Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174357 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso traz como eixo norteador o seguinte problema de pesquisa: qual deve ser o papel da escola, em especial do corpo docente, em relação à leitura como fruição para a formação do leitor literário nos anos iniciais? Os principais objetivos deste estudo consistem em promover a reflexão sobre a importância da literatura infantil não apenas na sua intencionalidade educativa, mas na formação de um leitor literário, identificando em que momentos a literatura infantil pode ser disponibilizada para as crianças para que elas possam usufruir dela de forma prazerosa, sem qualquer obrigatoriedade de transformá-la em conteúdo didático. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza por uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, a partir de autores/as como Nelly Novaes Coelho (2000), Michèle Petit (2017), Yolanda Reyes (2010), Teresa Colomer (2007), Gládis Kaercher (2015), Cristina Rosa (2011) dentre outros/as. Foram levantadas três categorias de análise, a saber: literatura como expressão artística, a apreciação da literatura em sala de aula e contribuições para a formação do leitor literário. Finalizo o trabalho disponibilizando uma lista de livros e CD’s que contribuem para a formação do leitor literário. A partir da construção destes eixos pode-se verificar que a literatura deve ser entendida como forma de expressão cultural. |
id |
UFRGS-2_c65f9ee13bed2feae6772ce99de8f2c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174357 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Bruna Valasco dosFelipe, Jane2018-04-04T02:25:54Z2017http://hdl.handle.net/10183/174357001062265O presente trabalho de conclusão de curso traz como eixo norteador o seguinte problema de pesquisa: qual deve ser o papel da escola, em especial do corpo docente, em relação à leitura como fruição para a formação do leitor literário nos anos iniciais? Os principais objetivos deste estudo consistem em promover a reflexão sobre a importância da literatura infantil não apenas na sua intencionalidade educativa, mas na formação de um leitor literário, identificando em que momentos a literatura infantil pode ser disponibilizada para as crianças para que elas possam usufruir dela de forma prazerosa, sem qualquer obrigatoriedade de transformá-la em conteúdo didático. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza por uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, a partir de autores/as como Nelly Novaes Coelho (2000), Michèle Petit (2017), Yolanda Reyes (2010), Teresa Colomer (2007), Gládis Kaercher (2015), Cristina Rosa (2011) dentre outros/as. Foram levantadas três categorias de análise, a saber: literatura como expressão artística, a apreciação da literatura em sala de aula e contribuições para a formação do leitor literário. Finalizo o trabalho disponibilizando uma lista de livros e CD’s que contribuem para a formação do leitor literário. A partir da construção destes eixos pode-se verificar que a literatura deve ser entendida como forma de expressão cultural.application/pdfporEducação infantilLiteratura infantilLiteratura juvenilLiteratura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062265.pdf001062265.pdfTexto completoapplication/pdf1298685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174357/1/001062265.pdfb1cd5ae6b9900e5fb0ab824b3b82845aMD51TEXT001062265.pdf.txt001062265.pdf.txtExtracted Texttext/plain76756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174357/2/001062265.pdf.txt0c176c7ec58af436bde1b1afcc330ef5MD52THUMBNAIL001062265.pdf.jpg001062265.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174357/3/001062265.pdf.jpge04df54bb4c54c3cc1701e79baf4d179MD5310183/1743572018-10-25 09:53:49.225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174357Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T12:53:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica |
title |
Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica |
spellingShingle |
Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica Santos, Bruna Valasco dos Educação infantil Literatura infantil Literatura juvenil |
title_short |
Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica |
title_full |
Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica |
title_fullStr |
Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica |
title_full_unstemmed |
Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica |
title_sort |
Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica |
author |
Santos, Bruna Valasco dos |
author_facet |
Santos, Bruna Valasco dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bruna Valasco dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Felipe, Jane |
contributor_str_mv |
Felipe, Jane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Literatura infantil Literatura juvenil |
topic |
Educação infantil Literatura infantil Literatura juvenil |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso traz como eixo norteador o seguinte problema de pesquisa: qual deve ser o papel da escola, em especial do corpo docente, em relação à leitura como fruição para a formação do leitor literário nos anos iniciais? Os principais objetivos deste estudo consistem em promover a reflexão sobre a importância da literatura infantil não apenas na sua intencionalidade educativa, mas na formação de um leitor literário, identificando em que momentos a literatura infantil pode ser disponibilizada para as crianças para que elas possam usufruir dela de forma prazerosa, sem qualquer obrigatoriedade de transformá-la em conteúdo didático. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza por uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, a partir de autores/as como Nelly Novaes Coelho (2000), Michèle Petit (2017), Yolanda Reyes (2010), Teresa Colomer (2007), Gládis Kaercher (2015), Cristina Rosa (2011) dentre outros/as. Foram levantadas três categorias de análise, a saber: literatura como expressão artística, a apreciação da literatura em sala de aula e contribuições para a formação do leitor literário. Finalizo o trabalho disponibilizando uma lista de livros e CD’s que contribuem para a formação do leitor literário. A partir da construção destes eixos pode-se verificar que a literatura deve ser entendida como forma de expressão cultural. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-04T02:25:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174357 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062265 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174357 |
identifier_str_mv |
001062265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174357/1/001062265.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174357/2/001062265.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174357/3/001062265.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1cd5ae6b9900e5fb0ab824b3b82845a 0c176c7ec58af436bde1b1afcc330ef5 e04df54bb4c54c3cc1701e79baf4d179 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824426865943642112 |