Equilíbrio estático e dinâmico de indivíduos praticantes e não praticantes de atividades aquáticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87753 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi comparar o equilíbrio corporal estático e dinâmico entre praticantes do Projeto de Extensão em Atividades Aquáticas da ESEF/UFRGS e não praticantes, assim como reavaliar os praticantes após um período de 12 semanas de interrupção das aulas. A amostra foi composta por 55 indivíduos, 40 praticantes de atividades aquáticas (GP; 65,60±8,24 anos) e 15 não praticantes (GNP; 60,66±9,91 anos). O GP realizou duas sessões de avaliação, uma no final do ano e outra logo após 12 semanas de férias. Já o GNP foi avaliado em apenas uma sessão, previamente ao início das aulas. O equilíbrio estático foi mensurado através de um acelerômetro nas situações de apoio uni e bipodal com (UC, BC) e sem venda (US, BS) nos olhos e o tempo do teste de apoio unipodal (TU). O equilíbrio dinâmico foi avaliado através dos testes 8-Foot Up and Go (8-Ft) e marcha Tandem de 10 passos (MT). Para análise dos dados de acelerometria foi utilizado o valor Root Mean Square (RMS). Para análise estatística utilizou-se estatística descritiva (média, desvio-padrão, mediana e intervalo interquartílico), teste de normalidade de Shapiro-Wilk, teste de homogeneidade de Levene, teste de Mann Whitney para comparação entre grupo com dados não paramétricos, teste t independente para comparação entre grupos com os dados paramétricos. Para análise dos momentos antes e após a interrupção em GP, utilizou-se teste t pareado para os dados paramétricos e teste de Wilxocon para os dados não paramétricos. Foi utilizado o pacote estatístico SPSS versão 18.0 e adotado um nível de significância de α= 0,05. A análise entre grupos revelou menor oscilação corporal em todas as situações avaliadas com o acelerômetro para o GP (p<0,01), que também apresentou menor tempo no teste de MT (p<0,05). Todavia, os demais testes não apresentaram diferença significativa entre os grupos. Após 12 semanas de interrupção, o GP apresentou significativo aumento da oscilação corporal em todas as situações avaliadas com o acelerômetro (p<0,01). Também foi possível observar uma melhora no tempo do teste 8-Ft (p<0,01), e uma manutenção do tempo no teste de MT e TU. Sendo assim, pode-se concluir que a prática de modalidades aquáticas, com uma periodização adequada, objetivos específicos e aulas bem estruturadas, é benéfica para o equilíbrio corporal estático e dinâmico de indivíduos adultos e idosos. Além disso, após um período de interrupção de 12 semanas houve um declínio significativo no equilíbrio estático dos sujeitos, indicado pelos dados de acelerometria, e manutenção do desempenho na MT e no TU. |
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Morales, Priscila DaméKruel, Luiz Fernando Martins2014-02-26T01:51:40Z2013http://hdl.handle.net/10183/87753000911881O objetivo do presente estudo foi comparar o equilíbrio corporal estático e dinâmico entre praticantes do Projeto de Extensão em Atividades Aquáticas da ESEF/UFRGS e não praticantes, assim como reavaliar os praticantes após um período de 12 semanas de interrupção das aulas. A amostra foi composta por 55 indivíduos, 40 praticantes de atividades aquáticas (GP; 65,60±8,24 anos) e 15 não praticantes (GNP; 60,66±9,91 anos). O GP realizou duas sessões de avaliação, uma no final do ano e outra logo após 12 semanas de férias. Já o GNP foi avaliado em apenas uma sessão, previamente ao início das aulas. O equilíbrio estático foi mensurado através de um acelerômetro nas situações de apoio uni e bipodal com (UC, BC) e sem venda (US, BS) nos olhos e o tempo do teste de apoio unipodal (TU). O equilíbrio dinâmico foi avaliado através dos testes 8-Foot Up and Go (8-Ft) e marcha Tandem de 10 passos (MT). Para análise dos dados de acelerometria foi utilizado o valor Root Mean Square (RMS). Para análise estatística utilizou-se estatística descritiva (média, desvio-padrão, mediana e intervalo interquartílico), teste de normalidade de Shapiro-Wilk, teste de homogeneidade de Levene, teste de Mann Whitney para comparação entre grupo com dados não paramétricos, teste t independente para comparação entre grupos com os dados paramétricos. Para análise dos momentos antes e após a interrupção em GP, utilizou-se teste t pareado para os dados paramétricos e teste de Wilxocon para os dados não paramétricos. Foi utilizado o pacote estatístico SPSS versão 18.0 e adotado um nível