A influência do ambiente organizacional no desempenho do designer gráfico nas agências de publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cramer, Gustavo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184974
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender como o ambiente organizacional interfere na qualidade do trabalho e no desempenho do designer gráfico que trabalha em agências de publicidade. Existem fatores que podem facilitar ou dificultar o processo criativo desses profissionais. Para o exame, foram adotadas três macrocategorias, previamente definidas, considerando os objetivos do estudo. São elas: as atividades desenvolvidas pelo designer gráfico nas agências pesquisadas; o ambiente organizacional a partir da ótica dos pesquisados; e as ações relacionadas ao ambiente organizacional que oportunizem o processo de criação do designer gráfico. Para desenvolver este estudo qualitativo, utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista baseada em roteiro semiestruturado, elaborado a partir dos objetivos específicos e do referencial teórico. Participaram do estudo oito profissionais que trabalham em agências de publicidade como designers gráficos. Realizada a análise das entrevistas, foi constatado que tanto o ambiente físico, quanto o relacionamento com os colegas de trabalho e chefia influenciam a qualidade e o desempenho do designer, pois são fatores que inibem ou influenciam a criatividade desses profissionais. Destacou-se em segundo plano o sentimento de falta de autonomia na decisão das peças e campanhas. Ainda, com essas constatações, foram desenvolvidas sugestões de ações que oportunizem o processo de criação do designer gráfico.
id UFRGS-2_ca154d31a1d5d5fda89c79091fef0e9a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184974
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cramer, GustavoAntonello, Cláudia Simone2018-11-23T02:44:30Z2018http://hdl.handle.net/10183/184974001078377O presente trabalho teve como objetivo compreender como o ambiente organizacional interfere na qualidade do trabalho e no desempenho do designer gráfico que trabalha em agências de publicidade. Existem fatores que podem facilitar ou dificultar o processo criativo desses profissionais. Para o exame, foram adotadas três macrocategorias, previamente definidas, considerando os objetivos do estudo. São elas: as atividades desenvolvidas pelo designer gráfico nas agências pesquisadas; o ambiente organizacional a partir da ótica dos pesquisados; e as ações relacionadas ao ambiente organizacional que oportunizem o processo de criação do designer gráfico. Para desenvolver este estudo qualitativo, utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista baseada em roteiro semiestruturado, elaborado a partir dos objetivos específicos e do referencial teórico. Participaram do estudo oito profissionais que trabalham em agências de publicidade como designers gráficos. Realizada a análise das entrevistas, foi constatado que tanto o ambiente físico, quanto o relacionamento com os colegas de trabalho e chefia influenciam a qualidade e o desempenho do designer, pois são fatores que inibem ou influenciam a criatividade desses profissionais. Destacou-se em segundo plano o sentimento de falta de autonomia na decisão das peças e campanhas. Ainda, com essas constatações, foram desenvolvidas sugestões de ações que oportunizem o processo de criação do designer gráfico.The purpose of following paper is to understand how the organizational environment interferes in the quality and in the performance of a graphic designer working in publicity agencies. Three macrocategories, previously defined, were established for the exam, considering the goals of the study. They are: the activities developed by the graphic designer in the agencies; the organizational environment by the point of view of the subjects; and the actions related to the organizational environment that may opportunize the creation process of the graphic designer. There are factors that may favor or hamper the creative process of those professionals. In order to develop this study, a technique of dada collection was used, through interviews based on a semi structured script, written upon the specific goals and of the theoretical reference. Eight professionals that work in publicity agencies as graphic designers participated of the study. Do to the analysis of the interviews, it was found that the physical environment, as well as the relationship with the coworkers and with the boss, influence the quality and the performance of the designer, because those are factors that hamper or influence the creativity of the professionals. In a second place, drew attention the feeling of lack of autonomy to make decisions about pieces and campaigns. Besides, with those findings, suggestions for actions were developed, that can opportunize the creation process of the graphic designer.application/pdfporAmbiente organizacionalDesignAgência de publicidadeProfissional de mídiaGraphic designerPerformanceCreativityOrganizational environmentPublicity agencyA influência do ambiente organizacional no desempenho do designer gráfico nas agências de publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001078377.pdf.txt001078377.pdf.txtExtracted Texttext/plain67919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184974/2/001078377.pdf.txtd5f2d17dd3119743f71fc424c521db87MD52ORIGINAL001078377.pdfTexto completoapplication/pdf583162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184974/1/001078377.pdf38b57f6c07cd91ae879d9865b89de4bfMD5110183/1849742018-11-24 03:14:40.624287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184974Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-24T05:14:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do ambiente organizacional no desempenho do designer gráfico nas agências de publicidade
title A influência do ambiente organizacional no desempenho do designer gráfico nas agências de publicidade
spellingShingle A influência do ambiente organizacional no desempenho do designer gráfico nas agências de publicidade
Cramer, Gustavo
Ambiente organizacional
Design
Agência de publicidade
Profissional de mídia
Graphic designer
Performance
Creativity
Organizational environment
Publicity agency
title_short A influência do ambiente organizacional no desempenho do designer gráfico nas agências de publicidade
title_full A influência do ambiente organizacional no desempenho do designer gráfico nas agências de publicidade
title_fullStr A influência do ambiente organizacional no desempenho do designer gráfico nas agências de publicidade
title_full_unstemmed A influência do ambiente organizacional no desempenho do designer gráfico nas agências de publicidade
title_sort A influência do ambiente organizacional no desempenho do designer gráfico nas agências de publicidade
author Cramer, Gustavo
author_facet Cramer, Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cramer, Gustavo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonello, Cláudia Simone
contributor_str_mv Antonello, Cláudia Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente organizacional
Design
Agência de publicidade
Profissional de mídia
topic Ambiente organizacional
Design
Agência de publicidade
Profissional de mídia
Graphic designer
Performance
Creativity
Organizational environment
Publicity agency
dc.subject.eng.fl_str_mv Graphic designer
Performance
Creativity
Organizational environment
Publicity agency
description O presente trabalho teve como objetivo compreender como o ambiente organizacional interfere na qualidade do trabalho e no desempenho do designer gráfico que trabalha em agências de publicidade. Existem fatores que podem facilitar ou dificultar o processo criativo desses profissionais. Para o exame, foram adotadas três macrocategorias, previamente definidas, considerando os objetivos do estudo. São elas: as atividades desenvolvidas pelo designer gráfico nas agências pesquisadas; o ambiente organizacional a partir da ótica dos pesquisados; e as ações relacionadas ao ambiente organizacional que oportunizem o processo de criação do designer gráfico. Para desenvolver este estudo qualitativo, utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista baseada em roteiro semiestruturado, elaborado a partir dos objetivos específicos e do referencial teórico. Participaram do estudo oito profissionais que trabalham em agências de publicidade como designers gráficos. Realizada a análise das entrevistas, foi constatado que tanto o ambiente físico, quanto o relacionamento com os colegas de trabalho e chefia influenciam a qualidade e o desempenho do designer, pois são fatores que inibem ou influenciam a criatividade desses profissionais. Destacou-se em segundo plano o sentimento de falta de autonomia na decisão das peças e campanhas. Ainda, com essas constatações, foram desenvolvidas sugestões de ações que oportunizem o processo de criação do designer gráfico.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-23T02:44:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184974
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001078377
url http://hdl.handle.net/10183/184974
identifier_str_mv 001078377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184974/2/001078377.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184974/1/001078377.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d5f2d17dd3119743f71fc424c521db87
38b57f6c07cd91ae879d9865b89de4bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224564214071296