Soldagem a ponto por fricção e mistura mecânica de um aço TRIP : caracterização microestrutural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzaferro, Cintia Cristiane Petry
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ramos, Fabiano Dornelles, Mazzaferro, Jose Antonio Esmerio, Rosendo, Tonilson de Souza, Tier, Marco Antonio Durlo, Silva, Antonio Augusto Monaco da, Santos, Jorge Fernandez dos, Strohaecker, Telmo Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217337
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a influência da velocidade de rotação (1.600 RPM e 2.400 RPM) no desenvolvimento microestrutural de um aço TRIP soldado a ponto por fricção e mistura mecânica. Após a execução das soldas, devido aos ciclos térmicos e deformações impostas pelo processo, são observadas três diferentes zonas nas juntas: a zona de mistura (ZM), a zona termomecanicamente afetada (ZTMA), e a zona termicamente afetada (ZTA). O aumento da velocidade de rotação causou um aumento na quantidade de ferrita alotriomorfa formada na ZM, assim como redução na quantidade e tamanho de bainita coalescida e martensita. Na ZTMA a microestrutura é constituída por ferrita, austenita, bainita coalescida e martensita. Enquanto que na ZTA1 a microestrutura é composta por ferrita e austenita retida em todas as velocidades usadas, na ZTA2 há maior transformação da austenita em bainita com o aumento da velocidade de rotação.
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