NASF : residência integrada em saúde em um novo cenário de prática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/76003 |
Resumo: | Esta investigação discute a inserção da Residência Integrada em Saúde (RIS) da Escola de Saúde Pública de Porto Alegre (ESP/RS) no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Esteio. A realização desta pesquisa ocorreu a partir da minha inserção enquanto membro da equipe do e como um dos membros responsáveis pela implantação e implementação do NASF do município de Esteio, assim como enquanto preceptora de campo e de núcleo da fonoaudiologia da RIS/ESP, que inaugura seu campo de formação em serviço nesse município, juntamente com a implantação do NASF no ano de 2012. Considerando a curta história do NASF em todo o Brasil, bem como a recente inserção da RIS nesse novo cenário de prática e as discussões pautadas sobre esse contexto, o presente trabalho justifica-se pela necessidade de reflexão sobre a inserção da RIS nesse âmbito. O objetivo central deste trabalho foi analisar as ações desenvolvidas pelos residentes de fonoaudiologia e psicologia da ESP no campo do NASF do município de Esteio e se tais ações contemplam o que está previsto no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da ESP/RS para a formação dos residentes do primeiro ano. Este estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa, baseada na busca de informações através da pesquisa documental, disponibilizadas pelas instituições nas quais são desenvolvidos os programas: PPP da ESP; os documentos que descrevem as diretrizes do NASF, como o Caderno de Atenção Básica, nº 27, do Ministério da Saúde (2008); os documentos produzidos no âmbito da implementação do NASF, no município de Esteio, como atas de reuniões do NASF, atas de reuniões entre NASF e Estratégia da Saúde da Família e atas de reuniões de tutoria entre ESP e NASF de Esteio, no período entre março e dezembro de 2012. Durante o processo de estudo para a efetivação deste trabalho, foi possível perceber que as residentes do NASF praticam as ações elencadas na proposta pedagógica da RIS/ESP. Assim como que o PPP em foco traz em formato de citação a maior parte das temáticas abordadas nas políticas públicas que contemplam a atenção básica, mais especificamente a da ESF. Contudo ficam lacunas com relação às ferramentas que deveriam ser utilizadas para dar conta dessas políticas, principalmente ao que concerne ao NASF, destacando-se o matriciamento, interconsultas, compartilhamento de ações e seus dispositivos para o alcance da interdisciplinaridade as quais não estão contempladas no PPP da ESP. É possível perceber que a percepção das residentes demonstram que o processo de formação em um campo novo e em um serviço em processo de implantação tem suas dificuldades, na medida em que tudo parece estar em construção. Ainda não temos modelos de atuação do NASF consolidados e acrescento, nem mesmo da ESF. Significa dizer que ambos, serviço e ensino, estão diante do desafio de mudança de paradigma, de trabalho interdisciplinar, da construção do valor da equipe, da promoção, prevenção, humanização, acolhimento. Levando-nos a avaliar as ações já desenvolvidas pelo NASF em Esteio, a fim de repensarmos o trabalho.Também não se observam diretrizes da ESP quanto a realização da residência em NASF.Por fim independente do campo de atuação, para todos os atores que vivenciam a formação em serviço o maior desafio consiste em criar a possibilidade de atuação conjunta, integrada e intersetorial,que incorpore a participação do usuário se configurando em uma nova concepção de saúde. |
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