Análise de uma carteira de clientes bancária pessoa jurídica em função dos seus índices de rentabilidade e relacionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oldrá, Rui Augusto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36703
Resumo: A acelerada globalização e o processo dinâmico de crescimento do mercado empresarial ocorridos nos últimos anos mudaram a forma como as empresas atuam nesse mercado. As empresas ligadas ao sistema financeiro talvez sejam o maior exemplo desse fato. Esse trabalho realizou um estudo de caso, analisando uma carteira de crédito da agência Bento Gonçalves do banco Beta, em função da sua nova visão estratégica de obter uma rápida rentabilização dos clientes classificados como Micro e Pequenas Empresas. O estudo utilizou dados coletados na própria agência referente às carteiras dos clientes pessoa jurídica com especial atenção na carteira considerada com menor índice de rentabilização. Inserida em um contexto com mais duas carteiras destinadas à pessoa jurídica essa carteira denominada Atendimento PJ abriga as empresas classificadas como micro e pequenas. O estudo analisou importantes dados referente ao relacionamento dos clientes com o banco que compõe diretamente a rentabilidade a carteira. Informações como, tempo de relacionamento com o banco, margem de contribuição observada e a margem de contribuição esperada foram analisadas e comparadas com as demais carteiras. O estudo mostrou uma grande diferença relacionada a diversos aspectos entre as três carteiras, como o perfil dos seus clientes, os índices de retorno que o banco espera de cada carteira e principalmente a eficiência da agência referente à rentabilização da carteira destinada à micro e pequenas empresas.
id UFRGS-2_c6840d9abe1b5bed5e06c4b75808bc2b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36703
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oldrá, Rui AugustoKloeckner, Gilberto de OliveiraGroselli, Ricardo2012-01-19T01:20:49Z2011http://hdl.handle.net/10183/36703000792913A acelerada globalização e o processo dinâmico de crescimento do mercado empresarial ocorridos nos últimos anos mudaram a forma como as empresas atuam nesse mercado. As empresas ligadas ao sistema financeiro talvez sejam o maior exemplo desse fato. Esse trabalho realizou um estudo de caso, analisando uma carteira de crédito da agência Bento Gonçalves do banco Beta, em função da sua nova visão estratégica de obter uma rápida rentabilização dos clientes classificados como Micro e Pequenas Empresas. O estudo utilizou dados coletados na própria agência referente às carteiras dos clientes pessoa jurídica com especial atenção na carteira considerada com menor índice de rentabilização. Inserida em um contexto com mais duas carteiras destinadas à pessoa jurídica essa carteira denominada Atendimento PJ abriga as empresas classificadas como micro e pequenas. O estudo analisou importantes dados referente ao relacionamento dos clientes com o banco que compõe diretamente a rentabilidade a carteira. Informações como, tempo de relacionamento com o banco, margem de contribuição observada e a margem de contribuição esperada foram analisadas e comparadas com as demais carteiras. O estudo mostrou uma grande diferença relacionada a diversos aspectos entre as três carteiras, como o perfil dos seus clientes, os índices de retorno que o banco espera de cada carteira e principalmente a eficiência da agência referente à rentabilização da carteira destinada à micro e pequenas empresas.application/pdfporMicro e pequenas empresasRentabilidadeAnálise de uma carteira de clientes bancária pessoa jurídica em função dos seus índices de rentabilidade e relacionamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulPorto Alegre, BR-RSAdministraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000792913.pdf.txt000792913.pdf.txtExtracted Texttext/plain86564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36703/2/000792913.pdf.txtd1ed7ff9d04dcd88558a3ceb6519950aMD52ORIGINAL000792913.pdf000792913.pdfTexto completoapplication/pdf1616223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36703/1/000792913.pdf7adfe413e5f2bc8993e6bb4b5d11743bMD51THUMBNAIL000792913.pdf.jpg000792913.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36703/3/000792913.pdf.jpgc5e4102579d58ec155482168804e29fcMD5310183/367032018-10-10 07:49:01.276oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36703Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:49:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de uma carteira de clientes bancária pessoa jurídica em função dos seus índices de rentabilidade e relacionamento
title Análise de uma carteira de clientes bancária pessoa jurídica em função dos seus índices de rentabilidade e relacionamento
spellingShingle Análise de uma carteira de clientes bancária pessoa jurídica em função dos seus índices de rentabilidade e relacionamento
Oldrá, Rui Augusto
Micro e pequenas empresas
Rentabilidade
title_short Análise de uma carteira de clientes bancária pessoa jurídica em função dos seus índices de rentabilidade e relacionamento
title_full Análise de uma carteira de clientes bancária pessoa jurídica em função dos seus índices de rentabilidade e relacionamento
title_fullStr Análise de uma carteira de clientes bancária pessoa jurídica em função dos seus índices de rentabilidade e relacionamento
title_full_unstemmed Análise de uma carteira de clientes bancária pessoa jurídica em função dos seus índices de rentabilidade e relacionamento
title_sort Análise de uma carteira de clientes bancária pessoa jurídica em função dos seus índices de rentabilidade e relacionamento
author Oldrá, Rui Augusto
author_facet Oldrá, Rui Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oldrá, Rui Augusto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kloeckner, Gilberto de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Groselli, Ricardo
contributor_str_mv Kloeckner, Gilberto de Oliveira
Groselli, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Micro e pequenas empresas
Rentabilidade
topic Micro e pequenas empresas
Rentabilidade
description A acelerada globalização e o processo dinâmico de crescimento do mercado empresarial ocorridos nos últimos anos mudaram a forma como as empresas atuam nesse mercado. As empresas ligadas ao sistema financeiro talvez sejam o maior exemplo desse fato. Esse trabalho realizou um estudo de caso, analisando uma carteira de crédito da agência Bento Gonçalves do banco Beta, em função da sua nova visão estratégica de obter uma rápida rentabilização dos clientes classificados como Micro e Pequenas Empresas. O estudo utilizou dados coletados na própria agência referente às carteiras dos clientes pessoa jurídica com especial atenção na carteira considerada com menor índice de rentabilização. Inserida em um contexto com mais duas carteiras destinadas à pessoa jurídica essa carteira denominada Atendimento PJ abriga as empresas classificadas como micro e pequenas. O estudo analisou importantes dados referente ao relacionamento dos clientes com o banco que compõe diretamente a rentabilidade a carteira. Informações como, tempo de relacionamento com o banco, margem de contribuição observada e a margem de contribuição esperada foram analisadas e comparadas com as demais carteiras. O estudo mostrou uma grande diferença relacionada a diversos aspectos entre as três carteiras, como o perfil dos seus clientes, os índices de retorno que o banco espera de cada carteira e principalmente a eficiência da agência referente à rentabilização da carteira destinada à micro e pequenas empresas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-19T01:20:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36703
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000792913
url http://hdl.handle.net/10183/36703
identifier_str_mv 000792913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36703/2/000792913.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36703/1/000792913.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36703/3/000792913.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d1ed7ff9d04dcd88558a3ceb6519950a
7adfe413e5f2bc8993e6bb4b5d11743b
c5e4102579d58ec155482168804e29fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224421042552832