Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107074 |
Resumo: | Analisa-se a evolução conceitual de 14 professores de Ensino Médio que foram estudantes, no 2º semestre de 2005, de uma disciplina sobre Física Quântica (FQ) no Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS. Foi realizada uma análise de suas respostas acerca da interferência quântica em questionários especialmente desenvolvidos. Este estudo insere-se no âmbito de um projeto sobre Tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores e já tem, como resultados a elaboração de um questionário sobre conceitos de FQ, construção e avaliação de uma unidade didática baseada em experimentos virtuais e o desenvolvimento de um software livre, do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado Interferômetro de Mach Zehnder. A partir das sínteses das questões e da análise das respostas dos alunos, os resultados aqui relatados evidenciam aspectos de uma evolução conceitual em tópicos introdutórios de FQ. |
id |
UFRGS-2_c82186f2b7c1550ed95335cf910f5e7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107074 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ostermann, FernandaPrado, Sandra DeniseRicci, Trieste dos Santos Freire2014-11-19T02:15:29Z20081516-7313http://hdl.handle.net/10183/107074000637715Analisa-se a evolução conceitual de 14 professores de Ensino Médio que foram estudantes, no 2º semestre de 2005, de uma disciplina sobre Física Quântica (FQ) no Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS. Foi realizada uma análise de suas respostas acerca da interferência quântica em questionários especialmente desenvolvidos. Este estudo insere-se no âmbito de um projeto sobre Tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores e já tem, como resultados a elaboração de um questionário sobre conceitos de FQ, construção e avaliação de uma unidade didática baseada em experimentos virtuais e o desenvolvimento de um software livre, do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado Interferômetro de Mach Zehnder. A partir das sínteses das questões e da análise das respostas dos alunos, os resultados aqui relatados evidenciam aspectos de uma evolução conceitual em tópicos introdutórios de FQ.An analysis of the conceptual evolution of 14 Physics Teachers attending a 4 credit discipline “Introductory Quantum Physics” from August to December 2005 is presented in this work. They were all regular students in the Professional Masters Degree Program in Instituto de Física (UFRGS). Our analysis focuses on answers to learning questionnaires on the particular phenomenon of quantum interference. This study is part of a current project concerned with the preparation of Physics Teachers in Topics of Modern and Contemporary Physics. The project has so far resulted in the elaboration of learning questionnaires on Quantum Physics, the elaboration and evaluation of a teaching unit based on virtual experiments and the elaboration of a freeware interactive software that simulates the quantum interference in the Mach-Zehnder Interferometer. From questions synthesis and student´s answers, outcomes here related show aspects of a conceptual evolution in Quantum Physics introducty topics.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 14, n. 1 (abril 2008), p. 35-54Ensino de físicaFormação de professoresFísica quânticaEnsino médioInterferencia quanticaTeacher preparationQuantum interferenceLearning evaluationInvestigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quânticaInvestigating physics teachers’ learning on the quantum interference phenomenon info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000637715.pdf000637715.pdfTexto completoapplication/pdf180411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107074/1/000637715.pdf8bba23069a6bca4fa748c12d021d0732MD51TEXT000637715.pdf.txt000637715.pdf.txtExtracted Texttext/plain61643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107074/2/000637715.pdf.txtaf2c3ba3837f9276cfb2592a74f7871bMD52THUMBNAIL000637715.pdf.jpg000637715.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107074/3/000637715.pdf.jpg4947070a24e34d20c142fe125bc06f7eMD5310183/1070742023-09-14 03:26:27.839181oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107074Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:26:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Investigating physics teachers’ learning on the quantum interference phenomenon |
title |
Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica |
spellingShingle |
Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica Ostermann, Fernanda Ensino de física Formação de professores Física quântica Ensino médio Interferencia quantica Teacher preparation Quantum interference Learning evaluation |
title_short |
Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica |
title_full |
Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica |
title_fullStr |
Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica |
title_full_unstemmed |
Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica |
title_sort |
Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica |
author |
Ostermann, Fernanda |
author_facet |
Ostermann, Fernanda Prado, Sandra Denise Ricci, Trieste dos Santos Freire |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Sandra Denise Ricci, Trieste dos Santos Freire |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ostermann, Fernanda Prado, Sandra Denise Ricci, Trieste dos Santos Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Formação de professores Física quântica Ensino médio Interferencia quantica |
topic |
Ensino de física Formação de professores Física quântica Ensino médio Interferencia quantica Teacher preparation Quantum interference Learning evaluation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher preparation Quantum interference Learning evaluation |
description |
Analisa-se a evolução conceitual de 14 professores de Ensino Médio que foram estudantes, no 2º semestre de 2005, de uma disciplina sobre Física Quântica (FQ) no Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS. Foi realizada uma análise de suas respostas acerca da interferência quântica em questionários especialmente desenvolvidos. Este estudo insere-se no âmbito de um projeto sobre Tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores e já tem, como resultados a elaboração de um questionário sobre conceitos de FQ, construção e avaliação de uma unidade didática baseada em experimentos virtuais e o desenvolvimento de um software livre, do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado Interferômetro de Mach Zehnder. A partir das sínteses das questões e da análise das respostas dos alunos, os resultados aqui relatados evidenciam aspectos de uma evolução conceitual em tópicos introdutórios de FQ. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-19T02:15:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/107074 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000637715 |
identifier_str_mv |
1516-7313 000637715 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/107074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência & educação. Bauru. Vol. 14, n. 1 (abril 2008), p. 35-54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107074/1/000637715.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107074/2/000637715.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107074/3/000637715.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8bba23069a6bca4fa748c12d021d0732 af2c3ba3837f9276cfb2592a74f7871b 4947070a24e34d20c142fe125bc06f7e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224856186912768 |