"Segura essa transformação, mon amour": análise sobre memes transmídias da Internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/190027 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal analisar as transformações transmidiáticas que os memes da Internet recebem em virtude das suas características e da cultura participativa. Sobre o referencial teórico, no primeiro momento, são abordados conceitos que nos levam a entender o processo de produção coletiva, compartilhamento e convergência de mídia, apresentados por Jenkins (2009; 2014), Shirky (2011), Ford (2014) e Green (2014), além dos conceitos de narrativas e contextos estudados por Martino (2014), Gosciola (2012) e Recuero (2012). Logo após, é apresentado o fenômeno dos memes desde sua origem até sua contextualização no ambiente digital, juntamente com a apresentação das redes sociais em que eles mais aparecem, sendo elas o Twitter, YouTube e Facebook. Ainda neste capítulo, é apresentada uma separação dos memes em cinco categorias juntamente com características específicas para cada meme posteriormente analisado. Tal base teórica, nesta etapa, é feita através das pesquisas de Dawkins (2001), Blackmore (1999; 2002), Shifman (2014), Neta (2016) e Recuero (2009a; 2009b). Como estratégia metodológica, partimos de uma análise mediada por computador, com foco em uma observação encoberta e não participativa apresentada por Johnson (2010). A partir dessa observação, são expostos os cinco memes selecionados, desde a sua origem até as transformações mais curiosas que podem ser encontradas dentro e fora da Internet. Como resultado, pode-se apontar que a grande possibilidade que a Internet oferece para a produção conjunta de conteúdos amadores e profissionais gera, cada vez mais, produtos transmídias, visibilidade e boa receptividade dos indivíduos para com o fenômeno dos memes, fazendo assim, com que eles de alguma forma perpetuem-se. |
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Piccoli, Clara Garnier PiresLasta, Elisangela2019-04-05T04:10:31Z2018http://hdl.handle.net/10183/190027001090532Este trabalho tem como objetivo principal analisar as transformações transmidiáticas que os memes da Internet recebem em virtude das suas características e da cultura participativa. Sobre o referencial teórico, no primeiro momento, são abordados conceitos que nos levam a entender o processo de produção coletiva, compartilhamento e convergência de mídia, apresentados por Jenkins (2009; 2014), Shirky (2011), Ford (2014) e Green (2014), além dos conceitos de narrativas e contextos estudados por Martino (2014), Gosciola (2012) e Recuero (2012). Logo após, é apresentado o fenômeno dos memes desde sua origem até sua contextualização no ambiente digital, juntamente com a apresentação das redes sociais em que eles mais aparecem, sendo elas o Twitter, YouTube e Facebook. Ainda neste capítulo, é apresentada uma separação dos memes em cinco categorias juntamente com características específicas para cada meme posteriormente analisado. Tal base teórica, nesta etapa, é feita através das pesquisas de Dawkins (2001), Blackmore (1999; 2002), Shifman (2014), Neta (2016) e Recuero (2009a; 2009b). Como estratégia metodológica, partimos de uma análise mediada por computador, com foco em uma observação encoberta e não participativa apresentada por Johnson (2010). A partir dessa observação, são expostos os cinco memes selecionados, desde a sua origem até as transformações mais curiosas que podem ser encontradas dentro e fora da Internet. Como resultado, pode-se apontar que a grande possibilidade que a Internet oferece para a produção conjunta de conteúdos amadores e profissionais gera, cada vez mais, produtos transmídias, visibilidade e boa receptividade dos indivíduos para com o fenômeno dos memes, fazendo assim, com que eles de alguma forma perpetuem-se.The main objective of this work is to analyze the transmedia transformations that Internet memes receive by virtue of their characteristics and of the participatory culture. Regarding the theoretical reference, first off, the concepts approached help us understand the process of collective production, sharing and media convergence, presented by Jenkins (2009; 2014), Shirky (2011), Ford (2014) and Green (2014), as well as the concepts of narrative and context studied by Martino (2014), Gosciola (2012) and Recuero (2012). Afterwards the phenomenon of memes is introduced since its origin, until its contextualization in the digital environment, paired with the introduction of the social medias they show up on the most, being those Twitter, YouTube and Facebook. Still in this chapter, a division of the memes is introduced separating them into five categories accompanied by specific characteristics for each meme previously analyzed. The theoretical basis, at this stage, is done through researches from Dawkins (2001), Blackmore (1999; 2002), Shifman (2014), Neta (2016) and Recuero (2009a; 2009b). As the methodological strategy, we begin with an analysis mediated with a computer, focusing on a covert and non-participatory observation introduced by Johnson (2010). From this observation, the five selected memes are exposed from their origin until the most curious transformations that can be found in and out of the Internet. As a result, it’s possible to point out that the great possibility the Internet provides to the collective production of amateur and professional content creates, more and more, transmedia products, visibility and good receptivity of individuals towards the phenomenon of memes, thus somehow making them perpetuate.application/pdfporTransmídiaMemesTransmediaCulture of the ConvergenceParticipatory Culture"Segura essa transformação, mon amour": análise sobre memes transmídias da Internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090532.pdf.txt001090532.pdf.txtExtracted Texttext/plain170584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190027/2/001090532.pdf.txt723d4a17b843274f212c6e9757e96a3bMD52ORIGINAL001090532.pdfTexto completoapplication/pdf3873463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190027/1/001090532.pdf02ad1557ab90e7c2261a1a4f00144f91MD5110183/1900272019-04-06 04:30:37.373796oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190027Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-06T07:30:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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