Cartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`a
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/49232 |
Resumo: | Este trabalho constitui-se num ensaio sobre os saberes Guarani e suas formas de gestão biocultural junto aos ambientes naturais, dos quais são parte e essência. Procura compreender princípios de ecologia histórica e naturalmente incorporados no saber-fazer dos Guarani em relação às práticas de manejo do ambiente. O texto está organizado em três partes: inicialmente configura referenciais teóricos que possam embasar uma construção de conhecimento sobre a natureza ou o meio ambiente conforme tenham se conduzido os Guarani historicamente e na atualidade, saberes estes que dialogam com outros autores, principalmente Maturana (1998; 2001; 2005; 2009) e Capra (1997; 2005). Numa segunda parte, a partir de simples observações de campo e diálogos com Guaranis interessados nessa construção, busca trazer possíveis elementos que venham a constituir uma cartilha ou livro sobre saberes ambientais ou cosmoecológicos. E nas considerações finais, teço algumas idéias sobre o trabalho como um todo, evidenciando que, se for considerada a construção equânime entre as distintas culturas de nossa sociobiodiversidade, a educação para culturas de sustentabilidade muito poderão aprender com os povos nativos (sul) brasileiros, especialmente os Guarani. |
id |
UFRGS-2_ccfcc4ffefb81ca329bb510dc24682ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49232 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mouzer, Marcus Vinicius de SouzaBergamaschi, Maria Aparecida2012-05-26T01:36:25Z2011http://hdl.handle.net/10183/49232000835650Este trabalho constitui-se num ensaio sobre os saberes Guarani e suas formas de gestão biocultural junto aos ambientes naturais, dos quais são parte e essência. Procura compreender princípios de ecologia histórica e naturalmente incorporados no saber-fazer dos Guarani em relação às práticas de manejo do ambiente. O texto está organizado em três partes: inicialmente configura referenciais teóricos que possam embasar uma construção de conhecimento sobre a natureza ou o meio ambiente conforme tenham se conduzido os Guarani historicamente e na atualidade, saberes estes que dialogam com outros autores, principalmente Maturana (1998; 2001; 2005; 2009) e Capra (1997; 2005). Numa segunda parte, a partir de simples observações de campo e diálogos com Guaranis interessados nessa construção, busca trazer possíveis elementos que venham a constituir uma cartilha ou livro sobre saberes ambientais ou cosmoecológicos. E nas considerações finais, teço algumas idéias sobre o trabalho como um todo, evidenciando que, se for considerada a construção equânime entre as distintas culturas de nossa sociobiodiversidade, a educação para culturas de sustentabilidade muito poderão aprender com os povos nativos (sul) brasileiros, especialmente os Guarani.This work consists of an essay on the Guarani knowledge and ways of managing bio-cultural with natural environments, which are part and essence. Seeks to understand the principles of historical ecology and naturally incorporated into the expertise of the Guarani in relation to environmental management practices. The text is organized into three parts: theoretical framework initially set on which to base a construction of knowledge about the nature or the environment as the Guarani have behaved historically and at present, this knowledge that dialogue with other authors, especially Maturana (1998; 2001, 2005, 2009) and Capra (1997, 2005). In the second part, from simple field observations and conversations with Guarani interested in this construction, seeks to bring possible elements that would constitute a textbook or book on environmental knowledge or cosmoecológicos. And in closing remarks, I raise some ideas about the work as a whole, showing that if the building is considered equal among the different cultures of our socio-biodiversity, education for sustainability very cultures can learn from indigenous peoples (southern) Brazil, especially the Guarani.application/pdfporIndios guaranisGuarani knowledgeAnthropogenic forestsCosmo ecologyEcological sustainabilityAgroforestryCartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`ainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2011Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000835650.pdf000835650.pdfTexto completoapplication/pdf4012330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49232/1/000835650.pdf5609ab75226b947dcd2d4fde3c14b2beMD51TEXT000835650.pdf.txt000835650.pdf.txtExtracted Texttext/plain155786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49232/2/000835650.pdf.txtc7ee7cc01f26e9d9932046d744f3a09dMD52THUMBNAIL000835650.pdf.jpg000835650.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49232/3/000835650.pdf.jpg581610621b0fb593cff9daf91d0d85adMD5310183/492322018-10-08 08:08:17.942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49232Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:08:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`a |
title |
Cartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`a |
spellingShingle |
Cartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`a Mouzer, Marcus Vinicius de Souza Indios guaranis Guarani knowledge Anthropogenic forests Cosmo ecology Ecological sustainability Agroforestry |
title_short |
Cartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`a |
title_full |
Cartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`a |
title_fullStr |
Cartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`a |
title_full_unstemmed |
Cartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`a |
title_sort |
Cartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`a |
author |
Mouzer, Marcus Vinicius de Souza |
author_facet |
Mouzer, Marcus Vinicius de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mouzer, Marcus Vinicius de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bergamaschi, Maria Aparecida |
contributor_str_mv |
Bergamaschi, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indios guaranis |
topic |
Indios guaranis Guarani knowledge Anthropogenic forests Cosmo ecology Ecological sustainability Agroforestry |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Guarani knowledge Anthropogenic forests Cosmo ecology Ecological sustainability Agroforestry |
description |
Este trabalho constitui-se num ensaio sobre os saberes Guarani e suas formas de gestão biocultural junto aos ambientes naturais, dos quais são parte e essência. Procura compreender princípios de ecologia histórica e naturalmente incorporados no saber-fazer dos Guarani em relação às práticas de manejo do ambiente. O texto está organizado em três partes: inicialmente configura referenciais teóricos que possam embasar uma construção de conhecimento sobre a natureza ou o meio ambiente conforme tenham se conduzido os Guarani historicamente e na atualidade, saberes estes que dialogam com outros autores, principalmente Maturana (1998; 2001; 2005; 2009) e Capra (1997; 2005). Numa segunda parte, a partir de simples observações de campo e diálogos com Guaranis interessados nessa construção, busca trazer possíveis elementos que venham a constituir uma cartilha ou livro sobre saberes ambientais ou cosmoecológicos. E nas considerações finais, teço algumas idéias sobre o trabalho como um todo, evidenciando que, se for considerada a construção equânime entre as distintas culturas de nossa sociobiodiversidade, a educação para culturas de sustentabilidade muito poderão aprender com os povos nativos (sul) brasileiros, especialmente os Guarani. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-05-26T01:36:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/49232 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000835650 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/49232 |
identifier_str_mv |
000835650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49232/1/000835650.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49232/2/000835650.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49232/3/000835650.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5609ab75226b947dcd2d4fde3c14b2be c7ee7cc01f26e9d9932046d744f3a09d 581610621b0fb593cff9daf91d0d85ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224429637730304 |