Efecto de las interacciones de estudiantes de ciencias con laboratorios virtuales de realidad aumentada para el desarrollo de visualización espacial
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253428 |
Resumo: | Este artigo tem como principal escopo evidenciar o potencial das interações de estudantes noensino de Ciências, a partir de recursos educacionais em realidade aumentada e o seu efeito para odesenvolvimento da habilidade de visualização espacial. Para tanto, apresenta uma contextualizaçãosobre o ensino de Ciências, a utilização de laboratórios reais, bem como as suas limitações,apresentando como alternativa o uso de recursos educacionais em realidade aumentada com o apoiode dispositivos móveis. A solução foi testada em atividades complementares ao processo de ensino eaprendizagem de Ciências com alunos de Educação Básica no Brasil. Teve como objetivo investigar se asinterações dos estudantes com os recursos educacionais em realidade aumentada podem contribuirpara o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial. Os procedimentos metodológicos foramorganizados em uma abordagem quasi-experimental, através de atividades previstas em um protocolode testes executados com 208 participantes distribuídos em dois grupos: Controle (n=96 sujeitos) eExperimental (n=112 sujeitos). Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa apontam paracontribuições decorrentes das interações dos estudantes com os recursos educacionais em realidadeaumentada, tanto para o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial, como também para aobservação do fenômeno e compreensão dos conceitos abstratos a ele associados, formulação etestagem de hipóteses, assim como conclusões a partir das situações experienciadas. |
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Herpich, FabrícioSilva, Patrícia Fernanda daTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-01-04T05:14:06Z20211695-288xhttp://hdl.handle.net/10183/253428001158467Este artigo tem como principal escopo evidenciar o potencial das interações de estudantes noensino de Ciências, a partir de recursos educacionais em realidade aumentada e o seu efeito para odesenvolvimento da habilidade de visualização espacial. Para tanto, apresenta uma contextualizaçãosobre o ensino de Ciências, a utilização de laboratórios reais, bem como as suas limitações,apresentando como alternativa o uso de recursos educacionais em realidade aumentada com o apoiode dispositivos móveis. A solução foi testada em atividades complementares ao processo de ensino eaprendizagem de Ciências com alunos de Educação Básica no Brasil. Teve como objetivo investigar se asinterações dos estudantes com os recursos educacionais em realidade aumentada podem contribuirpara o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial. Os procedimentos metodológicos foramorganizados em uma abordagem quasi-experimental, através de atividades previstas em um protocolode testes executados com 208 participantes distribuídos em dois grupos: Controle (n=96 sujeitos) eExperimental (n=112 sujeitos). Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa apontam paracontribuições decorrentes das interações dos estudantes com os recursos educacionais em realidadeaumentada, tanto para o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial, como também para aobservação do fenômeno e compreensão dos conceitos abstratos a ele associados, formulação etestagem de hipóteses, assim como conclusões a partir das situações experienciadas.The main scope of this article is to highlight the potential of student interactions in Scienceteaching, from educational resources in augmented reality, and its effect on the development of spatialvisualization skills. Therefore, it presents a contextualization about Science teaching, the use of reallaboratories, as well as its limitations, presenting as an alternative the use of educational resources inaugmented reality with the support of mobile devices. The solution was tested in activities thatcomplement the Science teaching and learning process with basic education students in Brazil. It aimedto investigate whether students' interactions with educational resources in augmented reality cancontribute to the development of spatial visualization skills. The methodological procedures wereorganized in a quasi-experimental approach, through activities foreseen in a test protocol carried outwith 208 participants divided into two groups: Control (n=96 subjects) and Experimental (n=112subjects). In general terms, the results of this research point to contributions arising from theinteractions of students with educational resources in augmented reality, both for the development ofspatial visualization skills, as well as for the observation of the phenomenon and understanding of theabstract concepts associated with it, formulation and testing of hypotheses, as well as conclusions fromthe situations experienced.application/pdfporRELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Madri, Espanha. Vol. 20, n. 2 (2021), p. 29-47Educação científicaTecnologia educacionalAugmented realitySpatial abilityComputer simulationVisualizationScience educationEfecto de las interacciones de estudiantes de ciencias con laboratorios virtuales de realidad aumentada para el desarrollo de visualización espacialEffect of science students interactions with educational resources in augmented reality virtual for spatial visualization development Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158467.pdf.txt001158467.pdf.txtExtracted Texttext/plain61003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253428/2/001158467.pdf.txt30b43b251f39cabeeebda91bcf7719a5MD52ORIGINAL001158467.pdfTexto completoapplication/pdf869354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253428/1/001158467.pdff56a98199ef2f0816ab3c275db76aceeMD5110183/2534282023-01-06 06:02:15.792412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253428Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-06T08:02:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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