Cobrança e recuperação de créditos na agência do Banco do Brasil de São Jerônimo (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argenta, José Leonor
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14090
Resumo: Considerando a necessidade de melhorar os processos e atitudes no tratamento das operações de crédito financeiro em situação de anormalidade, bem como distinguir as melhores práticas para uma atuação mais efetiva e com resultados mais expressivos, o presente trabalho tratou do tema cobrança e recuperação de créditos financeiros numa agência do Banco do Brasil SA. O enfoque deste trabalho é a função crédito do Banco do Brasil, mais especificamente a cobrança e recuperação de créditos na agência de São Jerônimo,RS. Este estudo tem como proposta pesquisar e desenvolver mecanismos que possam aprimorar a cobrança e recuperação de créditos, de uma forma mais pró-ativa e visão negocial, tendo em mente a idéia da preservação do relacionamento entre o Banco e o cliente. Por esta razão, é necessário trabalhar métodos e ferramentas mais eficazes na gestão e/ou administração da carteira de créditos inadimplidos, com uma cobrança mais efetiva, mais atuante e mais forte. Considerando os custos envolvidos, para retorno efetivo dos valores ao caixa da instituição no menor tempo possível e a manutenção dos clientes como correntistas do Banco. Procurou-se definir em qual das esferas a cobrança e a recuperação das dívidas é mais eficaz, ou seja, se na própria agência, pelos canais alternativos, pelos serviços de empresas terceirizadas ou pela cobrança judicial. Por meio de pesquisas e entrevistas realizada nos meses de junho a agosto de 2.007, foi possível apurar que a opção mais indicada para atingir melhores resultados na cobrança e recuperação de créditos é o próprio ambiente da agência, pois os retornos são mais imediatos e motivadores para ações de realimentação do processo como um todo. Em outras palavras, considera-se que os objetivos mais imediatos foram alcançados, em ações tais como verificação e atualização dos cadastros dos clientes, inibição de renovações sucessivas de prorrogações de dívidas, maior celeridade nos processos, sempre lembrando de dedicar uma especial atenção, no momento da liberação de créditos, para os aspectos formais dos contratos/documentos relativos às operações, como exemplo assinaturas dos devedores e coobrigados (devidamente conferidas), registros cartorários, tornando mais eficiente a cobrança em todos os níveis: agência, jurídico, via URR (Unidade Regional de Recuperação), empresas terceirizadas, etc.
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Por esta razão, é necessário trabalhar métodos e ferramentas mais eficazes na gestão e/ou administração da carteira de créditos inadimplidos, com uma cobrança mais efetiva, mais atuante e mais forte. Considerando os custos envolvidos, para retorno efetivo dos valores ao caixa da instituição no menor tempo possível e a manutenção dos clientes como correntistas do Banco. Procurou-se definir em qual das esferas a cobrança e a recuperação das dívidas é mais eficaz, ou seja, se na própria agência, pelos canais alternativos, pelos serviços de empresas terceirizadas ou pela cobrança judicial. Por meio de pesquisas e entrevistas realizada nos meses de junho a agosto de 2.007, foi possível apurar que a opção mais indicada para atingir melhores resultados na cobrança e recuperação de créditos é o próprio ambiente da agência, pois os retornos são mais imediatos e motivadores para ações de realimentação do processo como um todo. Em outras palavras, considera-se que os objetivos mais imediatos foram alcançados, em ações tais como verificação e atualização dos cadastros dos clientes, inibição de renovações sucessivas de prorrogações de dívidas, maior celeridade nos processos, sempre lembrando de dedicar uma especial atenção, no momento da liberação de créditos, para os aspectos formais dos contratos/documentos relativos às operações, como exemplo assinaturas dos devedores e coobrigados (devidamente conferidas), registros cartorários, tornando mais eficiente a cobrança em todos os níveis: agência, jurídico, via URR (Unidade Regional de Recuperação), empresas terceirizadas, etc.Considering the necessity to improve the process and the attitudes in the treatment of the financial credit operation in an unusual situation, as well as to distinguish the best practices for an action more effective, with results also more expressive, the present work has as subject the charging and the regain of financial credit at Bank of Brazil SA. agency. The issue of this work is the credit operation of Bank of Brazil SA., more specifically the charging and the regain of credits at São Jeronimo agency. This study has as a proposal to search and develop mechanisms which may improve the charging and the regain of the credits, in a way more pro-active with a business view, having in mind the idea of the maintenance the relationship between client and bank. For this reason, methods and tools are necessary to work with more competence in the management and /or organization in the credits not accomplish in a satisfactory term, the charging must be more effective and stronger. Considering the costs involved, the return of the profits for the institution cash in a short time and the maintenance of the clients as bank accounts. This project also search the possibilities in which field the charging and the regain of the debts is more successful ,that is , if at the agency itself ,by an alternative system or jobs made by other companies linked to the bank or yet ,by the lawsuit. With the “corpus” assemble during the months from June to August 2007, it was possible to analyze the options more adequate to reach best results in charging and regain the credits and the environment of the agency itself. Since the profits are more immediate and motivator for the actions of the process as a whole. In other words, we consider that the subjects more immediate has been achieved, in actions such as the certification and actualization of the clients records, inhibition of successive debits renewals, celerity in the processes,always paying attention at the moments to release the credits, as also the formal aspects of the contracts / documents related to the operations, and also the signatures of the debtors (dividedly searched) , registry office, making more effective the charging in all levels: agency, judicature, by the way of RUR ( Regional Unity of Regain), and the companies linked to the bank.application/pdfporFinançasCredito : Analise de risco : Risco financeiroCliente : Caracterização e/ou classificaçãoBanco do Brasil.ChargingRegainResultsMaintenanceCobrança e recuperação de créditos na agência do Banco do Brasil de São Jerônimo (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649438.pdf000649438.pdfTexto completoapplication/pdf265962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14090/1/000649438.pdf4755dddbfecc9b9307b2178b1f127d8aMD51TEXT000649438.pdf.txt000649438.pdf.txtExtracted Texttext/plain94344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14090/2/000649438.pdf.txte252dcd3407c58e1c75e98b392d1cb42MD52THUMBNAIL000649438.pdf.jpg000649438.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14090/3/000649438.pdf.jpg6f890a5560a7e8a6235053223be43a0cMD5310183/140902018-10-09 08:18:51.859oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14090Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:18:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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