Subutilização dos LIES nas escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Verlaine Angela Zanesi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197944
Resumo: Este trabalho propõe um relato sobre a utilização dos LIES (Laboratórios de Informática Educativa) da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O propósito é identificar as causas da subutilização dos computadores dos LIES e propor alternativas para utilização desta ferramenta como apoio ao processo ensino aprendizagem. A utilização de computadores é uma ferramenta essencial e imprescindível no trabalho pedagógico do século XXI. A sociedade passa por uma profunda valorização e necessidade de informações, com efeitos determinantes na atual metodologia docente. A implantação dos LIES nas escolas foi o recurso que possibilitou colocar ao alcance dos estudantes esta tecnologia. A utilização das Tecnologias nas escolas públicas ocorre predominantemente nos LIES, sendo esta utilização esporádica, cria-se dificuldades para o acesso às tecnologias. Segundo dados da Revista Época de agosto de 2017 “O acesso à internet e o uso de tecnologia se dá quase exclusivamente dentro dos laboratórios. Do total de escolas públicas brasileiras, 81% delas têm laboratórios de informática, mas somente 59% deles são usados.” Também, verifica-se uma utilização eventual dos Laboratórios de Informática nas escolas públicas municipais de Caxias do Sul. Voltando os olhares para a escola, objeto deste trabalho, percebo que, a exemplo das outras escolas da rede municipal de Caxias do Sul, os Laboratórios de Informática não estão cumprindo sua função integralmente. Sua subutilização é evidente. O tempo de utilização é de um período semanal de cinquenta minutos em cada turma. Deste modo, desperdiça- se um recurso importante, senão fundamental, alinhado com a nova forma de educação.
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