Formação músico-instrumental do licenciado em música : análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129840 |
Resumo: | O presente trabalho trata de uma análise documental de seis projetos políticos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desta análise foi identificar os perfis dos cursos quanto ao direcionamento na aprendizagem de instrumentos musicais nos cursos de licenciatura. O método utilizado nesta pesquisa foi a análise documental. O trabalho inicia traçando um perfil dos cursos analisados, bem como o perfil esperado dos alunos egressos. Em seguida, a análise foca nas matrizes curriculares, visando identificar aspectos como carga horária, disciplinas obrigatórias e/ou eletivas, entre outros, no que se refere ao ensino de instrumentos. Os dados obtidos nesta pesquisa poderão contribuir para uma reflexão acerca dos currículos dos cursos de licenciatura em música, além de um maior entendimento sobre as propostas curriculares dos cursos para a formação em instrumentos musicais dos licenciados. |
id |
UFRGS-2_c84b64a11e3495f734f225b327d6e683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129840 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carpenedo, AmandaDel Ben, Luciana Marta2015-11-18T02:38:20Z2014http://hdl.handle.net/10183/129840000977551O presente trabalho trata de uma análise documental de seis projetos políticos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desta análise foi identificar os perfis dos cursos quanto ao direcionamento na aprendizagem de instrumentos musicais nos cursos de licenciatura. O método utilizado nesta pesquisa foi a análise documental. O trabalho inicia traçando um perfil dos cursos analisados, bem como o perfil esperado dos alunos egressos. Em seguida, a análise foca nas matrizes curriculares, visando identificar aspectos como carga horária, disciplinas obrigatórias e/ou eletivas, entre outros, no que se refere ao ensino de instrumentos. Os dados obtidos nesta pesquisa poderão contribuir para uma reflexão acerca dos currículos dos cursos de licenciatura em música, além de um maior entendimento sobre as propostas curriculares dos cursos para a formação em instrumentos musicais dos licenciados.This final paper is a documentary analysis of six pedagogical projects of undergraduate courses in Music Education in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. This analysis aimed to identify the profiles of undergraduate courses in terms of the training in musical instruments. The paper begins establishing a profile of the analyzed courses, and the expected profile of former students. Then, the analysis focuses on curriculum matrices, to identify features such as workload, mandatory and / or elective courses, among others, concerning learning musical instruments. The data obtained in this study may contribute to the debate about the curriculum of undergraduate courses in Music Education and to a better understanding of the proposed curriculum of courses turned to instrumental teaching.application/pdfporLicenciatura em músicaFormação musicalProjeto pedagógicoRio Grande do SulTraining in musical instrumentsAnalysis of pedagogical projectsUndergraduate courses in music educationFormação músico-instrumental do licenciado em música : análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2014Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000977551.pdf000977551.pdfTexto completoapplication/pdf440212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129840/1/000977551.pdfa45096b4804a70fee1efd0ec58a9a956MD51TEXT000977551.pdf.txt000977551.pdf.txtExtracted Texttext/plain130848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129840/2/000977551.pdf.txt90b1623f7ac264691806a66cb8e4fa27MD52THUMBNAIL000977551.pdf.jpg000977551.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129840/3/000977551.pdf.jpg5886534d5dd40de89560253c66898053MD5310183/1298402018-10-25 09:16:13.655oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129840Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:16:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação músico-instrumental do licenciado em música : análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul |
title |
Formação músico-instrumental do licenciado em música : análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Formação músico-instrumental do licenciado em música : análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul Carpenedo, Amanda Licenciatura em música Formação musical Projeto pedagógico Rio Grande do Sul Training in musical instruments Analysis of pedagogical projects Undergraduate courses in music education |
title_short |
Formação músico-instrumental do licenciado em música : análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul |
title_full |
Formação músico-instrumental do licenciado em música : análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Formação músico-instrumental do licenciado em música : análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Formação músico-instrumental do licenciado em música : análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Formação músico-instrumental do licenciado em música : análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul |
author |
Carpenedo, Amanda |
author_facet |
Carpenedo, Amanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carpenedo, Amanda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Del Ben, Luciana Marta |
contributor_str_mv |
Del Ben, Luciana Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em música Formação musical Projeto pedagógico Rio Grande do Sul |
topic |
Licenciatura em música Formação musical Projeto pedagógico Rio Grande do Sul Training in musical instruments Analysis of pedagogical projects Undergraduate courses in music education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Training in musical instruments Analysis of pedagogical projects Undergraduate courses in music education |
description |
O presente trabalho trata de uma análise documental de seis projetos políticos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desta análise foi identificar os perfis dos cursos quanto ao direcionamento na aprendizagem de instrumentos musicais nos cursos de licenciatura. O método utilizado nesta pesquisa foi a análise documental. O trabalho inicia traçando um perfil dos cursos analisados, bem como o perfil esperado dos alunos egressos. Em seguida, a análise foca nas matrizes curriculares, visando identificar aspectos como carga horária, disciplinas obrigatórias e/ou eletivas, entre outros, no que se refere ao ensino de instrumentos. Os dados obtidos nesta pesquisa poderão contribuir para uma reflexão acerca dos currículos dos cursos de licenciatura em música, além de um maior entendimento sobre as propostas curriculares dos cursos para a formação em instrumentos musicais dos licenciados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-18T02:38:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129840 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000977551 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129840 |
identifier_str_mv |
000977551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129840/1/000977551.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129840/2/000977551.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129840/3/000977551.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a45096b4804a70fee1efd0ec58a9a956 90b1623f7ac264691806a66cb8e4fa27 5886534d5dd40de89560253c66898053 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447156315652096 |