Comparação entre grupos de motoristas infratores e não-infratores através de instrumentos psicológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcantara, Bárbara Dias de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70048
Resumo: A avaliação psicológica como etapa do processo de habilitação de condutores é a principal atividade do psicólogo no contexto do trânsito. As pesquisas que tem como objetivo avaliar a eficácia de instrumentos utilizados na avaliação psicológica no contexto do trânsito são de extrema relevância, uma vez que tal avaliação é critério obrigatório para aqueles que pretendem obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação. Sendo assim, o presente estudo buscou verificar, através de um estudo exploratório, a validade preditiva de cinco instrumentos que avaliam personalidade, atenção e memória ao comparar o desempenho entre dois grupos de motoristas divididos em infratores e não-infratores. Participaram do estudo 10 indivíduos que responderam aos testes Palográfico, AD (atenção dividida), AS (atenção sustentada) AC (atenção concentrada) e TEMPLAM (memória) de um mesmo Centro de Formação de Condutores na cidade de Pelotas (Rio Grande do Sul). Os resultados mostraram que a variável grupo não exerceu influência significativa em nenhuma das medidas, sugerindo que os escores nos diversos instrumentos não possibilitam prever, identificar ou diferenciar nesta amostra se um motorista cometerá atos infracionais ou não. O aumento no conhecimento na área trânsito torna-se cada vez mais importante e somente as pesquisas neste campo podem evidenciar os caminhos a serem seguidos no futuro. Explicar e predizer o comportamento dos motoristas, assim como entender a relação entre os aspectos psicológicos e ambientais que resultam em infrações, conflitos e acidentes de trânsito é imprescindível.
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