Gyrotonic® : uma proposta de educação do corpo pela educação somática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Manuela Coimbra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70292
Resumo: O presente estudo tem como mote o Gyrotonic, uma proposta de educação do corpo pelo movimento dentro do viés da Educação Somática. A temática aborda uma técnica corporal ainda pouco conhecida no Brasil e quase não explorada na seara científica; contudo, envolve questões já estudas na literatura: corpo, movimento, consciência e educação somática. O Gyrotonic é um sistema de exercícios criado na década de 1970 pelo ex-bailarino romeno Juliu Horvath a partir de anos de estudo e auto-exploração após uma lesão que o tirou dos palcos. Trata-se de uma técnica corporal de consciência e reeducação funcional global através de movimentos ondulatórios, circulares e espirais que partem de dentro para fora, do centro do corpo em direção às extremidades, procurando sempre ir além. É composto de exercícios físicos fluidos e rítmicos que, integrados à respiração, desenvolvem um corpo inteligente e dinâmico, forte e flexível ao mesmo tempo, apto a enfrentar as vicissitudes da rotina do ser humano contemporâneo. Caracteriza-se como uma modalidade que visa uma abordagem corpo/mente, enquadrando-se na perspectiva da Educação Somática. A revisão bibliográfica está centrada em três eixos: corporeidade, educação somática e Gyrotonic, e traz como referência especialistas de escol para abordar cada uma dessas questões, destacando-se como marco teórico-metodológico a fenomenologia de Merleau-Ponty, que compreende o ser humano como unidade existencial, e o pensamento de Damásio e de Morin, que reconhecem a realidade multidimensional do indivíduo e a complexidade da lógica contemporânea de pensar, respectivamente, aspectos que se encaixam perfeitamente com a metodologia que o Gyrotonic propõe. No que concerne especificamente ao Gyrotonic, em virtude do exíguo acervo teórico existente, os materiais didáticos utilizados na formação de novos profissionais, assim como os registros pessoais feitos em tais ocasiões, dão respaldo à apresentação do método e seus princípios básicos. Além disso, as entrevistas realizadas com os master trainers trazem subsídios nesse sentido, trazendo os elementos que respondem ao problema da pesquisa, a saber: como os master trainers situam o Gyrotonic dentro da Educação Somática? Na discussão, a partir do método de análise de conteúdo, as falas dos entrevistados são agrupadas em duas temáticas: (1) a concepção corpo/mente utilizada pelo Gyrotonic e (2) Gyrotonic, percepção corporal versus condicionamento físico. Com base nos olhares desses profissionais que estão consolidando o Gyrotonic na prática, já que o método está em plena construção, se chega às considerações finais, onde fica o registro da importância do conhecimento e cuidado do corpo e do papel do movimento para uma vida saudável, sendo o Gyrotonic uma boa ferramenta para educar o corpo contemporâneo.
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É composto de exercícios físicos fluidos e rítmicos que, integrados à respiração, desenvolvem um corpo inteligente e dinâmico, forte e flexível ao mesmo tempo, apto a enfrentar as vicissitudes da rotina do ser humano contemporâneo. Caracteriza-se como uma modalidade que visa uma abordagem corpo/mente, enquadrando-se na perspectiva da Educação Somática. A revisão bibliográfica está centrada em três eixos: corporeidade, educação somática e Gyrotonic, e traz como referência especialistas de escol para abordar cada uma dessas questões, destacando-se como marco teórico-metodológico a fenomenologia de Merleau-Ponty, que compreende o ser humano como unidade existencial, e o pensamento de Damásio e de Morin, que reconhecem a realidade multidimensional do indivíduo e a complexidade da lógica contemporânea de pensar, respectivamente, aspectos que se encaixam perfeitamente com a metodologia que o Gyrotonic propõe. No que concerne especificamente ao Gyrotonic, em virtude do exíguo acervo teórico existente, os materiais didáticos utilizados na formação de novos profissionais, assim como os registros pessoais feitos em tais ocasiões, dão respaldo à apresentação do método e seus princípios básicos. Além disso, as entrevistas realizadas com os master trainers trazem subsídios nesse sentido, trazendo os elementos que respondem ao problema da pesquisa, a saber: como os master trainers situam o Gyrotonic dentro da Educação Somática? Na discussão, a partir do método de análise de conteúdo, as falas dos entrevistados são agrupadas em duas temáticas: (1) a concepção corpo/mente utilizada pelo Gyrotonic e (2) Gyrotonic, percepção corporal versus condicionamento físico. Com base nos olhares desses profissionais que estão consolidando o Gyrotonic na prática, já que o método está em plena construção, se chega às considerações finais, onde fica o registro da importância do conhecimento e cuidado do corpo e do papel do movimento para uma vida saudável, sendo o Gyrotonic uma boa ferramenta para educar o corpo contemporâneo.The present assignment aims to study Gyrotonic, a proposal of body education through movement inside the Somatic Education perspective. The theme addresses a corporal technique still little known in Brazil and almost unexplored in the scientific harvest. However, it involves issues already studied in the literature: body, movement, conscience and Somatic Education. Gyrotonic is a system of exercises created in the 70s by the ex-ballet dancer Romain Juliu Horvath. It was developted though many years of study and self-exploration and also after an injury that almost took Juliu off the stage. It is a technique of body awareness and functional reeducation through global wave motion, circular and spiral starting from the inside out, from the center of the body toward the extremities, always looking beyond. It consists of fluid and rhythmic exercises that integrated the breath, develop a smart and dynamic body, strong and flexible at the same time, able to cope with the vicissitudes of human contemporary routine. It is characterized as a modality which aims to approach the body/mind and it fits the perspective of Somatic Education. The literature review focuses on three axes: corporeality, Gyrotonic and Somatic Education, brings as reference elite experts to address each of these issues, especially as theoretical and methodological phenomenology of Merleau-Ponty, who understands the human as existential unity, and the thoughts of Damasio and Morin, recognizing the multidimensional reality of the individual and the complexity of contemporary logic of thinking, respectively, aspects that fit perfectly with the methodology that Gyrotonic proposes. With regard specifically to Gyrotonic, because of the small quantity of existing theory, didactic materials used in the training of new professionals, as well as personal records made, in such occasions, give support to the presentation of the method and its basic principles. In addition, interviews with master trainers bring subsidies accordingly, bringing elements that respond to the research's problem: namely how the master trainers situate the Gyrotonic within the Somatic Education? In the discussion, from the method of content analysis, the statements of the respondents are grouped into two themes: (1) the design mind/body used by Gyrotonic and (2) Gyrotonic, body perception versus fitness. Based on the looks of those professionals who are consolidating the Gyrotonic in practice, since the method is fully built, it gets to closing remarks, where is the record of the importance of knowledge and care of the body and the role of the movement for healthy living , Gyrotonic being a good tool to educate the contemporary body.application/pdfporEducação somáticaCorpoGyrotonic®BodyConsciousContemporaneityMovementSomatic educationGyrotonic® : uma proposta de educação do corpo pela educação somáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875886.pdf000875886.pdfTexto completoapplication/pdf1709416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70292/1/000875886.pdfbf8584bdd492ac7dffed443ce768750fMD51TEXT000875886.pdf.txt000875886.pdf.txtExtracted Texttext/plain183156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70292/2/000875886.pdf.txt9b320c182b2de8757201153f4758ddd1MD52THUMBNAIL000875886.pdf.jpg000875886.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70292/3/000875886.pdf.jpg24a3c0678c4aabcc0c0969737b6cb21dMD5310183/702922018-10-15 09:12:06.605oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70292Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:12:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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