Os servidores públicos e as metas institucionais : quem sai fortalecido?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/40293 |
Resumo: | Estudo de Caso realizado junto a servidores públicos do INSS, com abordagem qualitativa, objetivando investigar qual a importância que o contexto social dos servidores tem para os gestores de duas unidades de Atendimento da Previdência Social em Porto Alegre quando conduzem e participam de processo de negociação coletiva. Os sujeitos da pesquisa foram dois gestores e sete servidores das duas Unidades. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo baseada em Minayo (2002). Foram identificados conceitos importantes que se relacionam com a Gestão, tais como: visão sistêmica, relações interpessoais, negociação, subjetividade e qualidade de vida. Os resultados apontam para a existência de negociação não coletiva, mas fragmentada, denotando a utilização de poder. A comparação entre essas duas unidades permite a identificação de estilos distintos de gestão e a necessidade de profissionalização por parte da administração. Sugerem-se alternativas que visem, além de atingir as metas da Instituição, a melhoria da qualidade de vida no trabalho. |
id |
UFRGS-2_ca1da55d2a76c8e50793ddc9faa50518 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40293 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pastório, Sinara AparecidaBaldi, Mariana2012-05-05T01:24:36Z2010http://hdl.handle.net/10183/40293000828001Estudo de Caso realizado junto a servidores públicos do INSS, com abordagem qualitativa, objetivando investigar qual a importância que o contexto social dos servidores tem para os gestores de duas unidades de Atendimento da Previdência Social em Porto Alegre quando conduzem e participam de processo de negociação coletiva. Os sujeitos da pesquisa foram dois gestores e sete servidores das duas Unidades. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo baseada em Minayo (2002). Foram identificados conceitos importantes que se relacionam com a Gestão, tais como: visão sistêmica, relações interpessoais, negociação, subjetividade e qualidade de vida. Os resultados apontam para a existência de negociação não coletiva, mas fragmentada, denotando a utilização de poder. A comparação entre essas duas unidades permite a identificação de estilos distintos de gestão e a necessidade de profissionalização por parte da administração. Sugerem-se alternativas que visem, além de atingir as metas da Instituição, a melhoria da qualidade de vida no trabalho.This case study was performed with public workers of the Brazilian National Institute of Social Security (INSS), using a qualitative approach, with the purpose to investigate how important the workers’ social context is to managers of two Social Security Service units in Porto Alegre when they conduct and participate in collective negotiation process. The study subjects were two managers and seven workers from the two units. Semi-structured interviews were performed and their content was analyzed based on Minayo (2002). Important management-related concepts were identified, which included: systemic view, interpersonal relationships, negotiation, subjectivity, and quality of life. Results show that negotiation is non-collective, but fragmented, hence denoting the use of power. Comparisons between the two units show they use particular forms of management and require professionalization of their administration staff. It is suggested they use alternatives that also aim at improving quality of life at work besides achieving the goals of the institution.application/pdfporNegociaçãoAvaliação de desempenhoServiço públicoNegotiationSubjectivityManagementInterpersonal relationshipsOs servidores públicos e as metas institucionais : quem sai fortalecido?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000828001.pdf000828001.pdfTexto completoapplication/pdf850544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40293/1/000828001.pdfd0d8f4a88c80ded8a7e6c14bd36c7d6cMD51TEXT000828001.pdf.txt000828001.pdf.txtExtracted Texttext/plain115965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40293/2/000828001.pdf.txt862974473ebfd7af3eb5b987332bab64MD52THUMBNAIL000828001.pdf.jpg000828001.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40293/3/000828001.pdf.jpg8f225d5853dd3ba75f7fae037232269eMD5310183/402932018-10-11 08:57:24.975oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:57:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os servidores públicos e as metas institucionais : quem sai fortalecido? |
title |
Os servidores públicos e as metas institucionais : quem sai fortalecido? |
spellingShingle |
Os servidores públicos e as metas institucionais : quem sai fortalecido? Pastório, Sinara Aparecida Negociação Avaliação de desempenho Serviço público Negotiation Subjectivity Management Interpersonal relationships |
title_short |
Os servidores públicos e as metas institucionais : quem sai fortalecido? |
title_full |
Os servidores públicos e as metas institucionais : quem sai fortalecido? |
title_fullStr |
Os servidores públicos e as metas institucionais : quem sai fortalecido? |
title_full_unstemmed |
Os servidores públicos e as metas institucionais : quem sai fortalecido? |
title_sort |
Os servidores públicos e as metas institucionais : quem sai fortalecido? |
author |
Pastório, Sinara Aparecida |
author_facet |
Pastório, Sinara Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastório, Sinara Aparecida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baldi, Mariana |
contributor_str_mv |
Baldi, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negociação Avaliação de desempenho Serviço público |
topic |
Negociação Avaliação de desempenho Serviço público Negotiation Subjectivity Management Interpersonal relationships |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Negotiation Subjectivity Management Interpersonal relationships |
description |
Estudo de Caso realizado junto a servidores públicos do INSS, com abordagem qualitativa, objetivando investigar qual a importância que o contexto social dos servidores tem para os gestores de duas unidades de Atendimento da Previdência Social em Porto Alegre quando conduzem e participam de processo de negociação coletiva. Os sujeitos da pesquisa foram dois gestores e sete servidores das duas Unidades. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo baseada em Minayo (2002). Foram identificados conceitos importantes que se relacionam com a Gestão, tais como: visão sistêmica, relações interpessoais, negociação, subjetividade e qualidade de vida. Os resultados apontam para a existência de negociação não coletiva, mas fragmentada, denotando a utilização de poder. A comparação entre essas duas unidades permite a identificação de estilos distintos de gestão e a necessidade de profissionalização por parte da administração. Sugerem-se alternativas que visem, além de atingir as metas da Instituição, a melhoria da qualidade de vida no trabalho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-05-05T01:24:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/40293 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000828001 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/40293 |
identifier_str_mv |
000828001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40293/1/000828001.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40293/2/000828001.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40293/3/000828001.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0d8f4a88c80ded8a7e6c14bd36c7d6c 862974473ebfd7af3eb5b987332bab64 8f225d5853dd3ba75f7fae037232269e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224428427673600 |