Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147594 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa, do tipo pesquisa-ação, cujo objetivo foi analisar o comportamento e a percepção dos estudantes sobre a organização didático-metodológica, através dos momentos didático-problematizadores, implementada em três aulas da Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana de um Curso Técnico em Enfermagem da cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram planejadas pelas pesquisadoras três aulas sobre os temas: sistema endócrino, tegumentar e nervoso, tendo por base a organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. As aulas foram implementadas numa turma do Módulo I, do Curso Técnico em Enfermagem, constituída por oito estudantes. Para a coleta dos dados foram utilizados diário de bordo para registro dos comportamentos dos estudantes observados em cada aula e questionário com perguntas fechadas e abertas para identificar a percepção e sugestões dos estudantes acerca da organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. Dentre os principais resultados, destaca-se a percepção da maioria dos estudantes que considerou boa e/ou muito boa a organização didático- -metodológica utilizada, assim como os seus momentos constituintes (desafio inicial, melhor solução escolar no momento, desafio mais amplo e tarefa extraclasse). Sendo que alguns estudantes ainda apresentam comportamento passivo diante do processo de ensino-aprendizagem, concluindo-se que ainda existe uma necessidade de mudanças culturais neste contexto pesquisado, partindo especialmente das ações docentes. |
id |
UFRGS-2_cae4d00284e36c7a8680f8977e1e5902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147594 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Callegaro, Aline MarianRocha, Karla Marques da2016-08-24T02:16:13Z20160104-4060http://hdl.handle.net/10183/147594000998422O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa, do tipo pesquisa-ação, cujo objetivo foi analisar o comportamento e a percepção dos estudantes sobre a organização didático-metodológica, através dos momentos didático-problematizadores, implementada em três aulas da Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana de um Curso Técnico em Enfermagem da cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram planejadas pelas pesquisadoras três aulas sobre os temas: sistema endócrino, tegumentar e nervoso, tendo por base a organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. As aulas foram implementadas numa turma do Módulo I, do Curso Técnico em Enfermagem, constituída por oito estudantes. Para a coleta dos dados foram utilizados diário de bordo para registro dos comportamentos dos estudantes observados em cada aula e questionário com perguntas fechadas e abertas para identificar a percepção e sugestões dos estudantes acerca da organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. Dentre os principais resultados, destaca-se a percepção da maioria dos estudantes que considerou boa e/ou muito boa a organização didático- -metodológica utilizada, assim como os seus momentos constituintes (desafio inicial, melhor solução escolar no momento, desafio mais amplo e tarefa extraclasse). Sendo que alguns estudantes ainda apresentam comportamento passivo diante do processo de ensino-aprendizagem, concluindo-se que ainda existe uma necessidade de mudanças culturais neste contexto pesquisado, partindo especialmente das ações docentes.This paper presents the results of a quantitative research, a kind of action research which analyzed the students’ behavior and perceptions about the didactic-methodological organization, through problem-solving didactic moments implemented in three classes of the Human Anatomy and Physiology Discipline of a Technical Course in Nursing in Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil. The researchers planned three classes with the following topics: endocrine, cutaneous and nervous systems, based on the didactic-methodological organization, through problem-solving didactic moments. The lessons were implemented in a class of Module I of the Technical Course in Nursing that consists of eight students. The data collecting was performed through a logbook to record the observed students’ behavior in each class and a questionnaire with closed and open questions to identify the students’ perceptions and their suggestions about the didactic-methodological organization through the problem-solving moments. Among the main results, there is the majority of students’ perception that considered the didactic-methodological organization good and/or very good as well as its constituent moments (initial challenge, the best school solution at the time, broader challenges and extra classroom tasks). Some students still have passive behavior on the teaching-learning process. Thus, there is still a need for cultural changes studied in this context, especially starting by teachers’ actions.application/pdfporEducar em revista [recurso eletrônico]. Vol. 59 (2016), p. 251-262Ensino e aprendizagemEnsino técnicoDidáticaDisciplina de ensinoEstudantesComportamentoPercepçãoDidactic-methodological organizationProblem-solving didactic momentsHuman anatomy and physiology disciplineTechnical course in nursingOrganização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantesDidactic-methodological organization of human anatomy and physiology classes : students’ behavior and perceptioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998422.pdf000998422.pdfTexto completoapplication/pdf335933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147594/1/000998422.pdfce1ece056d2b3d2ce0b59d0e4dde378dMD51TEXT000998422.pdf.txt000998422.pdf.txtExtracted Texttext/plain30059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147594/2/000998422.pdf.txt5e8481992fabf2fbfc49508b11f453fbMD52THUMBNAIL000998422.pdf.jpg000998422.