Balanço Geral RS: a busca da identificação com os gaúchos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Paula de Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181800
Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer a análise do programa Balanço Geral RS, estudando de que maneira se constrói o programa, bem como os recursos narrativos audiovisuais que são empregados na atração. Para tal, se utilizará a metodologia de análise de Laurence Bardin, que formulou categorias a fim de estabelecer uma configuração que possibilitasse o estudo. O formato do Balanço Geral RS torna-se objeto de estudo a partir do momento em que sua configuração acaba por ameaçar a hegemonia da afiliada da Rede Globo em termos de audiência. Comandado há 10 anos pelo jornalista Alexandre Mota, o Balanço Geral RS adotou uma linguagem mais popular, ganhando a audiência de camadas da sociedade que não eram ouvidas pela concorrência. Sendo assim, a pesquisa busca compreender de que maneira essa fidelização do telespectador acontece. Isto é imprescindível para que possamos discutir acerca dos recursos empregados pelo apresentador para que o seu públicoalvo se identifique com a atração e com quem o apresenta. Para isso, o trabalho utiliza como base à pesquisa os conceitos desenvolvidos pelos autores Guy Debord (1997) e José Arbex Jr. (2001), que abordam assuntos que discutem acerca do sensacionalismo e a construção de recursos audiovisuais para fidelizar o telespectador. Dessa forma, o trabalho finaliza delineando as estratégias empregadas no programa que fazem com que seus telespectadores se identifiquem com o apresentador.
id UFRGS-2_c87143a611db7e04e68eab70d491d7b2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181800
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Ana Paula de SantosPorcello, Flávio Antônio Camargo2018-09-11T02:28:56Z2018http://hdl.handle.net/10183/181800001074426O objetivo deste trabalho é fazer a análise do programa Balanço Geral RS, estudando de que maneira se constrói o programa, bem como os recursos narrativos audiovisuais que são empregados na atração. Para tal, se utilizará a metodologia de análise de Laurence Bardin, que formulou categorias a fim de estabelecer uma configuração que possibilitasse o estudo. O formato do Balanço Geral RS torna-se objeto de estudo a partir do momento em que sua configuração acaba por ameaçar a hegemonia da afiliada da Rede Globo em termos de audiência. Comandado há 10 anos pelo jornalista Alexandre Mota, o Balanço Geral RS adotou uma linguagem mais popular, ganhando a audiência de camadas da sociedade que não eram ouvidas pela concorrência. Sendo assim, a pesquisa busca compreender de que maneira essa fidelização do telespectador acontece. Isto é imprescindível para que possamos discutir acerca dos recursos empregados pelo apresentador para que o seu públicoalvo se identifique com a atração e com quem o apresenta. Para isso, o trabalho utiliza como base à pesquisa os conceitos desenvolvidos pelos autores Guy Debord (1997) e José Arbex Jr. (2001), que abordam assuntos que discutem acerca do sensacionalismo e a construção de recursos audiovisuais para fidelizar o telespectador. Dessa forma, o trabalho finaliza delineando as estratégias empregadas no programa que fazem com que seus telespectadores se identifiquem com o apresentador.The objective of this work is to analyze the program Balanço Geral RS, studying how the program is built, as well as the audiovisual narrative resources that are used in the attraction. For this, we will use the analysis methodology of Laurence Bardin, who formulated categories in order to establish a configuration that made the study possible. The format of the Balanço Geral RS becomes an object of study since its configuration ends up threatening the hegemony of Rede Globo’s partner in terms of audience. Heading the atraction Balanço Geral RS for 10 years, Alexandre Mota adopted a more popular language, captivating the audience of part of the society that were not being heard by the competition. Thus, the research seeks to understand how this loyalty of the TV viewer happens. This is essential so that we can discuss the appeal the presenter employs in order to make his audience interested in the attraction and with whom presents it. To achieve that, this work uses the research developed by the authors Guy Debord (1997) and José Arbex Jr. (2001), who discuss subjects regarding to sensationalism and the construction of audiovisual resources that get