Imagens audiovisuais como documento e testemunho : discussões a partir do cinema e da televisão no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossini, Miriam de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218244
Resumo: A partir do aporte teórico da História Cultural sobre o lugar da imagem na cultura (PESAVENTO, 2009), este artigo pretende problematizar o modo como o audiovisual produziu diferentes registros do século XX, testando e revisando as noções de testemunho e de documento (LE GOFF, 2019). Para isso, será discutido, inicialmente, o estatuto da imagem técnica (FLUSSER, 2002), para, em seguida, analisar as aproximações entre cinema e televisão, no Brasil, em seus diferentes formatos documentais (DA’RIN, 2004). Conclui-se que o estatuto da imagem técnica como documento foi sendo atualizado conforme os meios de comunicação audiovisuais se transformaram. Sua função de testemunho, entretanto, manteve-se intacto ao longo dos anos, pois já faz parte do imaginário sobre a imagem.
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