Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217215 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades de trabalho com um modelo matemático dinâmico em sala de aula e potencialidades do software GeoGebra nestes possíveis cenários. Para isso, consideramos um modelo matemático dinâmico para o problema de otimização da superfície do alvéolo de uma colmeia de abelhas. A discussão do potencial didático da proposta é realizada à luz de referencial teórico sobre modelagem matemática e sobre a utilização de tecnologias digitais, em especial a matemática dinâmica. Três possibilidades de trabalho com o modelo são abordadas: Aplicações, Análise de Modelos e Modelagem. Para cada uma delas, potencialidades do GeoGebra são elencadas, destacando-se aquelas relacionadas à visualização, dinamicidade e múltiplas representações do problema estudado. |
id |
UFRGS-2_c7f1789a8d218bd397274e094d277042 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217215 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Débora da SilvaNotare, Márcia RodriguesMoraes, Matheus Faria de2021-01-13T04:09:58Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/217215001121377O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades de trabalho com um modelo matemático dinâmico em sala de aula e potencialidades do software GeoGebra nestes possíveis cenários. Para isso, consideramos um modelo matemático dinâmico para o problema de otimização da superfície do alvéolo de uma colmeia de abelhas. A discussão do potencial didático da proposta é realizada à luz de referencial teórico sobre modelagem matemática e sobre a utilização de tecnologias digitais, em especial a matemática dinâmica. Três possibilidades de trabalho com o modelo são abordadas: Aplicações, Análise de Modelos e Modelagem. Para cada uma delas, potencialidades do GeoGebra são elencadas, destacando-se aquelas relacionadas à visualização, dinamicidade e múltiplas representações do problema estudado.The aim of this paper is to reflect on the possibilities of working with a dynamic mathematical model in the classroom and the potential of the GeoGebra software in these possible scenarios. For this, we consider a dynamic mathematical model for the problem of optimization of the honeycomb surface of a bee hive. The discussion of the didactic potential of the proposal is carried out in the light of a theoretical framework on mathematical modeling and on the use of digital technologies, especially dynamic mathematics. Three possibilities of working with the model are discussed: Applications, Model Analysis and Modeling. For each of them, GeoGebra's potentialities are listed, highlighting those related to visualization, dynamics and multiple representations of the studied problem.application/pdfporRENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n. 02 (dez. 2020), p. 151 - 160.Modelagem matemáticaCálculoEnsino de matemáticaComunicaçãoExplorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3DExploring a hive : a modelling proposal with GeoGebra 3Dinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121377.pdf.txt001121377.pdf.txtExtracted Texttext/plain37300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217215/2/001121377.pdf.txt46e4a201b9becb56b6cfb29dbd3b9132MD52ORIGINAL001121377.pdfTexto completoapplication/pdf1372149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217215/1/001121377.pdf7355e187e101738588f607e8ceb45cd6MD5110183/2172152022-02-22 05:02:01.302868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217215Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:02:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Exploring a hive : a modelling proposal with GeoGebra 3D |
title |
Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D |
spellingShingle |
Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D Soares, Débora da Silva Modelagem matemática Cálculo Ensino de matemática Comunicação |
title_short |
Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D |
title_full |
Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D |
title_fullStr |
Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D |
title_full_unstemmed |
Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D |
title_sort |
Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D |
author |
Soares, Débora da Silva |
author_facet |
Soares, Débora da Silva Notare, Márcia Rodrigues Moraes, Matheus Faria de |
author_role |
author |
author2 |
Notare, Márcia Rodrigues Moraes, Matheus Faria de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Débora da Silva Notare, Márcia Rodrigues Moraes, Matheus Faria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática Cálculo Ensino de matemática Comunicação |
topic |
Modelagem matemática Cálculo Ensino de matemática Comunicação |
description |
O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades de trabalho com um modelo matemático dinâmico em sala de aula e potencialidades do software GeoGebra nestes possíveis cenários. Para isso, consideramos um modelo matemático dinâmico para o problema de otimização da superfície do alvéolo de uma colmeia de abelhas. A discussão do potencial didático da proposta é realizada à luz de referencial teórico sobre modelagem matemática e sobre a utilização de tecnologias digitais, em especial a matemática dinâmica. Três possibilidades de trabalho com o modelo são abordadas: Aplicações, Análise de Modelos e Modelagem. Para cada uma delas, potencialidades do GeoGebra são elencadas, destacando-se aquelas relacionadas à visualização, dinamicidade e múltiplas representações do problema estudado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-13T04:09:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217215 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121377 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001121377 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n. 02 (dez. 2020), p. 151 - 160. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217215/2/001121377.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217215/1/001121377.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
46e4a201b9becb56b6cfb29dbd3b9132 7355e187e101738588f607e8ceb45cd6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447730155159552 |