A construção e o reconhecimento das regras familiares : a perspectiva dos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Paola Vargas
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Wagner, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147475
Resumo: Os valores e regras familiares contribuem para a construção da estabilidade necessária ao desenvolvimento saudável da família e de seus membros. Para conhecer como as regras são construídas e exercidas na família realizou-se um grupo focal, durante uma hora e meia, com 15 adolescentes de 15 a 18 anos (oito meninas e sete meninos) numa escola privada do Sul do Brasil. Os dados foram transcritos e organizados por temas a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam que, enquanto algumas regras são prescritas pelos pais, muitas são construídas juntamente com os filhos e são adaptáveis ao contexto. Revelaram-se determinadas estratégias para a manutenção das regras. Os pais utilizam a cobrança, a punição e o controle. Por parte dos filhos, percebe-se o uso da resistência e controle de informações, criando espaço para o desenvolvimento da autonomia, enquanto buscam a manutenção do bom relacionamento parental. A conversa é relatada como a estratégia mais eficaz para manutenção das regras e se discute a importância do exercício parental na construção e manutenção das regras.
id UFRGS-2_c7f19354ebde5f851a69ac11e78113ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147475
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barbosa, Paola VargasWagner, Adriana2016-08-20T02:14:51Z20141413-7372http://hdl.handle.net/10183/147475000997804Os valores e regras familiares contribuem para a construção da estabilidade necessária ao desenvolvimento saudável da família e de seus membros. Para conhecer como as regras são construídas e exercidas na família realizou-se um grupo focal, durante uma hora e meia, com 15 adolescentes de 15 a 18 anos (oito meninas e sete meninos) numa escola privada do Sul do Brasil. Os dados foram transcritos e organizados por temas a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam que, enquanto algumas regras são prescritas pelos pais, muitas são construídas juntamente com os filhos e são adaptáveis ao contexto. Revelaram-se determinadas estratégias para a manutenção das regras. Os pais utilizam a cobrança, a punição e o controle. Por parte dos filhos, percebe-se o uso da resistência e controle de informações, criando espaço para o desenvolvimento da autonomia, enquanto buscam a manutenção do bom relacionamento parental. A conversa é relatada como a estratégia mais eficaz para manutenção das regras e se discute a importância do exercício parental na construção e manutenção das regras.Values and family rules contribute to the construction of the necessary stability to the healthy development of the family and its members. To know how the rules are constructed and operated in the family a focus group was held, during an hour and a half, with 15 adolescents 15-18 years (8 girls, 7 boys) in a private school in southern Brazil. The group lasted one hour and a half. The results show that while some rules are prescribed by the parents, many are co-constructed and context adaptable. Certain strategies for the maintenance of rules were revealed. Parents use demand, punishment and control. The youth use strategies of resistance and information control, creating space for the development of autonomy, while seeking to maintain a good parental relationship. The conversation is reported as the most effective strategy for maintaining the rules. The importance of parental exercise in the construction and maintenance of rules is discussed.Los valores y las reglas familiares contribuyen para la construcción de la estabilidad necesaria para el sano desarrollo de la familia y sus miembros. Para conocer cómo las reglas son construidas y ejercidas en la familia se realizó un grupo focal, durante una hora y media, con 15 adolescentes de 15 a 18 años (8 niñas, 7 niños) en una escuela privada en el sur de Brasil. Los datos fueron transcritos y organizados por temáticas a partir del Análisis de Contenido. Los resultados señalan que mientras algunas reglas son prescritas por los padres, muchas son co-construidas y adaptables al contexto. Se revelaron determinadas estrategias para el mantenimiento de las reglas. Los padres usan el cobro, la punición y el control. Por parte de los hijos, se percibe el uso de la resistencia y el control de informaciones, generando un espacio para el desarrollo de la autonomía, conjuntamente buscan mantener la buena relación con los padres. La conversación se presenta como la estrategia más eficaz para el mantenimiento de las reglas. Se discute la importancia del ejercicio de los padres en la construcción y el mantenimiento de las reglas.application/pdfporPsicologia em estudo. Maringá. Vol. 19, n. 2 (abr./jun. 2014), p. 235-245.Relações