Uma proposta de sistema de frenagem regenerativa para uma máquina sem escovas de fluxo magnético axial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiltuschnig, Igor Pasa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78506
Resumo: Este trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema de frenagem regenerativa de uma máquina Tórus de ímãs permanentes. Compreende o estudo e implementação de um sistema de potência e acionamento que tem por objetivo utilizar os dois fluxos de potência da máquina, como motor ou gerador, e a possibilidade de converter e armazenar parte da energia da energia cinética em energia elétrica durante a sua frenagem. Estudos foram realizados sobre os métodos para obtenção de uma inversão do fluxo de potência através da própria ponte inversora nas quais foi utilizado modulação por largura de pulso nos sinais do acionamento. O cunho deste estudo refere-se a obter eficiência energética do sistema e a sua aplicabilidade em veículos elétricos.
id UFRGS-2_cd93ac1081b25d7d15528db7d49d7ea9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78506
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wiltuschnig, Igor PasaFlores Filho, Aly Ferreira2013-10-02T01:48:17Z2013http://hdl.handle.net/10183/78506000898520Este trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema de frenagem regenerativa de uma máquina Tórus de ímãs permanentes. Compreende o estudo e implementação de um sistema de potência e acionamento que tem por objetivo utilizar os dois fluxos de potência da máquina, como motor ou gerador, e a possibilidade de converter e armazenar parte da energia da energia cinética em energia elétrica durante a sua frenagem. Estudos foram realizados sobre os métodos para obtenção de uma inversão do fluxo de potência através da própria ponte inversora nas quais foi utilizado modulação por largura de pulso nos sinais do acionamento. O cunho deste estudo refere-se a obter eficiência energética do sistema e a sua aplicabilidade em veículos elétricos.This work describes the development of a regenerative braking system of a torus machine of permanent magnets. It involves the study and implementation of a system of power and drive that aims to use both power flows from the machine, as a motor or as a generator, and storage of the electric energy converted from the kinetic energy during braking. The studies were conducted on methods to obtain a reversal of the power flow through the inverter bridge itself in which pulse width modulation signals were employed in the drive. The imprint of this study refers to obtain energy efficiency of the system and its applicability in electric vehicles.application/pdfporEngenharia elétricaElectric motorsAxial flowPermanent magnetsDriveElectric vehiclesRegenerative brakingEnergy efficiencyUma proposta de sistema de frenagem regenerativa para uma máquina sem escovas de fluxo magnético axialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2013Engenharia Elétricagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000898520.pdf000898520.pdfTexto completoapplication/pdf2168579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78506/1/000898520.pdf24323b8f247ef475da8bd7bf65796f2fMD51TEXT000898520.pdf.txt000898520.pdf.txtExtracted Texttext/plain79218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78506/2/000898520.pdf.txt88d43370f931d9ca03b06382b0b36d1fMD52THUMBNAIL000898520.pdf.jpg000898520.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78506/3/000898520.pdf.jpgb1a0f9848677edfa8694a203bdeb6c69MD5310183/785062018-10-16 08:58:47.823oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78506Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:58:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de sistema de frenagem regenerativa para uma máquina sem escovas de fluxo magnético axial
title Uma proposta de sistema de frenagem regenerativa para uma máquina sem escovas de fluxo magnético axial
spellingShingle Uma proposta de sistema de frenagem regenerativa para uma máquina sem escovas de fluxo magnético axial
Wiltuschnig, Igor Pasa
Engenharia elétrica
Electric motors
Axial flow
Permanent magnets
Drive
Electric vehicles
Regenerative braking
Energy efficiency
title_short Uma proposta de sistema de frenagem regenerativa para uma máquina sem escovas de fluxo magnético axial
title_full Uma proposta de sistema de frenagem regenerativa para uma máquina sem escovas de fluxo magnético axial
title_fullStr Uma proposta de sistema de frenagem regenerativa para uma máquina sem escovas de fluxo magnético axial
title_full_unstemmed Uma proposta de sistema de frenagem regenerativa para uma máquina sem escovas de fluxo magnético axial
title_sort Uma proposta de sistema de frenagem regenerativa para uma máquina sem escovas de fluxo magnético axial
author Wiltuschnig, Igor Pasa
author_facet Wiltuschnig, Igor Pasa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wiltuschnig, Igor Pasa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores Filho, Aly Ferreira
contributor_str_mv Flores Filho, Aly Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia elétrica
topic Engenharia elétrica
Electric motors
Axial flow
Permanent magnets
Drive
Electric vehicles
Regenerative braking
Energy efficiency
dc.subject.eng.fl_str_mv Electric motors
Axial flow
Permanent magnets
Drive
Electric vehicles
Regenerative braking
Energy efficiency
description Este trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema de frenagem regenerativa de uma máquina Tórus de ímãs permanentes. Compreende o estudo e implementação de um sistema de potência e acionamento que tem por objetivo utilizar os dois fluxos de potência da máquina, como motor ou gerador, e a possibilidade de converter e armazenar parte da energia da energia cinética em energia elétrica durante a sua frenagem. Estudos foram realizados sobre os métodos para obtenção de uma inversão do fluxo de potência através da própria ponte inversora nas quais foi utilizado modulação por largura de pulso nos sinais do acionamento. O cunho deste estudo refere-se a obter eficiência energética do sistema e a sua aplicabilidade em veículos elétricos.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-02T01:48:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78506
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000898520
url http://hdl.handle.net/10183/78506
identifier_str_mv 000898520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78506/1/000898520.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78506/2/000898520.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78506/3/000898520.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 24323b8f247ef475da8bd7bf65796f2f
88d43370f931d9ca03b06382b0b36d1f
b1a0f9848677edfa8694a203bdeb6c69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447115031117824