"Segura essa transformação, mon amour": análise sobre memes transmídias da Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccoli, Clara Garnier Pires
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/190027
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar as transformações transmidiáticas que os memes da Internet recebem em virtude das suas características e da cultura participativa. Sobre o referencial teórico, no primeiro momento, são abordados conceitos que nos levam a entender o processo de produção coletiva, compartilhamento e convergência de mídia, apresentados por Jenkins (2009; 2014), Shirky (2011), Ford (2014) e Green (2014), além dos conceitos de narrativas e contextos estudados por Martino (2014), Gosciola (2012) e Recuero (2012). Logo após, é apresentado o fenômeno dos memes desde sua origem até sua contextualização no ambiente digital, juntamente com a apresentação das redes sociais em que eles mais aparecem, sendo elas o Twitter, YouTube e Facebook. Ainda neste capítulo, é apresentada uma separação dos memes em cinco categorias juntamente com características específicas para cada meme posteriormente analisado. Tal base teórica, nesta etapa, é feita através das pesquisas de Dawkins (2001), Blackmore (1999; 2002), Shifman (2014), Neta (2016) e Recuero (2009a; 2009b). Como estratégia metodológica, partimos de uma análise mediada por computador, com foco em uma observação encoberta e não participativa apresentada por Johnson (2010). A partir dessa observação, são expostos os cinco memes selecionados, desde a sua origem até as transformações mais curiosas que podem ser encontradas dentro e fora da Internet. Como resultado, pode-se apontar que a grande possibilidade que a Internet oferece para a produção conjunta de conteúdos amadores e profissionais gera, cada vez mais, produtos transmídias, visibilidade e boa receptividade dos indivíduos para com o fenômeno dos memes, fazendo assim, com que eles de alguma forma perpetuem-se.
id UFRGS-2_c8d74c8374fb8856d85ecf714bc473f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190027
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Piccoli, Clara Garnier PiresLasta, Elisangela2019-04-05T04:10:31Z2018http://hdl.handle.net/10183/190027001090532Este trabalho tem como objetivo principal analisar as transformações transmidiáticas que os memes da Internet recebem em virtude das suas características e da cultura participativa. Sobre o referencial teórico, no primeiro momento, são abordados conceitos que nos levam a entender o processo de produção coletiva, compartilhamento e convergência de mídia, apresentados por Jenkins (2009; 2014), Shirky (2011), Ford (2014) e Green (2014), além dos conceitos de narrativas e contextos estudados por Martino (2014), Gosciola (2012) e Recuero (2012). Logo após, é apresentado o fenômeno dos memes desde sua origem até sua contextualização no ambiente digital, juntamente com a apresentação das redes sociais em que eles mais aparecem, sendo elas o Twitter, YouTube e Facebook. Ainda neste capítulo, é apresentada uma separação dos memes em cinco categorias juntamente com características específicas para cada meme posteriormente analisado. Tal base teórica, nesta etapa, é feita através das pesquisas de Dawkins (2001), Blackmore (1999; 2002), Shifman (2014), Neta (2016) e Recuero (2009a; 2009b). Como estratégia metodológica, partimos de uma análise mediada por computador, com foco em uma observação encoberta e não participativa apresentada por Johnson (2010). A partir dessa observação, são expostos os cinco memes selecionados, desde a sua origem até as transformações mais curiosas que podem ser encontradas dentro e fora da Internet. Como resultado, pode-se apontar que a grande possibilidade que a Internet oferece para a produção conjunta de conteúdos amadores e profissionais gera, cada vez mais, produtos transmídias, visibilidade e boa receptividade dos indivíduos para com o fenômeno dos memes, fazendo assim, com que eles de alguma forma perpetuem-se.The main objective of this work is to analyze the transmedia transformations that Internet memes receive by virtue of their characteristics and of the participatory culture. Regarding the theoretical reference, first off, the concepts approached help us understand the process of collective production, sharing and media convergence, presented by Jenkins (2009; 2014), Shirky (2011), Ford (2014) and Green (2014), as well as the concepts of narrative and context studied by Martino (2014), Gosciola (2012) and Recuero (2012). Afterwards the phenomenon of memes is introduced since its origin, until its contextualization in the digital environment, paired with the introduction of the social medias they show up on the most, being those Twitter, YouTube and Facebook. Still in this chapter, a division of the memes is introduced separating them into five categories accompanied by specific characteristics for each meme previously analyzed. The theoretical basis, at this stage, is done through researches from Dawkins (2001), Blackmore (1999; 2002), Shifman (2014), Neta (2016) and Recuero (2009a; 2009b). As the