previous model and those that are in force in the current model; (ii) contribution to demystify the belief that mental health users are dangerous, incapable and deprived of citizenship rights; (iii) offer greater funding for continuing education to those municipalities that prioritize the coverage of family health teams and mental health teams; and (iv) valorization of regional specificities in the process of effecting the changes proposed by the network model. The actions of permanent education in mental health, presenting to the next generations of collective mental health workers the history of the care practices that occurred in the period prior to the Psychiatric Reform, will positively influence the consolidation of the improvements already achieved and the search for new advances.El presente ensayo sitúa históricamente el proceso de reorganización del modelo asistencial en salud brasileño, priorizando el campo de la salud mental. El análisis avanza hasta la institución de la Red de Atención Psicosocial (RAPS). Presenta una reflexión acerca de la contribución de la Política Nacional de Educación Permanente en Salud (PNEPS) para la consolidación de la RAPS en Brasil. Se presentan cuatro aspectos de la PNEPS que fortalecieron el modelo de atención psicosocial en red vigente: (i) construcción de espacios de reflexión y de crítica respecto de las prácticas asistenciales que caracterizaron el modelo anterior y de las que están en vigencia en el modelo actual; (ii) contribución a desmitificar la creencia de que los usuarios de la salud mental son peligrosos, incapaces y desprovistos de derechos de ciudadanía; (iii) oferta de una financiación mayor para la educación permanente a aquellos municipios que priorizan la cobertura de equipos de salud de la familia y de equipos de salud mental; y (iv) valorización de las especificidades regionales en el proceso de efectividad de los cambios propuestos por el modelo del trabajo en red. Las acciones de educación permanente en salud mental, al presentar para las próximas generaciones de trabajadores de la salud mental colectiva el histórico de las prácticas asistenciales ocurridas en el período anterior a la Reforma Psiquiátrica, influenciarán positivamente en la consolidación de las mejoras ya conquistadas y en la búsqueda de nuevos avances.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 2, n. 3 (2018), p. 55-62.Sistema Único de SaúdeEducação continuadaSaúde mentalAtenção à saúdeUnified Health SystemContinuing educationMental healthDelivery of health careSistema Único de SaludEducación continuaSalud mentalPrestación de atencion de saludA importância da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como ferramenta estratégica para a consolidação da Rede de Atenção PsicossocialThe importance of the National Permanent Education Policy in Health as a strategic tool for the consolidation of the Psychosocial Care Network La importancia de la Política Nacional de Educación Permanente en Salud como herramienta estratégica para la consolidación de la Red de Atención Psicosocial info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097267.pdf.txt001097267.pdf.txtExtracted Texttext/plain26233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222492/2/001097267.pdf.txtcb4b2a403a7baf6bbccbde62fabcd6acMD52ORIGINAL001097267.pdfTexto completoapplication/pdf473643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222492/1/001097267.pdf27d0b9640e0835769c6cc3192eb8fc0dMD5110183/2224922023-08-26 03:36:44.742357oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222492Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-26T06:36:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como ferramenta estratégica para a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The importance of the National Permanent Education Policy in Health as a strategic tool for the consolidation of the Psychosocial Care Network
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La importancia de la Política Nacional de Educación Permanente en Salud como herramienta estratégica para la consolidación de la Red de Atención Psicosocial
title A importância da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como ferramenta estratégica para a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial
spellingShingle A importância da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como ferramenta estratégica para a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial
Weber, Larissa
Sistema Único de Saúde
Educação continuada
Saúde mental
Atenção à saúde
Unified Health System
Continuing education
Mental health
Delivery of health care
Sistema Único de Salud
Educación continua
Salud mental
Prestación de atencion de salud
title_short A importância da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como ferramenta estratégica para a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial
title_full A importância da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como ferramenta estratégica para a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial
title_fullStr A importância da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como ferramenta estratégica para a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial
title_full_unstemmed A importância da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como ferramenta estratégica para a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial
title_sort A importância da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como ferramenta estratégica para a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial
author Weber, Larissa
author_facet Weber, Larissa
Rosa, Roger dos Santos
author_role author
author2 Rosa, Roger dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Larissa
Rosa, Roger dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Educação continuada
Saúde mental
Atenção à saúde
topic Sistema Único de Saúde
Educação continuada
Saúde mental
Atenção à saúde
Unified Health System
Continuing education
Mental health
Delivery of health care
Sistema Único de Salud
Educación continua
Salud mental
Prestación de atencion de salud
dc.subject.eng.fl_str_mv Unified Health System
Continuing education
Mental health
Delivery of health care
dc.subject.spa.fl_str_mv Sistema Único de Salud
Educación continua
Salud mental
Prestación de atencion de salud
description O presente ensaio situa historicamente o processo de reorganização do modelo assistencial em saúde brasileiro, priorizando o campo da saúde mental. A análise avança até a instituição da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Apresenta uma reflexão acerca da contribuição da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para a consolidação da RAPS no Brasil. São apresentados quatro aspectos da PNEPS que fortaleceram o modelo de atenção psicossocial em rede vigente: (i) construção de espaços de reflexão e de crítica a respeito das práticas assistenciais que caracterizaram o modelo anterior e das que estão em vigência no modelo atual; (ii) contribuição para desmistificar a crença de que os usuários da saúde mental são perigosos, incapazes e desprovidos de direitos de cidadania; (iii) oferta de um financiamento maior para a educação permanente àqueles municípios que priorizam a cobertura de equipes de saúde da família e de equipes de saúde mental; e (iv) valorização das especificidades regionais no processo de efetivação das mudanças propostas pelo modelo do trabalho em rede. As ações de educação permanente em saúde mental, ao apresentar para as próximas gerações de trabalhadores da saúde mental coletiva o histórico das práticas assistenciais ocorridas no período anterior à Reforma Psiquiátrica, influenciarão positivamente na consolidação das melhorias já conquistadas e na busca por novos avanços.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-21T04:28:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222492
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-507X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097267
identifier_str_mv 2525-507X
001097267
url http://hdl.handle.net/10183/222492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 2, n. 3 (2018), p. 55-62.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222492/2/001097267.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222492/1/001097267.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cb4b2a403a7baf6bbccbde62fabcd6ac
27d0b9640e0835769c6cc3192eb8fc0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225021740285952