Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostermann, Fernanda
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Prado, Sandra Denise, Ricci, Trieste dos Santos Freire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107074
Resumo: Analisa-se a evolução conceitual de 14 professores de Ensino Médio que foram estudantes, no 2º semestre de 2005, de uma disciplina sobre Física Quântica (FQ) no Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS. Foi realizada uma análise de suas respostas acerca da interferência quântica em questionários especialmente desenvolvidos. Este estudo insere-se no âmbito de um projeto sobre Tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores e já tem, como resultados a elaboração de um questionário sobre conceitos de FQ, construção e avaliação de uma unidade didática baseada em experimentos virtuais e o desenvolvimento de um software livre, do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado Interferômetro de Mach Zehnder. A partir das sínteses das questões e da análise das respostas dos alunos, os resultados aqui relatados evidenciam aspectos de uma evolução conceitual em tópicos introdutórios de FQ.
id UFRGS-2_c82186f2b7c1550ed95335cf910f5e7f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107074
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ostermann, FernandaPrado, Sandra DeniseRicci, Trieste dos Santos Freire2014-11-19T02:15:29Z20081516-7313http://hdl.handle.net/10183/107074000637715Analisa-se a evolução conceitual de 14 professores de Ensino Médio que foram estudantes, no 2º semestre de 2005, de uma disciplina sobre Física Quântica (FQ) no Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS. Foi realizada uma análise de suas respostas acerca da interferência quântica em questionários especialmente desenvolvidos. Este estudo insere-se no âmbito de um projeto sobre Tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores e já tem, como resultados a elaboração de um questionário sobre conceitos de FQ, construção e avaliação de uma unidade didática baseada em experimentos virtuais e o desenvolvimento de um software livre, do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado Interferômetro de Mach Zehnder. A partir das sínteses das questões e da análise das respostas dos alunos, os resultados aqui relatados evidenciam aspectos de uma evolução conceitual em tópicos introdutórios de FQ.An analysis of the conceptual evolution of 14 Physics Teachers attending a 4 credit discipline “Introductory Quantum Physics” from August to December 2005 is presented in this work. They were all regular students in the Professional Masters Degree Program in Instituto de Física (UFRGS). Our analysis focuses on answers to learning questionnaires on the particular phenomenon of quantum interference. This study is part of a current project concerned with the preparation of Physics Teachers in Topics of Modern and Contemporary Physics. The project has so far resulted in the elaboration of learning questionnaires on Quantum Physics, the elaboration and evaluation of a teaching unit based on virtual experiments and the elaboration of a freeware interactive software that simulates the quantum interference in the Mach-Zehnder Interferometer. From questions synthesis and student´s answers, outcomes here related show aspects of a conceptual evolution in Quantum Physics introducty topics.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 14, n. 1 (abril 2008), p. 35-54Ensino de físicaFormação de professoresFísica quânticaEnsino médioInterferencia quanticaTeacher preparationQuantum interferenceLearning evaluationInvestigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quânticaInvestigating physics teachers’ learning on the quantum interference phenomenon info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000637715.pdf000637715.pdfTexto completoapplication/pdf180411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107074/1/000637715.pdf8bba23069a6bca4fa748c12d021d0732MD51TEXT000637715.pdf.txt000637715.pdf.txtExtracted Texttext/plain61643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107074/2/000637715.pdf.txtaf2c3ba3837f9276cfb2592a74f7871bMD52THUMBNAIL000637715.pdf.jpg000637715.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107074/3/000637715.pdf.jpg4947070a24e34d20c142fe125bc06f7eMD5310183/1070742023-09-14 03:26:27.839181oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107074Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:26:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Investigating physics teachers’ learning on the quantum interference phenomenon
title Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica
spellingShingle Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica
Ostermann, Fernanda
Ensino de física
Formação de professores
Física quântica
Ensino médio
Interferencia quantica
Teacher preparation
Quantum interference
Learning evaluation
title_short Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica
title_full Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica
title_fullStr Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica
title_full_unstemmed Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica
title_sort Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica
author Ostermann, Fernanda
author_facet Ostermann, Fernanda
Prado, Sandra Denise
Ricci, Trieste dos Santos Freire
author_role author
author2 Prado, Sandra Denise
Ricci, Trieste dos Santos Freire
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostermann, Fernanda
Prado, Sandra Denise
Ricci, Trieste dos Santos Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Formação de professores
Física quântica
Ensino médio
Interferencia quantica
topic Ensino de física
Formação de professores
Física quântica
Ensino médio
Interferencia quantica
Teacher preparation
Quantum interference
Learning evaluation
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher preparation
Quantum interference
Learning evaluation
description Analisa-se a evolução conceitual de 14 professores de Ensino Médio que foram estudantes, no 2º semestre de 2005, de uma disciplina sobre Física Quântica (FQ) no Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS. Foi realizada uma análise de suas respostas acerca da interferência quântica em questionários especialmente desenvolvidos. Este estudo insere-se no âmbito de um projeto sobre Tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores e já tem, como resultados a elaboração de um questionário sobre conceitos de FQ, construção e avaliação de uma unidade didática baseada em experimentos virtuais e o desenvolvimento de um software livre, do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado Interferômetro de Mach Zehnder. A partir das sínteses das questões e da análise das respostas dos alunos, os resultados aqui relatados evidenciam aspectos de uma evolução conceitual em tópicos introdutórios de FQ.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-19T02:15:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107074
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000637715
identifier_str_mv 1516-7313
000637715
url http://hdl.handle.net/10183/107074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & educação. Bauru. Vol. 14, n. 1 (abril 2008), p. 35-54
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107074/1/000637715.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107074/2/000637715.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107074/3/000637715.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bba23069a6bca4fa748c12d021d0732
af2c3ba3837f9276cfb2592a74f7871b
4947070a24e34d20c142fe125bc06f7e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224856186912768