Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severgnini, Fernanda Leite
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237759
Resumo: A ciência polar está cada vez mais presente no nosso cotidiano, devido as mudanças climáticas. A influência do continente Antártico no clima global traz a necessidade de conhecimentos científicos, para que possamos desenvolver e entender processos naturais e de ação humana, e assim ampliar o desenvolvimento social e de respeito à natureza, para construir um futuro com melhor qualidade de vida e de respeito à natureza. Pensando nisso, adotar um ensino em que o aluno seja o centro do processo de educação com incentivo de apr endizado autônomo e participativo, onde o aluno possa aprender e compreender como um continente tão distante como a Antártica, tem total influencia no clima e em nosso dia-a-dia, se tornou muito importante nos dias atuais. Sendo assim o presente trabalho tem como objetivo descrever as dificuldades enfrentadas por Professores sobre o ensino da Ciência polar, a influência que o continente Antártico tem no clima e em como ele está presente no ensino de Ciências. Com base nesse estudo poderá se fazer um diagnóstico acerca dos conhecimentos dos Professores e estudantes sobre esse tema. As reflexões mencionadas na pesquisa correspondem a um levantamento bibliográfico relacionado ao tema em discussão seguido de uma proposta pedagógica.
id UFRGS-2_cb5b77424fa63d240cf77882a50d5100
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237759
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Severgnini, Fernanda LeiteAquino, Francisco Eliseu2022-04-25T17:47:57Z2022http://hdl.handle.net/10183/237759001139027A ciência polar está cada vez mais presente no nosso cotidiano, devido as mudanças climáticas. A influência do continente Antártico no clima global traz a necessidade de conhecimentos científicos, para que possamos desenvolver e entender processos naturais e de ação humana, e assim ampliar o desenvolvimento social e de respeito à natureza, para construir um futuro com melhor qualidade de vida e de respeito à natureza. Pensando nisso, adotar um ensino em que o aluno seja o centro do processo de educação com incentivo de apr endizado autônomo e participativo, onde o aluno possa aprender e compreender como um continente tão distante como a Antártica, tem total influencia no clima e em nosso dia-a-dia, se tornou muito importante nos dias atuais. Sendo assim o presente trabalho tem como objetivo descrever as dificuldades enfrentadas por Professores sobre o ensino da Ciência polar, a influência que o continente Antártico tem no clima e em como ele está presente no ensino de Ciências. Com base nesse estudo poderá se fazer um diagnóstico acerca dos conhecimentos dos Professores e estudantes sobre esse tema. As reflexões mencionadas na pesquisa correspondem a um levantamento bibliográfico relacionado ao tema em discussão seguido de uma proposta pedagógica.Polar science is increasingly present in our daily lives due to climate change. The influence of the Antarctic continent on the global climate brin gs the need for scientific knowledge, so that we can develop and understand natural proces ses and human action, and thus expand social development and respect for nature, to build a future with better quality of life and respect for nature. With this in mind, adop ting a teaching method in which the student is the center of the educational process with incentives for autonomous and participatory learning, wher e the student can learn and understand how a continent as distant as Antarctica has total influence on the climate and on our daily lives, has become very important nowadays. Thus, the present work aims to describe the difficulties faced by teachers about teaching polar science, the influence that the Antarctic continent has on the climate and how it is present in science teaching. Based on this study, it will be possible to make a diagnosis about the knowledge of teachers and students about this theme. The reflections mentioned in the research correspond to a bibliographic survey related to the subject under dis cussion followed by a pedagogical proposal.application/pdfporEducação ambientalMudança climáticaAntárticaEnvironmental EducationClimate ChangeSouthern OceanAntarcticaEnsino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139027.pdf.txt001139027.pdf.txtExtracted Texttext/plain40429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237759/2/001139027.pdf.txtfc8da1ddfcc40bb2590b7a9ff058705dMD52ORIGINAL001139027.pdfTexto completoapplication/pdf882235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237759/1/001139027.pdf6a57f5a2417c6ea123e883b4449ddb22MD5110183/2377592022-04-26 04:50:51.063oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237759Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental
title Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental
spellingShingle Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental
Severgnini, Fernanda Leite
Educação ambiental
Mudança climática
Antártica
Environmental Education
Climate Change
Southern Ocean
Antarctica
title_short Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental
title_full Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental
title_fullStr Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental
title_sort Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental
author Severgnini, Fernanda Leite
author_facet Severgnini, Fernanda Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severgnini, Fernanda Leite
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aquino, Francisco Eliseu
contributor_str_mv Aquino, Francisco Eliseu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Mudança climática
Antártica
topic Educação ambiental
Mudança climática
Antártica
Environmental Education
Climate Change
Southern Ocean
Antarctica
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental Education
Climate Change
Southern Ocean
Antarctica
description A ciência polar está cada vez mais presente no nosso cotidiano, devido as mudanças climáticas. A influência do continente Antártico no clima global traz a necessidade de conhecimentos científicos, para que possamos desenvolver e entender processos naturais e de ação humana, e assim ampliar o desenvolvimento social e de respeito à natureza, para construir um futuro com melhor qualidade de vida e de respeito à natureza. Pensando nisso, adotar um ensino em que o aluno seja o centro do processo de educação com incentivo de apr endizado autônomo e participativo, onde o aluno possa aprender e compreender como um continente tão distante como a Antártica, tem total influencia no clima e em nosso dia-a-dia, se tornou muito importante nos dias atuais. Sendo assim o presente trabalho tem como objetivo descrever as dificuldades enfrentadas por Professores sobre o ensino da Ciência polar, a influência que o continente Antártico tem no clima e em como ele está presente no ensino de Ciências. Com base nesse estudo poderá se fazer um diagnóstico acerca dos conhecimentos dos Professores e estudantes sobre esse tema. As reflexões mencionadas na pesquisa correspondem a um levantamento bibliográfico relacionado ao tema em discussão seguido de uma proposta pedagógica.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:47:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237759
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139027
url http://hdl.handle.net/10183/237759
identifier_str_mv 001139027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237759/2/001139027.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237759/1/001139027.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fc8da1ddfcc40bb2590b7a9ff058705d
6a57f5a2417c6ea123e883b4449ddb22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447306210639872