the spectator involved. The work ends defining strategies used in the program which make its viewers identified with the presenter.application/pdfporJornalismo popularBalanço Geral RS (Programa de televisão)TelejornalismoCommunicationPopular journalismTelejournalismBalanço Geral RS: a busca da identificação com os gaúchosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074426.pdfTexto completoapplication/pdf923954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181800/1/001074426.pdf701363cbea7bd9b373c25cee153ffaebMD51TEXT001074426.pdf.txt001074426.pdf.txtExtracted Texttext/plain102585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181800/2/001074426.pdf.txt2ebbd09ccab800dacb6f98c8058b372fMD52THUMBNAIL001074426.pdf.jpg001074426.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181800/3/001074426.pdf.jpg8eea3e339719ea86b7f580ed5096b09bMD5310183/1818002018-10-05 07:48:44.878oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181800Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:48:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Balanço Geral RS: a busca da identificação com os gaúchos
title Balanço Geral RS: a busca da identificação com os gaúchos
spellingShingle Balanço Geral RS: a busca da identificação com os gaúchos
Machado, Ana Paula de Santos
Jornalismo popular
Balanço Geral RS (Programa de televisão)
Telejornalismo
Communication
Popular journalism
Telejournalism
title_short Balanço Geral RS: a busca da identificação com os gaúchos
title_full Balanço Geral RS: a busca da identificação com os gaúchos
title_fullStr Balanço Geral RS: a busca da identificação com os gaúchos
title_full_unstemmed Balanço Geral RS: a busca da identificação com os gaúchos
title_sort Balanço Geral RS: a busca da identificação com os gaúchos
author Machado, Ana Paula de Santos
author_facet Machado, Ana Paula de Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ana Paula de Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porcello, Flávio Antônio Camargo
contributor_str_mv Porcello, Flávio Antônio Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo popular
Balanço Geral RS (Programa de televisão)
Telejornalismo
topic Jornalismo popular
Balanço Geral RS (Programa de televisão)
Telejornalismo
Communication
Popular journalism
Telejournalism
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Popular journalism
Telejournalism
description O objetivo deste trabalho é fazer a análise do programa Balanço Geral RS, estudando de que maneira se constrói o programa, bem como os recursos narrativos audiovisuais que são empregados na atração. Para tal, se utilizará a metodologia de análise de Laurence Bardin, que formulou categorias a fim de estabelecer uma configuração que possibilitasse o estudo. O formato do Balanço Geral RS torna-se objeto de estudo a partir do momento em que sua configuração acaba por ameaçar a hegemonia da afiliada da Rede Globo em termos de audiência. Comandado há 10 anos pelo jornalista Alexandre Mota, o Balanço Geral RS adotou uma linguagem mais popular, ganhando a audiência de camadas da sociedade que não eram ouvidas pela concorrência. Sendo assim, a pesquisa busca compreender de que maneira essa fidelização do telespectador acontece. Isto é imprescindível para que possamos discutir acerca dos recursos empregados pelo apresentador para que o seu públicoalvo se identifique com a atração e com quem o apresenta. Para isso, o trabalho utiliza como base à pesquisa os conceitos desenvolvidos pelos autores Guy Debord (1997) e José Arbex Jr. (2001), que abordam assuntos que discutem acerca do sensacionalismo e a construção de recursos audiovisuais para fidelizar o telespectador. Dessa forma, o trabalho finaliza delineando as estratégias empregadas no programa que fazem com que seus telespectadores se identifiquem com o apresentador.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-11T02:28:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181800
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001074426
url http://hdl.handle.net/10183/181800
identifier_str_mv 001074426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181800/1/001074426.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181800/2/001074426.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181800/3/001074426.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 701363cbea7bd9b373c25cee153ffaeb
2ebbd09ccab800dacb6f98c8058b372f
8eea3e339719ea86b7f580ed5096b09b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447223502110720