Análise da evolução da concentração no mercado de banda larga no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lehnen, Kelvin Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206242
Resumo: O presente estudo consiste em verificar se as fusões e aquisições do mercado de Banda Larga brasileiro no período compreendido entre 2007 e 2015 contribuíram significativamente para a mudança na estrutura de mercado, sobretudo, na concentração do setor. Adicionalmente, o trabalho tem como objetivos secundários: identificar as fusões e aquisições que ocorreram no período; relacionar as fusões e aquisições com as mudanças na estrutura de mercado; e por fim verificar se está ocorrendo um processo de abertura de mercado, possibilitando a entrada de novos players, ou um processo de monopolização do setor. Foi verificado que com o passar do tempo, e a falta de limitações para as grandes companhias no setor, as fusões e aquisições serviram para aumentar seus poderes de mercado e com isso prejudicando a concorrência no setor, assim como a qualidade da prestação do serviço e a queda no preço ofertado. Todavia, o índice HH indica uma desconcentração de mercado, o qual se justifica pelo emparelhamento das grandes corporações e principalmente pelo forte crescimento do mercado justificado pelo expressivo aumento do número de acessos durante o período em análise.. Por fim foi apresentada uma proposta de modelo de concorrência para o mercado de banda larga com uso de rede com separação funcional. Separando as atividades de implantação e exploração da rede de telecomunicações (no atacado) das atividades de prestação do serviço ao usuário final (no varejo).
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