Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Loiva Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262070
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar de que maneira se constitui o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no município de Esteio/RS, à luz da teoria da aquisição da linguagem e do seu diálogo com os conceitos de língua e linguagem discutidos pelo Círculo de Bakhtin. Para tanto, em um primeiro momento, serão analisados os principais conceitos teóricos de M. Bakhtin e V. Volóchinov, abordando como essas concepções se relacionam com a Libras, de forma a refletir como essa língua se constitui e de que modo pode ser adquirida pela sociedade e ensinada nas escolas. Na sequência, serão analisados os documentos oficiais que norteiam o ensino de Libras como a BNCC e o RCE (Referencial Curricular de Esteio), discutindo como se constrói o ensino dessa língua nas escolas e o que pode/deve ser considerado como prática de sala de aula. Ao se refletir sobre essas questões, por fim, será proposta, partindo dessas análises e dos conceitos vinculados ao Círculo de Bakhtin, proposições e reflexões sobre as possibilidades que contemplem todas as especificidades da Libras enquanto língua e todos os aspectos que a englobam, tais como sua cultura, levando em conta os estudantes ouvintes e a comunidade surda como sujeitos dessas interações.
id UFRGS-2_c84d387497c51bf363240b2f40616d9b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262070
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Loiva CostaVieira, Alessandra Jacqueline2023-07-12T03:35:39Z2023http://hdl.handle.net/10183/262070001172734Este estudo tem por objetivo analisar de que maneira se constitui o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no município de Esteio/RS, à luz da teoria da aquisição da linguagem e do seu diálogo com os conceitos de língua e linguagem discutidos pelo Círculo de Bakhtin. Para tanto, em um primeiro momento, serão analisados os principais conceitos teóricos de M. Bakhtin e V. Volóchinov, abordando como essas concepções se relacionam com a Libras, de forma a refletir como essa língua se constitui e de que modo pode ser adquirida pela sociedade e ensinada nas escolas. Na sequência, serão analisados os documentos oficiais que norteiam o ensino de Libras como a BNCC e o RCE (Referencial Curricular de Esteio), discutindo como se constrói o ensino dessa língua nas escolas e o que pode/deve ser considerado como prática de sala de aula. Ao se refletir sobre essas questões, por fim, será proposta, partindo dessas análises e dos conceitos vinculados ao Círculo de Bakhtin, proposições e reflexões sobre as possibilidades que contemplem todas as especificidades da Libras enquanto língua e todos os aspectos que a englobam, tais como sua cultura, levando em conta os estudantes ouvintes e a comunidade surda como sujeitos dessas interações.This study analyzes how the teaching of Libras (Brazilian Sign Language) is constituted in the city of Esteio/RS from the theory of language acquisition and its dialogue with the concepts of language and language discussed by the circle of Bakhtin. At first, the main concepts of language will be analyzed and how they relate to Libras, in order to explain how this language is constituted and how it should be approached by society and educational institutions. In sequence, the official documents that guide the teaching of Libras, such as the BNCC and the RCE (Referencial Curricular de Esteio), will be analyzed in order to think about how the teaching of this language is constructed in schools and what should be considered as a practice of classroom. By reflecting on these issues, finally, based on these analyzes and the concepts linked to the Bakhtin circle, a lesson plan will be proposed that includes all the specificities of Libras as a language and all the aspects that contemplate it as its culture, taking considering hearing students and the deaf community as subjects of any and all interactions.application/pdfporLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)Ensino de línguasCurrículo escolarCírculo de BakhtinLIBRASBakhtin CircleBNCCCurricular Reference of EsteioAnálise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172734.pdf.txt001172734.pdf.txtExtracted Texttext/plain90095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262070/2/001172734.pdf.txtcbd8eb387708d837976b9debdd2990f0MD52ORIGINAL001172734.pdfTexto completoapplication/pdf1526349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262070/1/001172734.pdfc831b37d65839bd0b874b61ebf1f62f3MD5110183/2620702023-07-13 03:36:12.497103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262070Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T06:36:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin
title Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin
spellingShingle Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin
Santos, Loiva Costa
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Ensino de línguas
Currículo escolar
Círculo de Bakhtin
LIBRAS
Bakhtin Circle
BNCC
Curricular Reference of Esteio
title_short Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin
title_full Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin
title_fullStr Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin
title_full_unstemmed Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin
title_sort Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin
author Santos, Loiva Costa
author_facet Santos, Loiva Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Loiva Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Alessandra Jacqueline
contributor_str_mv Vieira, Alessandra Jacqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Ensino de línguas
Currículo escolar
Círculo de Bakhtin
topic Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Ensino de línguas
Currículo escolar
Círculo de Bakhtin
LIBRAS
Bakhtin Circle
BNCC
Curricular Reference of Esteio
dc.subject.eng.fl_str_mv LIBRAS
Bakhtin Circle
BNCC
Curricular Reference of Esteio
description Este estudo tem por objetivo analisar de que maneira se constitui o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no município de Esteio/RS, à luz da teoria da aquisição da linguagem e do seu diálogo com os conceitos de língua e linguagem discutidos pelo Círculo de Bakhtin. Para tanto, em um primeiro momento, serão analisados os principais conceitos teóricos de M. Bakhtin e V. Volóchinov, abordando como essas concepções se relacionam com a Libras, de forma a refletir como essa língua se constitui e de que modo pode ser adquirida pela sociedade e ensinada nas escolas. Na sequência, serão analisados os documentos oficiais que norteiam o ensino de Libras como a BNCC e o RCE (Referencial Curricular de Esteio), discutindo como se constrói o ensino dessa língua nas escolas e o que pode/deve ser considerado como prática de sala de aula. Ao se refletir sobre essas questões, por fim, será proposta, partindo dessas análises e dos conceitos vinculados ao Círculo de Bakhtin, proposições e reflexões sobre as possibilidades que contemplem todas as especificidades da Libras enquanto língua e todos os aspectos que a englobam, tais como sua cultura, levando em conta os estudantes ouvintes e a comunidade surda como sujeitos dessas interações.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-12T03:35:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262070
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172734
url http://hdl.handle.net/10183/262070
identifier_str_mv 001172734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262070/2/001172734.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262070/1/001172734.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cbd8eb387708d837976b9debdd2990f0
c831b37d65839bd0b874b61ebf1f62f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224664564891648