Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262070 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar de que maneira se constitui o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no município de Esteio/RS, à luz da teoria da aquisição da linguagem e do seu diálogo com os conceitos de língua e linguagem discutidos pelo Círculo de Bakhtin. Para tanto, em um primeiro momento, serão analisados os principais conceitos teóricos de M. Bakhtin e V. Volóchinov, abordando como essas concepções se relacionam com a Libras, de forma a refletir como essa língua se constitui e de que modo pode ser adquirida pela sociedade e ensinada nas escolas. Na sequência, serão analisados os documentos oficiais que norteiam o ensino de Libras como a BNCC e o RCE (Referencial Curricular de Esteio), discutindo como se constrói o ensino dessa língua nas escolas e o que pode/deve ser considerado como prática de sala de aula. Ao se refletir sobre essas questões, por fim, será proposta, partindo dessas análises e dos conceitos vinculados ao Círculo de Bakhtin, proposições e reflexões sobre as possibilidades que contemplem todas as especificidades da Libras enquanto língua e todos os aspectos que a englobam, tais como sua cultura, levando em conta os estudantes ouvintes e a comunidade surda como sujeitos dessas interações. |
id |
UFRGS-2_c84d387497c51bf363240b2f40616d9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262070 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Loiva CostaVieira, Alessandra Jacqueline2023-07-12T03:35:39Z2023http://hdl.handle.net/10183/262070001172734Este estudo tem por objetivo analisar de que maneira se constitui o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no município de Esteio/RS, à luz da teoria da aquisição da linguagem e do seu diálogo com os conceitos de língua e linguagem discutidos pelo Círculo de Bakhtin. Para tanto, em um primeiro momento, serão analisados os principais conceitos teóricos de M. Bakhtin e V. Volóchinov, abordando como essas concepções se relacionam com a Libras, de forma a refletir como essa língua se constitui e de que modo pode ser adquirida pela sociedade e ensinada nas escolas. Na sequência, serão analisados os documentos oficiais que norteiam o ensino de Libras como a BNCC e o RCE (Referencial Curricular de Esteio), discutindo como se constrói o ensino dessa língua nas escolas e o que pode/deve ser considerado como prática de sala de aula. Ao se refletir sobre essas questões, por fim, será proposta, partindo dessas análises e dos conceitos vinculados ao Círculo de Bakhtin, proposições e reflexões sobre as possibilidades que contemplem todas as especificidades da Libras enquanto língua e todos os aspectos que a englobam, tais como sua cultura, levando em conta os estudantes ouvintes e a comunidade surda como sujeitos dessas interações.This study analyzes how the teaching of Libras (Brazilian Sign Language) is constituted in the city of Esteio/RS from the theory of language acquisition and its dialogue with the concepts of language and language discussed by the circle of Bakhtin. At first, the main concepts of language will be analyzed and how they relate to Libras, in order to explain how this language is constituted and how it should be approached by society and educational institutions. In sequence, the official documents that guide the teaching of Libras, such as the BNCC and the RCE (Referencial Curricular de Esteio), will be analyzed in order to think about how the teaching of this language is constructed in schools and what should be considered as a practice of classroom. By reflecting on these issues, finally, based on these analyzes and the concepts linked to the Bakhtin circle, a lesson plan will be proposed that includes all the specificities of Libras as a language and all the aspects that contemplate it as its culture, taking considering hearing students and the deaf community as subjects of any and all interactions.application/pdfporLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)Ensino de línguasCurrículo escolarCírculo de BakhtinLIBRASBakhtin CircleBNCCCurricular Reference of EsteioAnálise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172734.pdf.txt001172734.pdf.txtExtracted Texttext/plain90095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262070/2/001172734.pdf.txtcbd8eb387708d837976b9debdd2990f0MD52ORIGINAL001172734.pdfTexto completoapplication/pdf1526349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262070/1/001172734.pdfc831b37d65839bd0b874b61ebf1f62f3MD5110183/2620702023-07-13 03:36:12.497103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262070Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T06:36:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin |
title |
Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin |
spellingShingle |
Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin Santos, Loiva Costa Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Ensino de línguas Currículo escolar Círculo de Bakhtin LIBRAS Bakhtin Circle BNCC Curricular Reference of Esteio |
title_short |
Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin |
title_full |
Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin |
title_fullStr |
Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin |
title_full_unstemmed |
Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin |
title_sort |
Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin |
author |
Santos, Loiva Costa |
author_facet |
Santos, Loiva Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Loiva Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Alessandra Jacqueline |
contributor_str_mv |
Vieira, Alessandra Jacqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Ensino de línguas Currículo escolar Círculo de Bakhtin |
topic |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Ensino de línguas Currículo escolar Círculo de Bakhtin LIBRAS Bakhtin Circle BNCC Curricular Reference of Esteio |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
LIBRAS Bakhtin Circle BNCC Curricular Reference of Esteio |
description |
Este estudo tem por objetivo analisar de que maneira se constitui o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no município de Esteio/RS, à luz da teoria da aquisição da linguagem e do seu diálogo com os conceitos de língua e linguagem discutidos pelo Círculo de Bakhtin. Para tanto, em um primeiro momento, serão analisados os principais conceitos teóricos de M. Bakhtin e V. Volóchinov, abordando como essas concepções se relacionam com a Libras, de forma a refletir como essa língua se constitui e de que modo pode ser adquirida pela sociedade e ensinada nas escolas. Na sequência, serão analisados os documentos oficiais que norteiam o ensino de Libras como a BNCC e o RCE (Referencial Curricular de Esteio), discutindo como se constrói o ensino dessa língua nas escolas e o que pode/deve ser considerado como prática de sala de aula. Ao se refletir sobre essas questões, por fim, será proposta, partindo dessas análises e dos conceitos vinculados ao Círculo de Bakhtin, proposições e reflexões sobre as possibilidades que contemplem todas as especificidades da Libras enquanto língua e todos os aspectos que a englobam, tais como sua cultura, levando em conta os estudantes ouvintes e a comunidade surda como sujeitos dessas interações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-12T03:35:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262070 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172734 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262070 |
identifier_str_mv |
001172734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262070/2/001172734.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262070/1/001172734.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cbd8eb387708d837976b9debdd2990f0 c831b37d65839bd0b874b61ebf1f62f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224664564891648 |