de significância de α= 0,05. A análise entre grupos revelou menor oscilação corporal em todas as situações avaliadas com o acelerômetro para o GP (p<0,01), que também apresentou menor tempo no teste de MT (p<0,05). Todavia, os demais testes não apresentaram diferença significativa entre os grupos. Após 12 semanas de interrupção, o GP apresentou significativo aumento da oscilação corporal em todas as situações avaliadas com o acelerômetro (p<0,01). Também foi possível observar uma melhora no tempo do teste 8-Ft (p<0,01), e uma manutenção do tempo no teste de MT e TU. Sendo assim, pode-se concluir que a prática de modalidades aquáticas, com uma periodização adequada, objetivos específicos e aulas bem estruturadas, é benéfica para o equilíbrio corporal estático e dinâmico de indivíduos adultos e idosos. Além disso, após um período de interrupção de 12 semanas houve um declínio significativo no equilíbrio estático dos sujeitos, indicado pelos dados de acelerometria, e manutenção do desempenho na MT e no TU.The objective of this study was to compare static and dynamic body balance between non-practitioners and practitioners from the ESEF/UFRGS aquatic exercises extension project, as well as to assess the practitioners after a 12-week period after the classes finish. The study sample comprehends 55 subjects, 40 practitioners (GP; 65,60±8,24 years old) and 15 non-practitioners (GNP; 60,66±9,91 years old). The GP made two assessment sessions, one in the end of the year and another one after 12-week vacation. The other group was assessed in only one session, before they start the exercise classes. The static balance was measured by an accelerometer in uni and bipodal support with (UC, BC) and without blindfold (US, BS) and the time from the unipodal support test (TU) was calculated. The dinamic balance was measured by the 8-Foot Up and Go (8-Ft) and 10-step Tandem-walking (MT) tests. Root Mean Square (RMS) was used to analysis of accelerometry data. For statistical analysis it was used descriptive statistics (mean, standard deviation, median and interquartile range), Shapiro-Wilk normality test, Levene's test of homogeneity, Mann Whitney test for group comparison with non-parametric data, independent paired t-test for group comparison with parametric data. Paired t-test for parametric data and Wilxocon test for non-parametric data were used to analyse the GP before and after the exercises interruption. All the tests were performed by SPSS statistical tool version 18 with a significance level of α =0,05. The analysis between groups revealed less body sway in every situation assessed by accelerometer for GP (p<0,01), which showed also the shortest time in MT test (p<0,05). However, the other tests didn't present any statistical significance between the groups. After 12 weeks interruption, the GP showed significant increase of body sway in all situations assessed by the accelerometer (p<0,01). Also was possible to see an increase in the time for the 8-Ft test (p<0,01), and an stabilization of the time for the MT and TU test. With this, it is possible to conclude that aquatic exercises with proper periodization, specific objectives and well-structured classes, is beneficial for the static and dynamic body balance of adult and elderly individuals. Furthermore, after a 12-week interruption period the static balance of the subjects decreased significantly, as indicated by the accelerometer data, and the MT and TU tests did not change.application/pdfporEquilíbrioPostura corporalExercícios aquáticosStatic and dynamic body balanceAquatic exercisesDetrainingEquilíbrio estático e dinâmico de indivíduos praticantes e não praticantes de atividades aquáticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911881.pdf000911881.pdfTexto completoapplication/pdf648838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87753/1/000911881.pdfdb1632f9ddd15bf3a12ccc98f769f2d3MD51TEXT000911881.pdf.txt000911881.pdf.txtExtracted Texttext/plain98753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87753/2/000911881.pdf.txtbe9eb50e133a501a4f5f226d9e4153ffMD52THUMBNAIL000911881.pdf.jpg000911881.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87753/3/000911881.pdf.jpge04bb1ea1a94cd3d83516a008c80abcbMD5310183/877532018-10-18 08:08:25.376oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87753Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:08:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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