Casa Familiar Rural Filhos da Terra : impactos na sucessão e no desenvolvimento da agricultura familiar na Região Fronteira Noroeste RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254291 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral descrever os impactos gerados na Região Fronteira Noroeste do RS, no campo da sucessão rural e do desenvolvimento da agricultura familiar a partir da atuação da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Filhos da Terra. Como objetivo específicos tem-se de descrever o processo histórico que levou a fundação da Associação Casa Familiar Rural Filhos da Terra, a implementação da escola de formação e, posteriormente a busca da certificação de Escola de Ensino Médio, tornando-se a Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Filhos da Terra, instalada na comunidade Butiá Norte, interior do município de Campina das Missões, RS, com atuação na Região Fronteira Noroeste do RS. A pesquisa se deu com 03 jovens egressos e com 03 jovens que estão finalizando o 3º ano de formação no Ensino Médio na CFR Filhos da Terra, bem como com suas famílias, coordenação escolar e entidades associadas, visando compreender a realidade e as experiências vivenciadas pelos jovens e por suas famílias antes da inserção na CFR Filhos da Terra, durante e posterior ao processo de educação lá acessado. A pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso, cuja metodologia qualitativa se embasou em pesquisas bibliográficas e documentais, além de entrevistas com pessoas ligadas à instituição. Para analisar os dados usou-se o método de análise qualitativa. Por fim, analisando o processo de ensino sobre a ótica dos jovens e famílias foi possível diagnosticar a importância de uma educação voltada aos jovens do campo, e os impactos gerados no processo de sucessão rural e no desenvolvimento da agricultura familiar na região FN do RS, destacando a importância da existência desta escola, das práticas educativas aplicadas, da metodologia da Pedagogia da Alternância para que os jovens possam acessar uma formação integral, que os prepara para atuarem na propriedade da família, nas comunidades rurais bem como no município e região, tornando-se também lideranças comprometidas com os princípios do Desenvolvimento Rural Sustentável. |
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Giehl, Carine AndréiaConterato, Marcelo AntonioAraújo, Heliene Macedo de2023-02-07T05:02:32Z2022http://hdl.handle.net/10183/254291001160139Este trabalho teve como objetivo geral descrever os impactos gerados na Região Fronteira Noroeste do RS, no campo da sucessão rural e do desenvolvimento da agricultura familiar a partir da atuação da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Filhos da Terra. Como objetivo específicos tem-se de descrever o processo histórico que levou a fundação da Associação Casa Familiar Rural Filhos da Terra, a implementação da escola de formação e, posteriormente a busca da certificação de Escola de Ensino Médio, tornando-se a Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Filhos da Terra, instalada na comunidade Butiá Norte, interior do município de Campina das Missões, RS, com atuação na Região Fronteira Noroeste do RS. A pesquisa se deu com 03 jovens egressos e com 03 jovens que estão finalizando o 3º ano de formação no Ensino Médio na CFR Filhos da Terra, bem como com suas famílias, coordenação escolar e entidades associadas, visando compreender a realidade e as experiências vivenciadas pelos jovens e por suas famílias antes da inserção na CFR Filhos da Terra, durante e posterior ao processo de educação lá acessado. A pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso, cuja metodologia qualitativa se embasou em pesquisas bibliográficas e documentais, além de entrevistas com pessoas ligadas à instituição. Para analisar os dados usou-se o método de análise qualitativa. Por fim, analisando o processo de ensino sobre a ótica dos jovens e famílias foi possível diagnosticar a importância de uma educação voltada aos jovens do campo, e os impactos gerados no processo de sucessão rural e no desenvolvimento da agricultura familiar na região FN do RS, destacando a importância da existência desta escola, das práticas educativas aplicadas, da metodologia da Pedagogia da Alternância para que os jovens possam acessar uma formação integral, que os prepara para atuarem na propriedade da família, nas comunidades rurais bem como no município e região, tornando-se também lideranças comprometidas com os princípios do Desenvolvimento Rural Sustentável.This work had as general objective to describe th eimpacts generated in the Northwest Frontier Region of RS, in the field of rural succession and the development of family agriculture from the performance of the Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Filhos da Terra. The specific objectiveis the historical process that led to the foundation of the Associação Casa Familiar Rural Filhos da Terra, the implementation of the training schooland, later, the search for the certification of a High School, becoming the Escola de Ensino Médio Casa Rural Family Filhos da Terra, located in the Butiá Norte community, in the country side of Campina das Missões, RS, working in the Northwest Frontier Regionof RS. training in High Schoolat CFR Filhos da Terra, as well as with their families, school coordination and associatedentities, aiming to understand the reality and experiences lived by young people and their families before joining CFR Filhos da Terra, during and after the process of education accessed there. The research was characterized as a case study, whos equalitative methodology was based on bibliographic and documentary research, as wellas interviews with people linked to the institution. To analyze the data, the qualitative analysis method was used. Finally, analyzing the teaching process from the perspective of young people and families, it was possible to diagnose the importance of an education aimed at young people in the country side, and the impacts generated in the process of rural succession and in the development of family agriculture in the FN regionof RS, high lighting the importance of the existence of this school, of the educational practices applied, of the methodology of the Pedagogy of Alternation so that young people canaccessan integral formation, which prepares them to work on the family property, in rural communities as well as in the municipality and region, making There are also leaders committed to the principles of Sustainable Rural Development.application/pdfporDesenvolvimento ruralAgricultura familiarSucessão familiarEducaçãoRural successionEducationSustainabilityDevelopmentFamily farmingCasa Familiar Rural Filhos da Terra : impactos na sucessão e no desenvolvimento da agricultura familiar na Região Fronteira Noroeste RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2022Desenvolvimento Rural: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160139.pdf.txt001160139.pdf.txtExtracted Texttext/plain77580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254291/2/001160139.pdf.txtb305fbc4cb4e2c9c7464d4d65f596491MD52ORIGINAL001160139.pdfTexto completoapplication/pdf366380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254291/1/001160139.pdf129fbce21376f381f348e49044126cbbMD5110183/2542912023-03-03 03:25:58.136662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254291Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-03T06:25:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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