Perspectiva do estudante de enfermagem sobre a liderança do enfermeiro e o seu ensino na graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saul, Rafaela Stahl
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/280490
Resumo: Introdução: Com a constante mudança nos serviços de saúde, as organizações necessitam de profissionais competentes para assumir cargos de liderança. A enfermagem, além dos conhecimentos técnico-assistenciais, também deve ser reconhecida para assumir o importante papel de coordenador do cuidado, assumindo postos de liderança. Treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências de um líder necessitam ser feitos de forma contínua e iniciados principalmente durante a graduação. Diante deste cenário dinâmico da sociedade, estudos sobre liderança se tornam importantes para destacar a perspectiva dos estudantes sobre liderança e seu ensino no curso de graduação, incentivando a implementação de estratégias para mudanças no planejamento educacional relativos à liderança. Objetivo: Conhecer como estudantes concluintes do curso de enfermagem percebem a liderança do enfermeiro e o ensino deste tema em sua formação. Método: Recorte de um projeto maior intitulado “Perspectivas de estudantes de enfermagem sobre liderança: um estudo qualitativo multicêntrico”. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, multicêntrico, com abordagem qualitativa. O instrumento Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) foi utilizado para guiar a construção metodológica deste estudo. Resultados: Participaram do estudo 16 alunos do último ano (9° e 10° semestre) do Curso de Graduação em Enfermagem, majoritariamente do gênero feminino (81%) e com idade entre 22 e 26 anos. A partir do corpus do material coletado e da análise de conteúdo, emergiram quatro categorias temáticas: situações percebidas da liderança do enfermeiro; o desafio do ensino da liderança; atributos e qualidades essenciais para a liderança; conceito de liderança. Em cada classificação foram observadas subcategorias, as quais possuem características específicas comuns. Considerações finais: Os resultados do estudo mostraram que os graduandos reconhecem as competências e habilidades do enfermeiro líder e também a necessidade de um ensino mais robusto e contínuo da temática. Foi destacada a insuficiência do suporte teórico atual e a importância da abordagem precoce do tema para garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados. Foram também identificadas habilidades da liderança (comunicação efetiva, resolução de conflitos, motivação, conhecimento, acessibilidade e empatia, aspectos essenciais para a gestão em saúde e enfermagem) como aspectos essenciais para uma gestão.
id UFRGS-2_c67230f0377f28ef000274bf4d3be31b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280490
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saul, Rafaela StahlMagalhães, Ana Maria Müller de2024-10-25T06:44:27Z2024http://hdl.handle.net/10183/280490001211421Introdução: Com a constante mudança nos serviços de saúde, as organizações necessitam de profissionais competentes para assumir cargos de liderança. A enfermagem, além dos conhecimentos técnico-assistenciais, também deve ser reconhecida para assumir o importante papel de coordenador do cuidado, assumindo postos de liderança. Treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências de um líder necessitam ser feitos de forma contínua e iniciados principalmente durante a graduação. Diante deste cenário dinâmico da sociedade, estudos sobre liderança se tornam importantes para destacar a perspectiva dos estudantes sobre liderança e seu ensino no curso de graduação, incentivando a implementação de estratégias para mudanças no planejamento educacional relativos à liderança. Objetivo: Conhecer como estudantes concluintes do curso de enfermagem percebem a liderança do enfermeiro e o ensino deste tema em sua formação. Método: Recorte de um projeto maior intitulado “Perspectivas de estudantes de enfermagem sobre liderança: um estudo qualitativo multicêntrico”. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, multicêntrico, com abordagem qualitativa. O instrumento Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) foi utilizado para guiar a construção metodológica deste estudo. Resultados: Participaram do estudo 16 alunos do último ano (9° e 10° semestre) do Curso de Graduação em Enfermagem, majoritariamente do gênero feminino (81%) e com idade entre 22 e 26 anos. A partir do corpus do material coletado e da análise de conteúdo, emergiram quatro categorias temáticas: situações percebidas da liderança do enfermeiro; o desafio do ensino da liderança; atributos e qualidades essenciais para a liderança; conceito de liderança. Em cada classificação foram observadas subcategorias, as quais possuem características específicas comuns. Considerações finais: Os resultados do estudo mostraram que os graduandos reconhecem as competências e habilidades do enfermeiro líder e também a necessidade de um ensino mais robusto e contínuo da temática. Foi destacada a insuficiência do suporte teórico atual e a importância da abordagem precoce do tema para garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados. Foram também identificadas habilidades da liderança (comunicação efetiva, resolução de conflitos, motivação, conhecimento, acessibilidade e empatia, aspectos essenciais para a gestão em saúde e enfermagem) como aspectos essenciais para uma gestão.application/pdfporLiderançaEducação