Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/106592 |
Resumo: | O artigo discute como a simultaneidade e a ambivalência, presentes em experiências cotidianas, inscrevem-se em produções audiovisuais da arte contemporânea. Com base em estudos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva, relativos ao efeito de unidade de sentido em textos audiovisuais; da arte contemporânea, acerca dos processos de apropriação e ressignificação de imagens e sons; e do ensino da arte sobre leitura de imagens, analisa a videoarte Para Dentro e a leitura desta criação por um grupo de crianças. A análise da videoarte ressalta a articulação, através de superposições, das várias linguagens que constituem o texto audiovisual e a apresentação de imagens e sons de forma ambígua, criando efeitos de ambivalência. Nas leituras, o que mais inquietou as crianças, foram as ambivalências visuais e sonoras. Os resultados indicam a necessidade de refletirmos, na escola, sobre narrativas audiovisuais contemporâneas, buscando entender o momento atual. |
id |
UFRGS-2_cc140dd2ae9a0dcadd4992ab9fd33b5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106592 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pillar, Analice Dutra2014-11-11T02:14:10Z20130101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/106592000937408O artigo discute como a simultaneidade e a ambivalência, presentes em experiências cotidianas, inscrevem-se em produções audiovisuais da arte contemporânea. Com base em estudos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva, relativos ao efeito de unidade de sentido em textos audiovisuais; da arte contemporânea, acerca dos processos de apropriação e ressignificação de imagens e sons; e do ensino da arte sobre leitura de imagens, analisa a videoarte Para Dentro e a leitura desta criação por um grupo de crianças. A análise da videoarte ressalta a articulação, através de superposições, das várias linguagens que constituem o texto audiovisual e a apresentação de imagens e sons de forma ambígua, criando efeitos de ambivalência. Nas leituras, o que mais inquietou as crianças, foram as ambivalências visuais e sonoras. Os resultados indicam a necessidade de refletirmos, na escola, sobre narrativas audiovisuais contemporâneas, buscando entender o momento atual.The article discusses how the simultaneity and ambivalence present in everyday experiences inscribe themselves in audiovisual productions of contemporary art. Based on theoretical and methodological studies of discursive semiotics, related to the effects of meaning units in audiovisual texts; of contemporary art, concerning the process of appropriation and resignification of images and sounds; and art education on reading images, it analyzes the video art Para Dentro and the reading of this work by a group of children. The analysis of this video art highlights the articulation, through superposition, of the several languages that constitute the audiovisual text and the presentation of images and sounds ambiguously, creating effects of ambivalence. What made the children the most restless during their reading were the visual and sound ambivalence. The results show the need of reflecting at school about the contemporary audiovisual narratives seeking to understand the present moment.application/pdfporEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 13, n.3 (dez. 2013), p. 178-185ImagemLeituraNarrativaAudiovisualEducação artísticaArt educationReading imagesVideo artSimultaneityAmbivalenceInscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalênciaInscriptions of contemporary in audiovisual narratives : simultaneity and ambivalenceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937408.pdf000937408.pdfTexto completoapplication/pdf404266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106592/1/000937408.pdf379b31d47944b21cc79f9e9577dab181MD51TEXT000937408.pdf.txt000937408.pdf.txtExtracted Texttext/plain40065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106592/2/000937408.pdf.txt2cbc5b3eeae827c83e7ebc91c5a61715MD52THUMBNAIL000937408.pdf.jpg000937408.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106592/3/000937408.pdf.jpg413b5dae44ff14fc78cddfe089e78021MD5310183/1065922022-12-28 06:07:44.546612oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106592Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-28T08:07:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalência |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Inscriptions of contemporary in audiovisual narratives : simultaneity and ambivalence |
title |
Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalência |
spellingShingle |
Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalência Pillar, Analice Dutra Imagem Leitura Narrativa Audiovisual Educação artística Art education Reading images Video art Simultaneity Ambivalence |
title_short |
Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalência |
title_full |
Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalência |
title_fullStr |
Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalência |
title_full_unstemmed |
Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalência |
title_sort |
Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalência |
author |
Pillar, Analice Dutra |
author_facet |
Pillar, Analice Dutra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem Leitura Narrativa Audiovisual Educação artística |
topic |
Imagem Leitura Narrativa Audiovisual Educação artística Art education Reading images Video art Simultaneity Ambivalence |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art education Reading images Video art Simultaneity Ambivalence |
description |
O artigo discute como a simultaneidade e a ambivalência, presentes em experiências cotidianas, inscrevem-se em produções audiovisuais da arte contemporânea. Com base em estudos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva, relativos ao efeito de unidade de sentido em textos audiovisuais; da arte contemporânea, acerca dos processos de apropriação e ressignificação de imagens e sons; e do ensino da arte sobre leitura de imagens, analisa a videoarte Para Dentro e a leitura desta criação por um grupo de crianças. A análise da videoarte ressalta a articulação, através de superposições, das várias linguagens que constituem o texto audiovisual e a apresentação de imagens e sons de forma ambígua, criando efeitos de ambivalência. Nas leituras, o que mais inquietou as crianças, foram as ambivalências visuais e sonoras. Os resultados indicam a necessidade de refletirmos, na escola, sobre narrativas audiovisuais contemporâneas, buscando entender o momento atual. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-11T02:14:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/106592 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-465X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000937408 |
identifier_str_mv |
0101-465X 000937408 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/106592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 13, n.3 (dez. 2013), p. 178-185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106592/1/000937408.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106592/2/000937408.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106592/3/000937408.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
379b31d47944b21cc79f9e9577dab181 2cbc5b3eeae827c83e7ebc91c5a61715 413b5dae44ff14fc78cddfe089e78021 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224855024041984 |