Nível de atividade física no lazer dos professores de educação física do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canabarro, Lúcio Kerber
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Neutzling, Marilda Borges, Rombaldi, Airton Jose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180914
Resumo: Introdução: Estimar o nível de atividade física é importante para o planejamento de intervenções, no entanto há poucos trabalhos que investigam o comportamento de professores neste aspecto. Objetivo: verificar, através de um estudo transversal, o nível de atividade física no lazer dos professores de educação física do ensino básico que atuam na zona urbana da cidade de Pelotas - RS. Método: estudo de caráter censitário, que utilizou o IPAQ (International Physical Activity Questionnarie) longo para verificação do nível de atividade física no lazer destes profissionais. Resultados: 188 professores responderam o questionário, 61,3% do sexo feminino, 55,4% concluíram pós-graduação e 56,4% foram classificados como ativos no lazer. O nível de atividade física no lazer, na análise ajustada, apresentou associação inversa com tabagismo (p=0,04) e direta com autopercepção de saúde (p=0,001). Conclusão: os professores apresentaram um nível de atividade física no lazer superior aos encontrados na população de Pelotas e não demonstraram os mesmos fatores de risco para inatividade física que a população em geral.
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