Educação precoce e psicopedagogia inicial na rede municipal de Porto Alegre : inclusão escolar e infâncias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242113 |
Resumo: | O presente Trabalho de Curso (TC) tem como objetivo apresentar os serviços de Educação Precoce (EP) e Psicopedagogia Inicial (PI) oferecidos pela Rede Municipal de Porto Alegre, analisando as relações e contribuições para as políticas de inclusão na Educação Infantil (EI). Como ferramenta analítica, este trabalho afirma uma posição biopsicossocial sobre a deficiência, com filiação na perspectiva de infância conforme Maria Carmem Silveira Barbosa (2008), desmistificando a dicotomia entre educação especial e inclusão na leitura de Vera Lucia Messias Fialho Capellini (2011), assim como propõe a revisão sobre o papel do laudo clínico apresentado por Rodrigo Mendes (2019). Esta pesquisa tem como princípio metodológico de investigação a abordagem qualitativa participante. E, como instrumento para coleta de dados, formou-se uma roda de conversa com as professoras que atuam nos serviços de EP e PI, por meio de reunião virtual via plataforma Mconf. Os dados desta pesquisa apontam a educação precoce e psicopedagogia inicial como duas modalidades de atendimento que se unem e formam uma grande rede de proteção à infância, essa rede perpassa todos os âmbitos por onde esta criança segue, colaborando com suas aprendizagens e relações sociais. |
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