A elaboração e a aplicação do projeto de extensão Escola de Esportes : uma narrativa utilizando as abordagens de ensino compreensivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235553 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido com a perspectiva de narrar a minha experiência como professora ao atuar em um projeto de extensão universitário que utiliza as abordagens de ensino compreensivas durante as aulas. Ao longo da narrativa, apresento o caminho percorrido, desde o início do grupo de pesquisa até a criação do projeto. O objetivo principal da pesquisa é descrever o planejamento e a implementação do projeto de extensão Escola de Esportes, a partir do meu olhar, enquanto professora e aluna da graduação. Já o objetivo específico é relatar as dificuldades que se apresentaram ao longo do percurso. Como objetivo específico descrevo o planejamento e a implementação do Projeto de Extensão Escola de Esportes. Além disso, o caminho percorrido desde o início do grupo de pesquisa até o começo do projeto Escola de Esportes. O estudo é caracterizado como descritivo, a abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, sendo que a técnica de pesquisa foi a narrativa. Como resultado e conclusão destaca-se o quanto participar de um projeto de extensão universitário é positivo para a aprendizagem de um estudante. |
id |
UFRGS-2_cb2589775266b8f2a0f4317df67e2fec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235553 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Amato, CamilaGinciene, Guy2022-03-04T04:40:02Z2021http://hdl.handle.net/10183/235553001137934O presente estudo foi desenvolvido com a perspectiva de narrar a minha experiência como professora ao atuar em um projeto de extensão universitário que utiliza as abordagens de ensino compreensivas durante as aulas. Ao longo da narrativa, apresento o caminho percorrido, desde o início do grupo de pesquisa até a criação do projeto. O objetivo principal da pesquisa é descrever o planejamento e a implementação do projeto de extensão Escola de Esportes, a partir do meu olhar, enquanto professora e aluna da graduação. Já o objetivo específico é relatar as dificuldades que se apresentaram ao longo do percurso. Como objetivo específico descrevo o planejamento e a implementação do Projeto de Extensão Escola de Esportes. Além disso, o caminho percorrido desde o início do grupo de pesquisa até o começo do projeto Escola de Esportes. O estudo é caracterizado como descritivo, a abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, sendo que a técnica de pesquisa foi a narrativa. Como resultado e conclusão destaca-se o quanto participar de um projeto de extensão universitário é positivo para a aprendizagem de um estudante.The present study was developed with the perspective of narrating my experience as a teacher working in a university extension project that uses comprehensive teaching approaches during classes. Throughout the narrative, I present the path taken, from the beginning of the research group to the creation of the project. The main objective of the research is to define the planning and implementation of the Escola de Esportes extension project, from my point of view, as a professor and undergraduate student. The specific objective is to report how difficulties are transferred along the route. As a specific objective I describe the planning and implementation of the Projeto de Extensão Escola de Esportes. In addition, the path taken from the beginning of the research group to the beginning of the Escola de Esportes project. The study is broadened as descriptive, a methodological approach used for qualitative, and the research technique for narrative. As a result and conclusion, how much to participate in a university extension project is positive for a student's learning.application/pdfporPedagogia do esportePrática pedagógicaExtensão universitáriaA elaboração e a aplicação do projeto de extensão Escola de Esportes : uma narrativa utilizando as abordagens de ensino compreensivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137934.pdf.txt001137934.pdf.txtExtracted Texttext/plain70290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235553/2/001137934.pdf.txt961a5cf0828b47a42d8805880cb4cea6MD52ORIGINAL001137934.pdfTexto completoapplication/pdf633689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235553/1/001137934.pdfa0b332eb845962a940eca515b497e623MD5110183/2355532022-06-15 04:44:09.295879oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:44:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A elaboração e a aplicação do projeto de extensão Escola de Esportes : uma narrativa utilizando as abordagens de ensino compreensivas |
title |
A elaboração e a aplicação do projeto de extensão Escola de Esportes : uma narrativa utilizando as abordagens de ensino compreensivas |
spellingShingle |
A elaboração e a aplicação do projeto de extensão Escola de Esportes : uma narrativa utilizando as abordagens de ensino compreensivas Amato, Camila Pedagogia do esporte Prática pedagógica Extensão universitária |
title_short |
A elaboração e a aplicação do projeto de extensão Escola de Esportes : uma narrativa utilizando as abordagens de ensino compreensivas |
title_full |
A elaboração e a aplicação do projeto de extensão Escola de Esportes : uma narrativa utilizando as abordagens de ensino compreensivas |
title_fullStr |
A elaboração e a aplicação do projeto de extensão Escola de Esportes : uma narrativa utilizando as abordagens de ensino compreensivas |
title_full_unstemmed |
A elaboração e a aplicação do projeto de extensão Escola de Esportes : uma narrativa utilizando as abordagens de ensino compreensivas |
title_sort |
A elaboração e a aplicação do projeto de extensão Escola de Esportes : uma narrativa utilizando as abordagens de ensino compreensivas |
author |
Amato, Camila |
author_facet |
Amato, Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amato, Camila |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ginciene, Guy |
contributor_str_mv |
Ginciene, Guy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do esporte Prática pedagógica Extensão universitária |
topic |
Pedagogia do esporte Prática pedagógica Extensão universitária |
description |
O presente estudo foi desenvolvido com a perspectiva de narrar a minha experiência como professora ao atuar em um projeto de extensão universitário que utiliza as abordagens de ensino compreensivas durante as aulas. Ao longo da narrativa, apresento o caminho percorrido, desde o início do grupo de pesquisa até a criação do projeto. O objetivo principal da pesquisa é descrever o planejamento e a implementação do projeto de extensão Escola de Esportes, a partir do meu olhar, enquanto professora e aluna da graduação. Já o objetivo específico é relatar as dificuldades que se apresentaram ao longo do percurso. Como objetivo específico descrevo o planejamento e a implementação do Projeto de Extensão Escola de Esportes. Além disso, o caminho percorrido desde o início do grupo de pesquisa até o começo do projeto Escola de Esportes. O estudo é caracterizado como descritivo, a abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, sendo que a técnica de pesquisa foi a narrativa. Como resultado e conclusão destaca-se o quanto participar de um projeto de extensão universitário é positivo para a aprendizagem de um estudante. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-04T04:40:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235553 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137934 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235553 |
identifier_str_mv |
001137934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235553/2/001137934.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235553/1/001137934.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
961a5cf0828b47a42d8805880cb4cea6 a0b332eb845962a940eca515b497e623 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447299640262656 |