Grêmio estudantil : exercício da cidadania e protagonismo juvenil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151650 |
Resumo: | O presente estudo atende exigência do Curso de Especialização em Gestão Escolar – UFRGS e refere-se a análise das ações do Projeto de Intervenção realizado em uma Escola Municipal de Porto Alegre no ano de 2015, visando constituir o seu Grêmio Estudantil. Esta pesquisa teve como foco atuar na diminuição da violência escolar, garantindo espaço para a formação de lideranças, criação de modelos pacíficos de convívio social e de incentivo dos direitos de cidadania, conforme consta no PPP da escola, concretizando-se na criação do Grêmio Estudantil. Os principais autores que inspiram a análise são: Aguiar 2001, Cora 2003, Franco 2005, Luck 2002, Ribeiro 2007, Silva 2011 e Veiga 1988. Esta pesquisa utilizou a pesquisaação como forma de intervenção na realidade e o principal resultado alcançado com a pesquisa, nos indica que os estudantes são protagonistas importantes no cenário escolar. Ressalto que para tornar efetivo o protagonismo juvenil, foi necessário compreendê-los como sujeitos de iniciativa, de participação ativa e construtiva no ambiente escolar, uma participação pautada na democracia, contribuindo assim, com seu desenvolvimento pessoal e social, de maneira autônoma, solidária e comprometida. |
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