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147594/3/000998422.pdf.jpgde285e085fc87d03589aa3f6c5617cbdMD5310183/1475942021-08-18 04:36:13.351484oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147594Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:36:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Didactic-methodological organization of human anatomy and physiology classes : students’ behavior and perception |
title |
Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes |
spellingShingle |
Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes Callegaro, Aline Marian Ensino e aprendizagem Ensino técnico Didática Disciplina de ensino Estudantes Comportamento Percepção Didactic-methodological organization Problem-solving didactic moments Human anatomy and physiology discipline Technical course in nursing |
title_short |
Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes |
title_full |
Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes |
title_fullStr |
Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes |
title_sort |
Organização didático-metodológica das aulas de anatomia e fisiologia humana : comportamento e percepção dos estudantes |
author |
Callegaro, Aline Marian |
author_facet |
Callegaro, Aline Marian Rocha, Karla Marques da |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Karla Marques da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Callegaro, Aline Marian Rocha, Karla Marques da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Ensino técnico Didática Disciplina de ensino Estudantes Comportamento Percepção |
topic |
Ensino e aprendizagem Ensino técnico Didática Disciplina de ensino Estudantes Comportamento Percepção Didactic-methodological organization Problem-solving didactic moments Human anatomy and physiology discipline Technical course in nursing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactic-methodological organization Problem-solving didactic moments Human anatomy and physiology discipline Technical course in nursing |
description |
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa, do tipo pesquisa-ação, cujo objetivo foi analisar o comportamento e a percepção dos estudantes sobre a organização didático-metodológica, através dos momentos didático-problematizadores, implementada em três aulas da Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana de um Curso Técnico em Enfermagem da cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram planejadas pelas pesquisadoras três aulas sobre os temas: sistema endócrino, tegumentar e nervoso, tendo por base a organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. As aulas foram implementadas numa turma do Módulo I, do Curso Técnico em Enfermagem, constituída por oito estudantes. Para a coleta dos dados foram utilizados diário de bordo para registro dos comportamentos dos estudantes observados em cada aula e questionário com perguntas fechadas e abertas para identificar a percepção e sugestões dos estudantes acerca da organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. Dentre os principais resultados, destaca-se a percepção da maioria dos estudantes que considerou boa e/ou muito boa a organização didático- -metodológica utilizada, assim como os seus momentos constituintes (desafio inicial, melhor solução escolar no momento, desafio mais amplo e tarefa extraclasse). Sendo que alguns estudantes ainda apresentam comportamento passivo diante do processo de ensino-aprendizagem, concluindo-se que ainda existe uma necessidade de mudanças culturais neste contexto pesquisado, partindo especialmente das ações docentes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-24T02:16:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147594 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4060 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000998422 |
identifier_str_mv |
0104-4060 000998422 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educar em revista [recurso eletrônico]. Vol. 59 (2016), p. 251-262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147594/1/000998422.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147594/2/000998422.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147594/3/000998422.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce1ece056d2b3d2ce0b59d0e4dde378d 5e8481992fabf2fbfc49508b11f453fb de285e085fc87d03589aa3f6c5617cbd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447621597134848 |