Nível de atividade física no lazer dos professores de educação física do ensino básico
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180914 |
Resumo: | Introdução: Estimar o nível de atividade física é importante para o planejamento de intervenções, no entanto há poucos trabalhos que investigam o comportamento de professores neste aspecto. Objetivo: verificar, através de um estudo transversal, o nível de atividade física no lazer dos professores de educação física do ensino básico que atuam na zona urbana da cidade de Pelotas - RS. Método: estudo de caráter censitário, que utilizou o IPAQ (International Physical Activity Questionnarie) longo para verificação do nível de atividade física no lazer destes profissionais. Resultados: 188 professores responderam o questionário, 61,3% do sexo feminino, 55,4% concluíram pós-graduação e 56,4% foram classificados como ativos no lazer. O nível de atividade física no lazer, na análise ajustada, apresentou associação inversa com tabagismo (p=0,04) e direta com autopercepção de saúde (p=0,001). Conclusão: os professores apresentaram um nível de atividade física no lazer superior aos encontrados na população de Pelotas e não demonstraram os mesmos fatores de risco para inatividade física que a população em geral. |
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Canabarro, Lúcio KerberNeutzling, Marilda BorgesRombaldi, Airton Jose2018-08-01T02:40:52Z20112317-1634http://hdl.handle.net/10183/180914000827048Introdução: Estimar o nível de atividade física é importante para o planejamento de intervenções, no entanto há poucos trabalhos que investigam o comportamento de professores neste aspecto. Objetivo: verificar, através de um estudo transversal, o nível de atividade física no lazer dos professores de educação física do ensino básico que atuam na zona urbana da cidade de Pelotas - RS. Método: estudo de caráter censitário, que utilizou o IPAQ (International Physical Activity Questionnarie) longo para verificação do nível de atividade física no lazer destes profissionais. Resultados: 188 professores responderam o questionário, 61,3% do sexo feminino, 55,4% concluíram pós-graduação e 56,4% foram classificados como ativos no lazer. O nível de atividade física no lazer, na análise ajustada, apresentou associação inversa com tabagismo (p=0,04) e direta com autopercepção de saúde (p=0,001). Conclusão: os professores apresentaram um nível de atividade física no lazer superior aos encontrados na população de Pelotas e não demonstraram os mesmos fatores de risco para inatividade física que a população em geral.Introduction: To estimate the level of physical activity is important for planning interventions, however there are few studies that investigate the teacher´s behavior in this aspect. Objective: the aim of this study was to verify, through a cross-sectional study, the level of physical activity of primary school and high school physical education teachers working in the urban area of the city of Pelotas, southern Brazil. Method: a census study, using the IPAQ long to check the level of physical activity in the leisure of these professionals. Results: 188 teachers answered the questionnaire, 61.3% females, 55.4% completed post graduation studies and 56.4% were classified as active in leisure-time. The level of physical activity during leisure time, in the adjusted analysis, presented inverse association with smoking (p=0.04) and direct with health’s self-perception (p=0.001). Conclusion: The teachers presented a level of leisure time physical activity considered higher than those found in the population of Pelotas and have not shown the same risk factors for physical inactivity when compared with the population in general.application/pdfporRevista brasileira de atividade física e saúde. Londrina. Vol. 16, n. 1 (jan./mar. 2011), p. 11-17Atividade motoraExercício físicoDocentesEducação física e treinamentoTeachersPhysical educationLeisure time physical activityNível de atividade física no lazer dos professores de educação física do ensino básicoLeisure time physical activity level of primary and secondary school physical education teachers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000827048.pdfTexto completoapplication/pdf849088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180914/1/000827048.pdfbda6ae19e66d1dc84621cae28eef1fabMD51TEXT000827048.pdf.txt000827048.pdf.txtExtracted Texttext/plain28482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180914/2/000827048.pdf.txtc95d561260cf87a8801962a31dd37f1fMD52THUMBNAIL000827048.pdf.jpg000827048.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180914/3/000827048.pdf.jpga0c9aa640a73e4b27e4eaadcd1d22392MD5310183/1809142024-11-30 07:49:23.088248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180914Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-11-30T09:49:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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