Percepções de estudantes do Ensino Médio noturno sobre representações de animais em desenhos animados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142135 |
Resumo: | A humanidade vem se utilizando dos desenhos como meio de comunicação desde seus primórdios e ainda hoje o desenho possui uma importante função na educação. O desenho animado, criado muito antes do cinema, teve um importante marco com a invenção do francês Émile Reynaud, que, no fim do século XIX, criou um sistema de animação com um aparelho, o praxynoscópio, cuja função era projetar as imagens em movimento na parede. Os primeiros desenhos animados eram mudos e sem cores, hoje são animações com efeitos 3D e imagens editadas em computadores. Os filmes de animação podem ser utilizados de diversas formas em sala de aula, incluindo nas aulas de Biologia, pois geralmente contêm informações sobre animais, e este é um dos motivos que guiam este trabalho, analisar a forma que estudantes do ensino noturno de Porto Alegre, RS, veem os desenhos e se relacionam as cenas com as aulas de biologia. Outro ponto a ser pensado e analisado é a percepção do grande público sobre os desenhos que tanto nos entretêm e informam, como recebemos essas informações, o que levamos deles para o nosso dia-a-dia. Como resultados vemos que os estudantes percebem que os desenhos modificam as características dos animais, os quais sofrem uma forte antropomorfização, talvez esta devida ao interesse de torná-los mais aceitáveis por serem parecidos conosco, mais empáticos, aumentando seu sucesso. Porém, a maioria dos estudantes afirma que nunca analisou os desenhos, ratificando a necessidade de termos o professor como um filtro de informações, guiando as análises dentro da sala de aula e colocando alunos mais cientes e críticos em qualquer ambiente que se encontrem, seja ele de concentração ou lazer. |
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