em enfermagemEnfermeiras e enfermeirosEstudantes de enfermagemPapel do profissional de enfermagemPerspectiva do estudante de enfermagem sobre a liderança do enfermeiro e o seu ensino na graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2024Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001211421.pdf.txt001211421.pdf.txtExtracted Texttext/plain33122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280490/2/001211421.pdf.txt94315f513e752d352ddfb868584c6939MD52ORIGINAL001211421.pdfTexto parcialapplication/pdf973768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280490/1/001211421.pdfe6040d6c8de59ee7991a949a96184200MD5110183/2804902024-10-26 06:55:56.854976oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280490Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-26T09:55:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectiva do estudante de enfermagem sobre a liderança do enfermeiro e o seu ensino na graduação
title Perspectiva do estudante de enfermagem sobre a liderança do enfermeiro e o seu ensino na graduação
spellingShingle Perspectiva do estudante de enfermagem sobre a liderança do enfermeiro e o seu ensino na graduação
Saul, Rafaela Stahl
Liderança
Educação em enfermagem
Enfermeiras e enfermeiros
Estudantes de enfermagem
Papel do profissional de enfermagem
title_short Perspectiva do estudante de enfermagem sobre a liderança do enfermeiro e o seu ensino na graduação
title_full Perspectiva do estudante de enfermagem sobre a liderança do enfermeiro e o seu ensino na graduação
title_fullStr Perspectiva do estudante de enfermagem sobre a liderança do enfermeiro e o seu ensino na graduação
title_full_unstemmed Perspectiva do estudante de enfermagem sobre a liderança do enfermeiro e o seu ensino na graduação
title_sort Perspectiva do estudante de enfermagem sobre a liderança do enfermeiro e o seu ensino na graduação
author Saul, Rafaela Stahl
author_facet Saul, Rafaela Stahl
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saul, Rafaela Stahl
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magalhães, Ana Maria Müller de
contributor_str_mv Magalhães, Ana Maria Müller de
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Educação em enfermagem
Enfermeiras e enfermeiros
Estudantes de enfermagem
Papel do profissional de enfermagem
topic Liderança
Educação em enfermagem
Enfermeiras e enfermeiros
Estudantes de enfermagem
Papel do profissional de enfermagem
description Introdução: Com a constante mudança nos serviços de saúde, as organizações necessitam de profissionais competentes para assumir cargos de liderança. A enfermagem, além dos conhecimentos técnico-assistenciais, também deve ser reconhecida para assumir o importante papel de coordenador do cuidado, assumindo postos de liderança. Treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências de um líder necessitam ser feitos de forma contínua e iniciados principalmente durante a graduação. Diante deste cenário dinâmico da sociedade, estudos sobre liderança se tornam importantes para destacar a perspectiva dos estudantes sobre liderança e seu ensino no curso de graduação, incentivando a implementação de estratégias para mudanças no planejamento educacional relativos à liderança. Objetivo: Conhecer como estudantes concluintes do curso de enfermagem percebem a liderança do enfermeiro e o ensino deste tema em sua formação. Método: Recorte de um projeto maior intitulado “Perspectivas de estudantes de enfermagem sobre liderança: um estudo qualitativo multicêntrico”. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, multicêntrico, com abordagem qualitativa. O instrumento Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) foi utilizado para guiar a construção metodológica deste estudo. Resultados: Participaram do estudo 16 alunos do último ano (9° e 10° semestre) do Curso de Graduação em Enfermagem, majoritariamente do gênero feminino (81%) e com idade entre 22 e 26 anos. A partir do corpus do material coletado e da análise de conteúdo, emergiram quatro categorias temáticas: situações percebidas da liderança do enfermeiro; o desafio do ensino da liderança; atributos e qualidades essenciais para a liderança; conceito de liderança. Em cada classificação foram observadas subcategorias, as quais possuem características específicas comuns. Considerações finais: Os resultados do estudo mostraram que os graduandos reconhecem as competências e habilidades do enfermeiro líder e também a necessidade de um ensino mais robusto e contínuo da temática. Foi destacada a insuficiência do suporte teórico atual e a importância da abordagem precoce do tema para garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados. Foram também identificadas habilidades da liderança (comunicação efetiva, resolução de conflitos, motivação, conhecimento, acessibilidade e empatia, aspectos essenciais para a gestão em saúde e enfermagem) como aspectos essenciais para uma gestão.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-25T06:44:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/280490
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001211421
url http://hdl.handle.net/10183/280490
identifier_str_mv 001211421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280490/2/001211421.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280490/1/001211421.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 94315f513e752d352ddfb868584c6939
e6040d6c8de59ee7991a949a96184200
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447375555067904