Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Callegaro, Aline Marian
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rocha, Karla Marques da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147594
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa, do tipo pesquisa-ação, cujo objetivo foi analisar o comportamento e a percepção dos estudantes sobre a organização didático-metodológica, através dos momentos didático-problematizadores, implementada em três aulas da Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana de um Curso Técnico em Enfermagem da cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram planejadas pelas pesquisadoras três aulas sobre os temas: sistema endócrino, tegumentar e nervoso, tendo por base a organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. As aulas foram implementadas numa turma do Módulo I, do Curso Técnico em Enfermagem, constituída por oito estudantes. Para a coleta dos dados foram utilizados diário de bordo para registro dos comportamentos dos estudantes observados em cada aula e questionário com perguntas fechadas e abertas para identificar a percepção e sugestões dos estudantes acerca da organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. Dentre os principais resultados, destaca-se a percepção da maioria dos estudantes que considerou boa e/ou muito boa a organização didático- -metodológica utilizada, assim como os seus momentos constituintes (desafio inicial, melhor solução escolar no momento, desafio mais amplo e tarefa extraclasse). Sendo que alguns estudantes ainda apresentam comportamento passivo diante do processo de ensino-aprendizagem, concluindo-se que ainda existe uma necessidade de mudanças culturais neste contexto pesquisado, partindo especialmente das ações docentes.
id UFRGS-2_cae4d00284e36c7a8680f8977e1e5902
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147594
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Callegaro, Aline MarianRocha, Karla Marques da2016-08-24T02:16:13Z20160104-4060http://hdl.handle.net/10183/147594000998422O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa, do tipo pesquisa-ação, cujo objetivo foi analisar o comportamento e a percepção dos estudantes sobre a organização didático-metodológica, através dos momentos didático-problematizadores, implementada em três aulas da Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana de um Curso Técnico em Enfermagem da cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram planejadas pelas pesquisadoras três aulas sobre os temas: sistema endócrino, tegumentar e nervoso, tendo por base a organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. As aulas foram implementadas numa turma do Módulo I, do Curso Técnico em Enfermagem, constituída por oito estudantes. Para a coleta dos dados foram utilizados diário de bordo para registro dos comportamentos dos estudantes observados em cada aula e questionário com perguntas fechadas e abertas para identificar a percepção e sugestões dos estudantes acerca da organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. Dentre os principais resultados, destaca-se a percepção da maioria dos estudantes que considerou boa e/ou muito boa a organização didático- -metodológica utilizada, assim como os seus momentos constituintes (desafio inicial, melhor solução escolar no momento, desafio mais amplo e tarefa extraclasse). Sendo que alguns estudantes ainda apresentam comportamento passivo diante do processo de ensino-aprendizagem, concluindo-se que ainda existe uma necessidade de mudanças culturais neste contexto pesquisado, partindo especialmente das ações docentes.This paper presents the results of a quantitative research, a kind of action research which analyzed the students’ behavior and perceptions about the didactic-methodological organization, through problem-solving didactic moments implemented in three classes of the Human Anatomy and Physiology Discipline of a Technical Course in Nursing in Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil. The researchers planned three classes with the following topics: endocrine, cutaneous and nervous systems, based on the didactic-methodological organization, through problem-solving didactic moments. The lessons were implemented in a class of Module I of the Technical Course in Nursing that consists of eight students. The data collecting was performed through a logbook to record the observed students’ behavior in each class and a questionnaire with closed and open questions to identify the students’ perceptions and their suggestions about the didactic-methodological organization through the problem-solving moments. Among the main results, there is the majority of students’ perception that considered the didactic-methodological organization good and/or very good as well as its constituent moments (initial challenge, the best school solution at the time, broader challenges and extra classroom tasks). Some students still have passive behavior on the teaching-learning process. Thus, there is still a need for cultural changes studied in this context, especially starting by teachers’ actions.application/pdfporEducar em revista [recurso eletrônico]. Vol. 59 (2016), p. 251-262Ensino e aprendizagemEnsino