Potencialidades e limitações da metodologia de resolução de problemas no ensino de frações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Rafael Menguer da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277540
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo entender as potencialidades e limitações da metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação em Matemática através da Resolução de Problemas, apoiado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, no ensino de frações para uma turma de sexto ano. Os dados produzidos para a pesquisa foram coletados em uma turma de sexto ano de escola pública, da rede estadual do município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Sendo caracterizada como uma pesquisa qualitativa, e nos apoiando nos trabalhos de (Duval, 2009), (Onuchic et al., 2021) e (Polya, 2006), foi analisado como a metodologia adotada permite um ensino em que o aluno faz parte do processo de construção do conhecimento, as ferramentas para uma avaliação contínua que são possíveis ao professor, como a não-congruência de registros semióticos dificulta a conversão por parte dos estudantes durante a resolução de problemas, as dificuldades de implementação desta metodologia e aprendizados podem ser desenvolvidos com um estudo a partir da resolução de problemas geradores. Em especial analisamos como , as ferramentas para uma avaliação contínua que são possíveis ao professor, como a não-congruência de registros semióticos dificulta a conversão por parte dos estudantes durante a resolução de problemas, as dificuldades de implementação desta metodologia e aprendizados podem ser desenvolvidos com um estudo a partir da resolução de problemas geradores.
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