Entrelaçando saberes entre o ensino e a pesquisa : problematizações e análises sobre as entidades representativas da categoria – CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/132977 |
Resumo: | O presente trabalho, a partir do entrelace entre ensino, pesquisa e formação política, possui como objeto de estudo a dimensão político organizativa do Projeto Ético-Político (PEP) do Serviço Social que compreende as entidades representativas Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO). O interesse por essa temática emergiu tanto da formação profissional como um todo, quanto da vivência no Movimento Estudantil de Serviço Social (MESS) e do estágio obrigatório em Serviço Social no CRESS 10ª Região. Deste modo, o trabalho está fundamentado na teoria social crítica, e possui como orientação o materialismo histórico dialético. Apresentam-se, assim, em um primeiro momento, a discussão teórica das categorias trabalho, projetos coletivos, Serviço Social e Projeto Ético-Político, as quais demonstraram a importância da dimensão político-organizativa para a consolidação do PEP; os elementos da realidade apreendidos durante o estágio, os quais desencadearam distintas indagações sobre o objeto de estudo, principalmente relativas à participação de assistentes sociais e estudantes nessas entidades e as informações que possuem sobre as mesmas; bem como uma pesquisa bibliográfica sobre a produção de conhecimento referente à dimensão político-organizativa, a qual identificou os escassos estudos sobre a temática. Posteriormente, expõe-se o resgate sócio-histórico e político das organizações do Serviço Social, que demonstrou a importância dessas entidades para a construção e defesa do PEP. Por último, a partir das indagações advindas durante todo o processo, têm-se os achados da pesquisa intitulada “O entendimento de assistentes sociais e estudantes de Serviço Social de Porto Alegre e Região metropolitana sobre as entidades representativas da categoria CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO”. No que tange essa pesquisa, o problema elaborado visa responder o seguinte questionamento: “Qual o entendimento dos/as assistentes sociais e estudantes de Serviço Social de Porto Alegre e Região Metropolitana sobre as entidades representativas da categoria CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO?” . O objetivo geral pretende investigar qual a compreensão dos assistentes sociais e estudantes de Serviço Social de Porto Alegre e Região Metropolitana sobre as entidades representativas da categoria CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO, a fim de identificar e analisar as implicações desse entendimento na formação e no exercício profissional. Os objetivos específicos visam desvendar se os assistentes sociais e estudantes consideram que as entidades representativas da categoria são organizações de luta importantes para a formação e exercício profissional; investigar como as entidades representativas são trabalhadas durante a graduação em Serviço Social; analisar se esses participam dos espaços coletivos promovidos pelas entidades; verificar se há participação desses em outros espaços de organização coletiva. Como metodologia de investigação, destaca-se a realização de estudo de caso, com abordagem qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas com cinco assistentes sociais supervisoras de campo, e suas cinco estagiárias de Serviço Social vinculadas às universidades públicas e privadas de Porto Alegre e Região metropolitana. Os dados coletados passaram pela análise de conteúdo e resultaram nos seguintes achados: todas as profissionais e estudantes de Serviço Social compreendem as entidades representativas como importantes tanto para a formação e exercício profissional, quanto para imprimir a direção do Projeto Ético-Político profissional. No entanto, nem todas participam e se envolvem com elas, bem como identificam implicações de suas ações no cotidiano da formação e do trabalho profissional. Além disso, identificou-se que a formação, a partir da universidade, não tem potencializado e problematizado sobre as organizações políticas nem seus espaços coletivos. Ante a isso, os achados desse trabalho apontam para a necessária criação e ampliação de estratégias que contornem essa realidade e contribuam para o fortalecimento das referidas entidades. |
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