methodological strategy, we begin with an analysis mediated with a computer, focusing on a covert and non-participatory observation introduced by Johnson (2010). From this observation, the five selected memes are exposed from their origin until the most curious transformations that can be found in and out of the Internet. As a result, it’s possible to point out that the great possibility the Internet provides to the collective production of amateur and professional content creates, more and more, transmedia products, visibility and good receptivity of individuals towards the phenomenon of memes, thus somehow making them perpetuate.application/pdfporTransmídiaMemesTransmediaCulture of the ConvergenceParticipatory Culture"Segura essa transformação, mon amour": análise sobre memes transmídias da Internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090532.pdf.txt001090532.pdf.txtExtracted Texttext/plain170584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190027/2/001090532.pdf.txt723d4a17b843274f212c6e9757e96a3bMD52ORIGINAL001090532.pdfTexto completoapplication/pdf3873463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190027/1/001090532.pdf02ad1557ab90e7c2261a1a4f00144f91MD5110183/1900272019-04-06 04:30:37.373796oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190027Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-06T07:30:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Segura essa transformação, mon amour": análise sobre memes transmídias da Internet
title "Segura essa transformação, mon amour": análise sobre memes transmídias da Internet
spellingShingle "Segura essa transformação, mon amour": análise sobre memes transmídias da Internet
Piccoli, Clara Garnier Pires
Transmídia
Memes
Transmedia
Culture of the Convergence
Participatory Culture
title_short "Segura essa transformação, mon amour": análise sobre memes transmídias da Internet
title_full "Segura essa transformação, mon amour": análise sobre memes transmídias da Internet
title_fullStr "Segura essa transformação, mon amour": análise sobre memes transmídias da Internet
title_full_unstemmed "Segura essa transformação, mon amour": análise sobre memes transmídias da Internet
title_sort "Segura essa transformação, mon amour": análise sobre memes transmídias da Internet
author Piccoli, Clara Garnier Pires
author_facet Piccoli, Clara Garnier Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccoli, Clara Garnier Pires
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lasta, Elisangela
contributor_str_mv Lasta, Elisangela
dc.subject.por.fl_str_mv Transmídia
Memes
topic Transmídia
Memes
Transmedia
Culture of the Convergence
Participatory Culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Transmedia
Culture of the Convergence
Participatory Culture
description Este trabalho tem como objetivo principal analisar as transformações transmidiáticas que os memes da Internet recebem em virtude das suas características e da cultura participativa. Sobre o referencial teórico, no primeiro momento, são abordados conceitos que nos levam a entender o processo de produção coletiva, compartilhamento e convergência de mídia, apresentados por Jenkins (2009; 2014), Shirky (2011), Ford (2014) e Green (2014), além dos conceitos de narrativas e contextos estudados por Martino (2014), Gosciola (2012) e Recuero (2012). Logo após, é apresentado o fenômeno dos memes desde sua origem até sua contextualização no ambiente digital, juntamente com a apresentação das redes sociais em que eles mais aparecem, sendo elas o Twitter, YouTube e Facebook. Ainda neste capítulo, é apresentada uma separação dos memes em cinco categorias juntamente com características específicas para cada meme posteriormente analisado. Tal base teórica, nesta etapa, é feita através das pesquisas de Dawkins (2001), Blackmore (1999; 2002), Shifman (2014), Neta (2016) e Recuero (2009a; 2009b). Como estratégia metodológica, partimos de uma análise mediada por computador, com foco em uma observação encoberta e não participativa apresentada por Johnson (2010). A partir dessa observação, são expostos os cinco memes selecionados, desde a sua origem até as transformações mais curiosas que podem ser encontradas dentro e fora da Internet. Como resultado, pode-se apontar que a grande possibilidade que a Internet oferece para a produção conjunta de conteúdos amadores e profissionais gera, cada vez mais, produtos transmídias, visibilidade e boa receptividade dos indivíduos para com o fenômeno dos memes, fazendo assim, com que eles de alguma forma perpetuem-se.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-05T04:10:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/190027
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001090532
url http://hdl.handle.net/10183/190027
identifier_str_mv 001090532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190027/2/001090532.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190027/1/001090532.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 723d4a17b843274f212c6e9757e96a3b
02ad1557ab90e7c2261a1a4f00144f91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224570504478720