Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237759 |
Resumo: | A ciência polar está cada vez mais presente no nosso cotidiano, devido as mudanças climáticas. A influência do continente Antártico no clima global traz a necessidade de conhecimentos científicos, para que possamos desenvolver e entender processos naturais e de ação humana, e assim ampliar o desenvolvimento social e de respeito à natureza, para construir um futuro com melhor qualidade de vida e de respeito à natureza. Pensando nisso, adotar um ensino em que o aluno seja o centro do processo de educação com incentivo de apr endizado autônomo e participativo, onde o aluno possa aprender e compreender como um continente tão distante como a Antártica, tem total influencia no clima e em nosso dia-a-dia, se tornou muito importante nos dias atuais. Sendo assim o presente trabalho tem como objetivo descrever as dificuldades enfrentadas por Professores sobre o ensino da Ciência polar, a influência que o continente Antártico tem no clima e em como ele está presente no ensino de Ciências. Com base nesse estudo poderá se fazer um diagnóstico acerca dos conhecimentos dos Professores e estudantes sobre esse tema. As reflexões mencionadas na pesquisa correspondem a um levantamento bibliográfico relacionado ao tema em discussão seguido de uma proposta pedagógica. |
id |
UFRGS-2_cb5b77424fa63d240cf77882a50d5100 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237759 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Severgnini, Fernanda LeiteAquino, Francisco Eliseu2022-04-25T17:47:57Z2022http://hdl.handle.net/10183/237759001139027A ciência polar está cada vez mais presente no nosso cotidiano, devido as mudanças climáticas. A influência do continente Antártico no clima global traz a necessidade de conhecimentos científicos, para que possamos desenvolver e entender processos naturais e de ação humana, e assim ampliar o desenvolvimento social e de respeito à natureza, para construir um futuro com melhor qualidade de vida e de respeito à natureza. Pensando nisso, adotar um ensino em que o aluno seja o centro do processo de educação com incentivo de apr endizado autônomo e participativo, onde o aluno possa aprender e compreender como um continente tão distante como a Antártica, tem total influencia no clima e em nosso dia-a-dia, se tornou muito importante nos dias atuais. Sendo assim o presente trabalho tem como objetivo descrever as dificuldades enfrentadas por Professores sobre o ensino da Ciência polar, a influência que o continente Antártico tem no clima e em como ele está presente no ensino de Ciências. Com base nesse estudo poderá se fazer um diagnóstico acerca dos conhecimentos dos Professores e estudantes sobre esse tema. As reflexões mencionadas na pesquisa correspondem a um levantamento bibliográfico relacionado ao tema em discussão seguido de uma proposta pedagógica.Polar science is increasingly present in our daily lives due to climate change. The influence of the Antarctic continent on the global climate brin gs the need for scientific knowledge, so that we can develop and understand natural proces ses and human action, and thus expand social development and respect for nature, to build a future with better quality of life and respect for nature. With this in mind, adop ting a teaching method in which the student is the center of the educational process with incentives for autonomous and participatory learning, wher e the student can learn and understand how a continent as distant as Antarctica has total influence on the climate and on our daily lives, has become very important nowadays. Thus, the present work aims to describe the difficulties faced by teachers about teaching polar science, the influence that the Antarctic continent has on the climate and how it is present in science teaching. Based on this study, it will be possible to make a diagnosis about the knowledge of teachers and students about this theme. The reflections mentioned in the research correspond to a bibliographic survey related to the subject under dis cussion followed by a pedagogical proposal.application/pdfporEducação ambientalMudança climáticaAntárticaEnvironmental EducationClimate ChangeSouthern OceanAntarcticaEnsino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139027.pdf.txt001139027.pdf.txtExtracted Texttext/plain40429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237759/2/001139027.pdf.txtfc8da1ddfcc40bb2590b7a9ff058705dMD52ORIGINAL001139027.pdfTexto completoapplication/pdf882235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237759/1/001139027.pdf6a57f5a2417c6ea123e883b4449ddb22MD5110183/2377592022-04-26 04:50:51.063oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237759Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental |
title |
Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental Severgnini, Fernanda Leite Educação ambiental Mudança climática Antártica Environmental Education Climate Change Southern Ocean Antarctica |
title_short |
Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full |
Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Ensino da Ciência Polar e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental |
author |
Severgnini, Fernanda Leite |
author_facet |
Severgnini, Fernanda Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Severgnini, Fernanda Leite |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aquino, Francisco Eliseu |
contributor_str_mv |
Aquino, Francisco Eliseu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Mudança climática Antártica |
topic |
Educação ambiental Mudança climática Antártica Environmental Education Climate Change Southern Ocean Antarctica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Environmental Education Climate Change Southern Ocean Antarctica |
description |
A ciência polar está cada vez mais presente no nosso cotidiano, devido as mudanças climáticas. A influência do continente Antártico no clima global traz a necessidade de conhecimentos científicos, para que possamos desenvolver e entender processos naturais e de ação humana, e assim ampliar o desenvolvimento social e de respeito à natureza, para construir um futuro com melhor qualidade de vida e de respeito à natureza. Pensando nisso, adotar um ensino em que o aluno seja o centro do processo de educação com incentivo de apr endizado autônomo e participativo, onde o aluno possa aprender e compreender como um continente tão distante como a Antártica, tem total influencia no clima e em nosso dia-a-dia, se tornou muito importante nos dias atuais. Sendo assim o presente trabalho tem como objetivo descrever as dificuldades enfrentadas por Professores sobre o ensino da Ciência polar, a influência que o continente Antártico tem no clima e em como ele está presente no ensino de Ciências. Com base nesse estudo poderá se fazer um diagnóstico acerca dos conhecimentos dos Professores e estudantes sobre esse tema. As reflexões mencionadas na pesquisa correspondem a um levantamento bibliográfico relacionado ao tema em discussão seguido de uma proposta pedagógica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-25T17:47:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237759 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001139027 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237759 |
identifier_str_mv |
001139027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237759/2/001139027.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237759/1/001139027.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc8da1ddfcc40bb2590b7a9ff058705d 6a57f5a2417c6ea123e883b4449ddb22 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447306210639872 |