Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236564 |
Resumo: | Este texto problematiza as possibilidades inventivas envolvidas numa aula (entendida aqui como inseparável da produção de pensamento) sob as condições restritivas impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Parte do pressuposto de que para que o pensamento aconteça, é fundamental seu contato com as forças do que Deleuze (2005), Foucault (2006) e Blanchot (2011) chamaram de Fora. Por isso, o texto propõe um procedimento poético assentado numa espécie de máquina de leitura e de tradução como possibilidade de contato com tais forças. E, como base e possibilidade para essa invenção em educação, elege um tipo de leitura que falseia os materiais com que se depara e que, num certo sentido, desrespeita-os. Defende a ideia de que tal movimento, em condições de enclausuramento, só se torna possível porque o dentro é constituído pela dobra do Fora sobre si. Em tais condições, a invenção de uma aula teria, então, de virar pelo avesso essa dobra e produzir algo como uma linguagem para aquilo que ainda não sabemos. |
id |
UFRGS-2_c8d50d391ae2c09839cbdbc51976b50b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236564 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Luiz Carlos Quirino daAdó, Máximo Daniel Lamela2022-04-06T04:44:35Z20210102-7735http://hdl.handle.net/10183/236564001135843Este texto problematiza as possibilidades inventivas envolvidas numa aula (entendida aqui como inseparável da produção de pensamento) sob as condições restritivas impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Parte do pressuposto de que para que o pensamento aconteça, é fundamental seu contato com as forças do que Deleuze (2005), Foucault (2006) e Blanchot (2011) chamaram de Fora. Por isso, o texto propõe um procedimento poético assentado numa espécie de máquina de leitura e de tradução como possibilidade de contato com tais forças. E, como base e possibilidade para essa invenção em educação, elege um tipo de leitura que falseia os materiais com que se depara e que, num certo sentido, desrespeita-os. Defende a ideia de que tal movimento, em condições de enclausuramento, só se torna possível porque o dentro é constituído pela dobra do Fora sobre si. Em tais condições, a invenção de uma aula teria, então, de virar pelo avesso essa dobra e produzir algo como uma linguagem para aquilo que ainda não sabemos.This text problematizes the inventive possibilities involved in a class (understood here as insepara-ble from the thought production) under the restrictive conditions imposed by the pandemic caused by the new coronavirus. It starts from the assumption that for thought to happen, its contact with the forces of what Deleuze (2005), Foucault (2006) and Blanchot (2011) have called Outside is fundamental. Therefore, the text proposes a poetic procedure supported on a kind of reading and translation machine as a possibility of contact with such forces. And, as a basis and possibility for this invention in education, it chooses a type of reading that distorts the materials it encounters and, in a certain sense, disrespects them. It defends the idea that such movement, in confinement conditions, only becomes possible because the inside is constituted by the fold of the Outside upon itself. Under such conditions the invention of a class would, then, have to turn this fold inside out and produce something like a language for what we don't yet know.application/pdfporEducação em questão. Natal. Vol. 59, n. 62 (out./dez.2021), p. 1-20, e-26721PandemiasEducaçãoPandemicEducationOutsideReading machineInventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educaçãoInventing the outside as an inside and making the enclosure an education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135843.pdf.txt001135843.pdf.txtExtracted Texttext/plain50504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236564/2/001135843.pdf.txt68c78071ab4afe0ce1d4f672bade3301MD52ORIGINAL001135843.pdfTexto completoapplication/pdf487190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236564/1/001135843.pdf77972044547e4028874fe3c7f4acaa42MD5110183/2365642022-04-30 04:52:55.346261oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236564Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-30T07:52:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Inventing the outside as an inside and making the enclosure an education |
title |
Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação |
spellingShingle |
Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação Silva, Luiz Carlos Quirino da Pandemias Educação Pandemic Education Outside Reading machine |
title_short |
Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação |
title_full |
Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação |
title_fullStr |
Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação |
title_full_unstemmed |
Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação |
title_sort |
Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação |
author |
Silva, Luiz Carlos Quirino da |
author_facet |
Silva, Luiz Carlos Quirino da Adó, Máximo Daniel Lamela |
author_role |
author |
author2 |
Adó, Máximo Daniel Lamela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luiz Carlos Quirino da Adó, Máximo Daniel Lamela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemias Educação |
topic |
Pandemias Educação Pandemic Education Outside Reading machine |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pandemic Education Outside Reading machine |
description |
Este texto problematiza as possibilidades inventivas envolvidas numa aula (entendida aqui como inseparável da produção de pensamento) sob as condições restritivas impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Parte do pressuposto de que para que o pensamento aconteça, é fundamental seu contato com as forças do que Deleuze (2005), Foucault (2006) e Blanchot (2011) chamaram de Fora. Por isso, o texto propõe um procedimento poético assentado numa espécie de máquina de leitura e de tradução como possibilidade de contato com tais forças. E, como base e possibilidade para essa invenção em educação, elege um tipo de leitura que falseia os materiais com que se depara e que, num certo sentido, desrespeita-os. Defende a ideia de que tal movimento, em condições de enclausuramento, só se torna possível porque o dentro é constituído pela dobra do Fora sobre si. Em tais condições, a invenção de uma aula teria, então, de virar pelo avesso essa dobra e produzir algo como uma linguagem para aquilo que ainda não sabemos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-06T04:44:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236564 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7735 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001135843 |
identifier_str_mv |
0102-7735 001135843 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em questão. Natal. Vol. 59, n. 62 (out./dez.2021), p. 1-20, e-26721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236564/2/001135843.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236564/1/001135843.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68c78071ab4afe0ce1d4f672bade3301 77972044547e4028874fe3c7f4acaa42 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225052285304832 |