familiaresFamíliaAtitudes dos paisEstilo parentalAdolescenteAdolescenceFamilyParentingAdolescenciaParentalidadFamiliaA construção e o reconhecimento das regras familiares : a perspectiva dos adolescentesThe construction and recognition of family rules : the adolescent's perpectiveLa construcción y el reconocimiento de las reglas familiares : la perspectiva de los adolescentesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000997804.pdf000997804.pdfTexto completoapplication/pdf426099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147475/1/000997804.pdf056c02d143f6b7c5931ef839b096b390MD51TEXT000997804.pdf.txt000997804.pdf.txtExtracted Texttext/plain47974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147475/2/000997804.pdf.txt350b80e1354f22650f213b58ae4a06d5MD52THUMBNAIL000997804.pdf.jpg000997804.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147475/3/000997804.pdf.jpg89e83789c38f358b07299ad25f73907dMD5310183/1474752018-10-29 08:37:33.532oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147475Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:37:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção e o reconhecimento das regras familiares : a perspectiva dos adolescentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The construction and recognition of family rules : the adolescent's perpective
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La construcción y el reconocimiento de las reglas familiares : la perspectiva de los adolescentes
title A construção e o reconhecimento das regras familiares : a perspectiva dos adolescentes
spellingShingle A construção e o reconhecimento das regras familiares : a perspectiva dos adolescentes
Barbosa, Paola Vargas
Relações familiares
Família
Atitudes dos pais
Estilo parental
Adolescente
Adolescence
Family
Parenting
Adolescencia
Parentalidad
Familia
title_short A construção e o reconhecimento das regras familiares : a perspectiva dos adolescentes
title_full A construção e o reconhecimento das regras familiares : a perspectiva dos adolescentes
title_fullStr A construção e o reconhecimento das regras familiares : a perspectiva dos adolescentes
title_full_unstemmed A construção e o reconhecimento das regras familiares : a perspectiva dos adolescentes
title_sort A construção e o reconhecimento das regras familiares : a perspectiva dos adolescentes
author Barbosa, Paola Vargas
author_facet Barbosa, Paola Vargas
Wagner, Adriana
author_role author
author2 Wagner, Adriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Paola Vargas
Wagner, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Relações familiares
Família
Atitudes dos pais
Estilo parental
Adolescente
topic Relações familiares
Família
Atitudes dos pais
Estilo parental
Adolescente
Adolescence
Family
Parenting
Adolescencia
Parentalidad
Familia
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescence
Family
Parenting
dc.subject.spa.fl_str_mv Adolescencia
Parentalidad
Familia
description Os valores e regras familiares contribuem para a construção da estabilidade necessária ao desenvolvimento saudável da família e de seus membros. Para conhecer como as regras são construídas e exercidas na família realizou-se um grupo focal, durante uma hora e meia, com 15 adolescentes de 15 a 18 anos (oito meninas e sete meninos) numa escola privada do Sul do Brasil. Os dados foram transcritos e organizados por temas a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam que, enquanto algumas regras são prescritas pelos pais, muitas são construídas juntamente com os filhos e são adaptáveis ao contexto. Revelaram-se determinadas estratégias para a manutenção das regras. Os pais utilizam a cobrança, a punição e o controle. Por parte dos filhos, percebe-se o uso da resistência e controle de informações, criando espaço para o desenvolvimento da autonomia, enquanto buscam a manutenção do bom relacionamento parental. A conversa é relatada como a estratégia mais eficaz para manutenção das regras e se discute a importância do exercício parental na construção e manutenção das regras.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-20T02:14:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147475
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-7372
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000997804
identifier_str_mv 1413-7372
000997804
url http://hdl.handle.net/10183/147475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia em estudo. Maringá. Vol. 19, n. 2 (abr./jun. 2014), p. 235-245.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147475/1/000997804.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147475/2/000997804.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147475/3/000997804.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 056c02d143f6b7c5931ef839b096b390
350b80e1354f22650f213b58ae4a06d5
89e83789c38f358b07299ad25f73907d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224907131977728