técnicoDidáticaDisciplina de ensinoEstudantesComportamentoPercepçãoDidactic-methodological organizationProblem-solving didactic momentsHuman anatomy and physiology disciplineTechnical course in nursingOrganização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantesDidactic-methodological organization of human anatomy and physiology classes : students’ behavior and perceptioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998422.pdf000998422.pdfTexto completoapplication/pdf335933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147594/1/000998422.pdfce1ece056d2b3d2ce0b59d0e4dde378dMD51TEXT000998422.pdf.txt000998422.pdf.txtExtracted Texttext/plain30059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147594/2/000998422.pdf.txt5e8481992fabf2fbfc49508b11f453fbMD52THUMBNAIL000998422.pdf.jpg000998422.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147594/3/000998422.pdf.jpgde285e085fc87d03589aa3f6c5617cbdMD5310183/1475942021-08-18 04:36:13.351484oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147594Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:36:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Didactic-methodological organization of human anatomy and physiology classes : students’ behavior and perception
title Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes
spellingShingle Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes
Callegaro, Aline Marian
Ensino e aprendizagem
Ensino técnico
Didática
Disciplina de ensino
Estudantes
Comportamento
Percepção
Didactic-methodological organization
Problem-solving didactic moments
Human anatomy and physiology discipline
Technical course in nursing
title_short Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes
title_full Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes
title_fullStr Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes
title_full_unstemmed Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes
title_sort Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes
author Callegaro, Aline Marian
author_facet Callegaro, Aline Marian
Rocha, Karla Marques da
author_role author
author2 Rocha, Karla Marques da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Callegaro, Aline Marian
Rocha, Karla Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Ensino técnico
Didática
Disciplina de ensino
Estudantes
Comportamento
Percepção
topic Ensino e aprendizagem
Ensino técnico
Didática
Disciplina de ensino
Estudantes
Comportamento
Percepção
Didactic-methodological organization
Problem-solving didactic moments
Human anatomy and physiology discipline
Technical course in nursing
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactic-methodological organization
Problem-solving didactic moments
Human anatomy and physiology discipline
Technical course in nursing
description O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa, do tipo pesquisa-ação, cujo objetivo foi analisar o comportamento e a percepção dos estudantes sobre a organização didático-metodológica, através dos momentos didático-problematizadores, implementada em três aulas da Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana de um Curso Técnico em Enfermagem da cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram planejadas pelas pesquisadoras três aulas sobre os temas: sistema endócrino, tegumentar e nervoso, tendo por base a organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. As aulas foram implementadas numa turma do Módulo I, do Curso Técnico em Enfermagem, constituída por oito estudantes. Para a coleta dos dados foram utilizados diário de bordo para registro dos comportamentos dos estudantes observados em cada aula e questionário com perguntas fechadas e abertas para identificar a percepção e sugestões dos estudantes acerca da organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. Dentre os principais resultados, destaca-se a percepção da maioria dos estudantes que considerou boa e/ou muito boa a organização didático- -metodológica utilizada, assim como os seus momentos constituintes (desafio inicial, melhor solução escolar no momento, desafio mais amplo e tarefa extraclasse). Sendo que alguns estudantes ainda apresentam comportamento passivo diante do processo de ensino-aprendizagem, concluindo-se que ainda existe uma necessidade de mudanças culturais neste contexto pesquisado, partindo especialmente das ações docentes.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-24T02:16:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147594
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4060
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000998422
identifier_str_mv 0104-4060
000998422
url http://hdl.handle.net/10183/147594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educar em revista [recurso eletrônico]. Vol. 59 (2016), p. 251-262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147594/1/000998422.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147594/2/000998422.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147594/3/000998422.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ce1ece056d2b3d2ce0b59d0e4dde378d
5e8481992fabf2fbfc49508b11f453fb
de285e085fc87d03589aa3f6c5617cbd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224907700305920